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Mitos das dietas para o colesterol

Comer menos gordura ou não consumir alimentos com colesterol são alguns mitos das dietas para o colesterol que explicaremos neste artigo.
Mitos das dietas para o colesterol

Última atualização: 23 Dezembro, 2019

Ter o colesterol alto é cada vez mais frequente em nossa sociedade. Por isso, é fácil que surjam mitos e erros na hora de fazer recomendações de como deveríamos reduzi-lo. Dessa maneira, neste artigo acabaremos com os mitos mais frequentes das dietas para o colesterol.

Quais mitos são os mitos das dietas para o colesterol?

Para conhecer primeiro como estes mitos são gerados, é bom saber o que é a hipercolesterolemia e o que pode causar na saúde.

O que é o colesterol alto?

A hipercolesterolemia é a doença que uma pessoa apresenta quando apresenta o colesterol sanguíneo elevado. Em suma, isso pode favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares, já que facilita a formação da placa de ateroma.

Ter o colesterol “ruim” (LDL) elevado, ademais, facilita que as moléculas que o transportam no sangue entrem na parede vascular das artérias. Ali, oxidam-se, provocando uma resposta inflamatória no corpo.

Contudo, o colesterol é somente um indicador de risco cardiovascular, entre outros tantos. Nos exames, além de checar o ‘colesterol bom’ e o ‘colesterol ruim’, é necessário olhar também os valores de inflamação e se estas moléculas de colesterol são grandes ou pequenas.

Colesterol nas artérias

Leia mais: Purê de abóbora e alho para reduzir o colesterol

É necessário seguir uma dieta pobre em gorduras?

Desde sempre escutamos este mito. Se o colesterol é transportado por lipídioso lógico parece que se reduzíssemos a gordura da dieta também reduziríamos os níveis de colesterol, principalmente com as gorduras saturadas.

No entanto, recentes estudos desmitificaram este pensamento, já que parece que as gorduras saturadas aumentam mais o HDL, o colesterol ‘bom’, do que o LDL. Ademais, foi observado que as gorduras saturadas não aumentam o aparecimento de doença coronária.

Muitas vezes, substituímos estas gorduras saturadas por cereais refinados e não é o mais certo. Portanto, a dieta deve ser saudável, com uma quantidade adequada de gorduras.

Os melhores tipos de gorduras se encontram em:

  • Peixe azul.
  • Frutos secos.
  • Azeite de oliva extra virgem.
  • Abacate.

Mitos das dietas para o colesterol: comer colesterol aumenta o colesterol?

Este mito vem atrelado principalmente aos ovos, já que se pensava que, como estes alimentos são ricos em colesterol, se consumíssemos muito ovo, o colesterol sanguíneo aumentaria. Contudo, hoje em dia, já está demonstrado que não é assim. De fato, consumir ovos frequentemente em uma dieta saudável pode aumentar o colesterol ‘bom’, como mostra este estudo.

A maioria dos estudos não encontram relação entre a ingestão de colesterol e o colesterol no sangue. Nosso corpo tem um sistema de regulação do colesterol, que ajusta a síntese de colesterol para produzir o que necessita. Dessa maneira, quanto mais incluir na dieta, menos produzirá, e vice-versa.

Teste de colesterol no sangue

Você sabe se: Comer ovos várias vezes na semana, é importante?

É necessário consumir mais gordura vegetal e menos animal?

Nesta pergunta é bom esclarecer, já que dependerá do tipo de gordura contido em cada alimento.

As gorduras vegetais, como o óleo de palma, presente majoritariamente na confeitaria e alimentos ultraprocessados, são prejudiciais para o risco cardiovascular. Ainda, os óleos de sementes muito refinados que possuem muito ômega-6 podem ser pró-inflamatórios.

As gorduras trans ou hidrogenadas, presentes também nos alimentos ultraprocessados, são mais prejudiciais do que as gorduras animais. Por isso, é necessário mudar da manteiga para a margarina? Não necessariamente, já que a margarina costuma trazer este tipo de gordura hidrogenada; por outro lado, a manteiga traz gordura saturada.

Com relação à gordura animal, há que esclarecer que a gordura do peixe (poli-insaturada) é melhor do que a da carne (saturada), principalmente se for processada.

Recomendações dietéticas para reduzir o colesterol

  • O tipo de gordura que deveríamos consumir em maior quantidade são as gorduras procedentes de: frutos secos e sementes, peixe (principalmente azul) e azeite de oliva extra virgem. Enquanto que se deveria reduzir o consumo de gordura procedente da carne processada e derivados lácteos.
  • Além disso, reduzir o consumo de produtos de confeitaria e alimentos ultraprocessados, por ter gorduras trans ou hidrogenadas, farinhas refinadas, óleos refinados e grande quantidade de açúcar, já que aumentam os níveis de colesterol.
  • Aumentar o consumo de fibra solúvel, já que impede a absorção intestinal de colesterol e gordura. É encontrada em cereais integrais, verduras e legumes.
5 erros na dieta de um paciente com colesterol alto

5 erros na dieta de um paciente com colesterol alto

Pacientes com colesterol alto devem seguir uma série de recomendações para controlar esse problema através da dieta. No entanto, cometem erros prejudicias.



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