Prepare um delicioso risoto caseiro para acompanhar seus pratos

· 9 de junho de 2018
Como preparar um bom risoto caseiro? Na verdade, não precisamos de receitas sofisticadas, podemos simplesmente usar o que temos na geladeira.

Para preparar um bom risoto caseiro não precisamos de receitas sofisticadas, podemos simplesmente usar o que temos na geladeira, com um pouco de criatividade. Quanto aos ingredientes, usaremos arroz, os vegetais que mais gostamos, e alguma proteína vegetal ou animal.

Técnica básica para preparar o risoto caseiro

Risoto caseiro com cogumelos

A técnica básica para preparar o risoto caseiro é simples, e pode ser resumida nas seguintes etapas:

  1. A primeira coisa é fritar o arroz brevemente com um pouco de cebola e alho-poró, picados finamente, em azeite finamente extra virgem.
  2. Quando o arroz começar a se tornar algo transparente, precisamos adicionar um pouco de vinho branco, e deixar evaporar. O volume de vinho branco é proporcional à quantidade de risoto que é preparada; para cada 300 gramas de arroz, usamos ½ xícara de vinho branco.
  3. Uma vez que o vinho tenha evaporado, o caldo começa a ser adicionado, pouco a pouco, na preparação. Não há uma quantidade exata de caldo para preparar um bom risoto. Tudo dependerá de quanto líquido pede o tipo de arroz que usamos ; por isso, devemos hidratar gradualmente a preparação, repetidamente, até que o arroz esteja no ponto ” al dente “.
  4. Quando o arroz está quase no ponto (literalmente faltando alguns segundos para o “al dente “), é hora de montar o risoto. Isso significa adicionar manteiga e queijo parmesão no final da preparação, antes de servir.

Veja também: Fortaleça seu sistema imunológico de forma natural com cogumelo ostra

Dicas para preparar um risoto perfeito

Escolha um bom arroz

Escolha um bom arroz para seu risoto caseiro

Embora possamos usar qualquer tipo de arroz para o risoto, o ideal é preferir o arroz de Carnaroli. Esta variedade de arroz suporta um cozimento prolongado, que permite absorver bem todos os sabores.

Os “segredos” do caldo

O caldo nunca deve ser adicionado de uma só vez, para evitar ultrapassar a quantidade certa, e conseguir uma sopa, em vez de risoto. Além disso, o caldo deve estar sempre quente quando você o adiciona. Se usarmos caldo frio, não obteremos o adequado, o que prejudicará a textura final do risoto.

Mexer ou não mexer: eis a questão.

Risoto caseiro com ervas

Se quisermos obter um bom arroz seco com alho ou cebola, não devemos mexer a preparação. Mas o risoto caseiro cremoso e macio requer muito ritmo para “fazer a colher dançar”. Principalmente no momento de “montar” seu risoto com manteiga e queijo.

Existem dois “métodos” no que diz sobre quando mexer o risotoAlguns preferem adicionar o caldo, pouco a pouco, em pequenas quantidades e mexer bem. Em outros casos, é preferível adicionar menos caldo e mexer o risoto mais ocasionalmente.

Recomendamos que você leia: Como cozinhar macarrão mais cremoso sem creme ou queijo?

Receita de risoto caseiro com camarão e aspargos

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 1 xícara de aspargos (200 g).
  • Caldo (quantidade necessária).
  • 1 barra de manteiga (150 g).
  • 2 xícaras de arroz Carnaroli (300 g).
  • ½ xícara de vinho branco (100 ml).
  • 1 cebola picadinha (40 g).
  • 6 camarões inteiros (com cabeças).
  • Sal e pimenta a gosto (a gosto).
  • ¼ xícara de chalota bem picadinha (50 g).
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado (150 g).
  • 2 colheres de sopa (de sopa) de azeite de oliva extra virgem (20 ml).

Preparação

  1. Para preparar o caldo usaremos as cabeças dos camarões previamente lavados, e as verduras que gostamos. Adicionaremos uma folha de louro, um pouco de alecrim, e 1 dente de alho inteiro esmagado.
  2. Primeiro refogue a cebola, a chalota, e o arroz com o azeite.
  3. Em seguida, adicione o vinho branco e deixe evaporar.
  4. Depois de o vinho se evaporar, despeje o caldo pouco a pouco. e vá mexendo intensamente a preparação. Prove o arroz para testar seu ponto.
  5. Enquanto espera que o arroz fique pronto, doure os camarões previamente limpos em uma panela com azeite. No final, jogue um pouco de sal e pimenta aos camarões dourados.
  6. Quando o arroz estiver “al dente“, adicione o aspargo previamente grelhado, e também “al dente“.
  7. Imediatamente, comece a montar nosso risoto: adicione a manteiga e queijo parmesão.

É essencial que o fogo seja moderado e que tenhamos muita disposição para mexer energicamente a preparação.

Quando o risoto estiver cremoso e macio, podemos servi-lo com os camarões dourados por cima.