Chá com casca de tangerina, um remédio para dormir em 5 minutos?

Uma bebida natural de casca de tangerina pode fornecer benefícios interessantes. No entanto, ela é adequada para combater problemas de sono? Aqui nós contaremos tudo sobre isso.
Chá com casca de tangerina, um remédio para dormir em 5 minutos?

Última atualização: 05 Fevereiro, 2021

Nos últimos anos, o chá com casca de tangerina tornou-se popular como remédio para dormir “em 5 minutos“. No entanto, até o momento, não há evidências científicas para apoiar esse fato e, portanto, seus efeitos permanecem apenas baseados em alguns depoimentos.

Embora seja verdade que a casca de tangerina contém alguns nutrientes que contribuem para o bem-estar, têm sido contestadas muitas das “superpropriedades” que há muito tempo lhe são atribuídas. O que mais você deve saber sobre isso? Neste espaço nós detalharemos.

O que é o chá com casca de tangerina?

O chá com casca de tangerina é uma bebida natural que, como o nome indica, é feita com a pele desta fruta cítrica. Embora a maioria das pessoas costuma consumir apenas a polpa da fruta, a verdade é que a casca também concentra nutrientes que contribuem para promover o bem-estar. O que você pode obter com esse ingrediente?

De acordo com dados de um estudo publicado na revista Latin American Archives of Nutritiona casca de tangerina contém mais fibras em comparação com outras peles de cítricos, como a da laranja e da  toranja. Também é superior em seu teor de magnésio e carotenoide. Em menor grau, também contém ácido ascórbico.

Esta mesma publicação sugere que a casca de tangerina é mais adequada para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e outros distúrbios associados à oxidação lipídica. No entanto, são necessários mais estudos a esse respeito.

O que é o chá com casca de tangerina?

O chá com casca de tangerina contém vitamina C, minerais e fibras. Seu consumo está associado a benefícios no sistema cardiovascular.

O chá com a casca da tangerina ajuda a dormir em 5 minutos?

Como podermos ver, a casca da tangerina concentra nutrientes e antioxidantes que foram associados a benefícios à saúde. No entanto, não há pesquisas que apoiem a ideia de que ela possa ser benéfica no combate à insôniaMuito menos há evidências demonstrando que o chá possa ajudar a dormir “em 5 minutos”.

De qualquer forma, por ser um remédio estendido na cultura popular, há quem sugira que funciona quando não conseguem adormecer rapidamente. Por isso, se você quiser experimentá-lo para essa finalidade, não há problema.

Em geral, não há registros de efeitos colaterais pelo consumo desta bebida, exceto no caso de alergia às frutas cítricas. Além disso, como vemos, seu consumo pode trazer outros benefícios interessantes.

Como preparar o chá com casca de tangerina?

Se você prepará-lo como um auxílio para dormir, ou simplesmente para melhorar a sua saúde, você pode fazer o chá com casca de tangerina em etapas simples. Obviamente, lembre-se de que não é uma “cura milagrosa” ou um tratamento contra doenças. Simplesmente, incluído em uma dieta saudável, pode servir como um complemento ao seu bem-estar.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml).
  • A casca de uma tangerina fresca.
  • Ervas opcionais: camomila, lavanda ou valeriana.

Preparação

  • Primeiro, pegue uma panela e coloque o equivalente a um copo de água para ferver.
  • Quando atingir o ponto de ebulição, adicione a casca de tangerina, abaixe o fogo e deixe ferver por 2 ou 3 minutos.
  • Se desejar, adicione uma colher de chá de camomila, lavanda ou valeriana. Estas plantas são relaxantes e recomendadas para dormir.
  • Quando estiver pronto, deixe descansar por alguns minutos e consuma antes de ir para a cama.
Mulher tomando chá

Por enquanto, as evidências não sustentam que o chá de tangerina ajude contra a insônia. No entanto, é uma bebida natural que pode ser ingerida sem problemas.

O que você pode fazer se tiver problemas de sono?

Os problemas de sono são cada vez mais comuns na população, e a sua falta de controle pode acarretar vários riscos à saúde física e mental. Portanto, se você sofre de insônia ou outras dificuldades para dormir bem, consulte seu médico para tentar estabelecer o motivo. O profissional, após realizar os testes pertinentes, pode determinar se é necessário iniciar um tratamento médico.

Da mesma forma, você pode tentar aplicar alguns cuidados básicos que contribuem para uma boa qualidade do sono. Levando em conta as recomendações da National Sleep Foundation, implemente o seguinte:

  • Tente limpar a mente e remover todos os pensamentos angustiantes que geram ansiedade e depressão, principalmente à noite.
  • É importante que você entenda que a noite é para dormir. Depois de tomar consciência disso, você removerá os maus hábitos que causam a insônia. Não trabalhe à noite, deixe os aparelhos eletrônicos de lado e concentre-se em relaxar.
  • Dê um descanso aos seus pensamentos, caso contrário, você não será capaz de adormecer. Se você tiver algum problema, não medite muito à noite, porque não há muito o que você possa fazer sobre isso naquele momento. O ideal é que você recupere as forças para que no dia seguinte possa pensar claramente em como resolver e enfrentar seus problemas.
  • Se você não conseguir dormir, vá para outro cômodo e faça algo relaxante até se sentir cansado.
  • Respeite seus horários de sono. Mantenha o mesmo horário para se deitar e para acordar, mesmo nos finais de semana.
  • Faça do seu quarto um local adequado para descansar. Garanta um bom ambiente, mantenha longe as fontes de luz, e deixe sua cama confortável.

Como conclusão, podemos experimentar o chá com casca de tangerina como complemento para tentar dormir, mas devemos estar cientes de que não há evidências para apoiar este fato. Por outro lado, se tivermos problemas de sono, é melhor consultar o médico para receber um tratamento adequado.

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