Purê de abóbora e alho para reduzir o colesterol

7 de outubro de 2019
Além de se deleitar com este purê de abóbora e alho, você também pode tirar proveito das propriedades desses ingredientes ao incluí-los em suas receitas habituais.

Às vezes, devemos diminuir o colesterol, porque quando o seu nível está muito alto, não é benéfico para a saúde. Lembre-se de que, das substâncias que o corpo precisa para funcionar, o colesterol é uma das mais conhecidas. O purê de abóbora e alho tem ingredientes que reduzem o colesterol.

O colesterol é um lipídio encontrado em nossas células e que corpo utiliza para diferentes fins, como digerir alimentos ou produzir vitaminas e hormônios.

Lembre-se de que, como parte dos componentes do corpo humano, o colesterol também está presente em alimentos de origem animal, como carne, queijo, ovos, e assim por diante.

É por isso que quando consumimos esse tipo de alimento, nosso corpo começa a acumular mais colesterol do que precisa para funcionar, o que pode causar doenças.

O excesso de colesterol no sangue, juntamente com outras substâncias gordurosas, pode causar uma placa lipídica que gruda nas paredes dos vasos sanguíneos.

Essa placa impede a passagem contínua de sangue e, portanto, o funcionamento ideal do organismo. Esse acúmulo de gordura nas artérias é conhecido como arteriosclerose.

O purê de abóbora e alho combate o colesterol nas veias

Tipos de colesterol e sua função no corpo 

Se você já viu um teste de laboratório no qual os níveis de colesterol no sangue são medidos, certamente encontrará vários números e valores. Estes correspondem aos três tipos de colesterol no nosso corpo.

O mais importante é o HDL ou colesterol “bom”. É uma lipoproteína de alta densidade (HDL). São eles os responsáveis ​​pelo transporte do colesterol para o fígado, para que seja eliminado do corpo depois de cumprir sua função.

As “gorduras boas” são precisamente aquelas que ajudam o corpo a não acumular o colesterol “ruim”, ou LDL. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) são a causa de doenças relacionadas ao excesso de colesterol no sangue.

As “gorduras ruins” se acumulam no corpo por causa de uma dieta com altos níveis de alimentos com gorduras trans ou saturadas. Essas gorduras não podem ser digeridas ou facilmente eliminadas pelo organismo. O estilo de vida sedentário também é a causa do acúmulo desse tipo de colesterol.

Existe um terceiro tipo de colesterol conhecido como VLDL (lipoproteínas de densidade muito baixa). E são responsáveis ​​pelo transporte de triglicerídeos, outro tipo de gordura que o corpo utiliza como fonte de energia. O excesso de colesterol VLDL também é considerado perigoso para o corpo, pois pode causar doenças cardíacas.

Os níveis normais de colesterol total devem ser de 180 a 200 mg/dl (10 a 11,1 mmol/l). Idealmente, os níveis de colesterol HDL são mais altos que os do LDL, que não devem exceder 190 mg/dl. Dessa maneira, você pode impedir:

  • Acidentes cardiovasculares
  • Doença cardíaca coronária
  • Problemas cardíacos e distúrbios circulatórios, em geral.
Alimentos gordurosos

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Mudanças na dieta para reduzir o colesterol 

Uma vez que sabemos que existe colesterol “bom” e “ruim”, é importante saber quais alimentos consumir. Devem ser aqueles que nos ajudam a prevenir doenças e, ao mesmo tempo, fornecem ao corpo a gordura necessária para funcionar adequadamente, e sem excesso.

Alimentos recomendados 

  • Frutas.
  • Verduras.
  • Frutos secos.
  • Azeite de oliva e óleo de girassol.
  • Grão de bico, lentilhas e ervilhas.
  • Também é bom comer peixes azuis, pois eles contêm grandes quantidades de ômega 3. A gordura nesses peixes nos protegem do acúmulo de colesterol nas artérias.

Alimentos proibidos 

Embora pareça muito difícil, se quisermos reduzir o colesterol, devemos limitar a ingestão de:

  • Embutidos
  • Carnes vermelhas.
  • Guloseimas.
  • Bebidas carbonatadas.
  • Alimentos processados ​​e frituras, em geral.

Descubra: 7 recomendações para diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL)

Purê de abóbora e alho para reduzir o colesterol 

Abóbora

Os vegetais são essenciais na luta contra os altos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Um deles, a abóbora, é ideal para incluir em nossa dieta diária por suas propriedades purificadoras.

Outro alimento que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol é o alho. A alicina, seu ingrediente ativo é um excelente vasodilatador e ajuda a reduzir a pressão arterial. Também é um antioxidante. Ou seja, é um alimento muito útil para cuidar da saúde cardiovascular.

Ingredientes 

  • 3 dentes de alho
  • 3 copos de água (750 ml).
  • 1 pedaço de abóbora (800 g).

Preparação 

  • Em primeiro lugar, coloque a água em uma panela e deixe ferver.
  • Logo, corte a abóbora em pedaços médios. Certifique-se de remover as sementes.
  • Por outro lado, ferva os pedaços de abóbora com a casca.
  • Depois que estiver macio, retire do fogo, descasque e amasse o vegetal até obter um purê.
  • Posteriormente, pegue 3 dentes de alho e corte-os em pedaços pequenos. Adicione-os ao purê.
  • Finalmente, recomenda-se consumir 2 porções do purê de abóbora e alho diariamente, para observar os resultados rapidamente. Você pode acompanhá-lo com outra refeição saudável no almoço.

Lembre-se 

A boa alimentação será sempre uma excelente maneira de desfrutar de boa saúde. Da mesma forma, evitar excessos, manter um ritmo de vida ativo e cuidar da hidratação, ajudará contra muitos desconfortos, reduzirá o colesterol e também o número de visitas ao médico.

Em conclusão, lembre-se de que, como você tem na receita anterior, pode usar outras preparações, como batidos, para se beneficiar das propriedades da abóbora e de outros ingredientes relacionados.