Qual é o óleo mais saudável para fritar?

22 de dezembro de 2017
É verdade que, com os óleos errados, a comida frita é definitivamente ruim para sua saúde. Mostraremos aqui quais são os óleos mais recomendados para desfrutar, sem culpa, dos alimentos fritos

Os alimentos fritos sempre tiveram popularidade. O óleo faz parte de muitas receitas tradicionais, e os alimentos fritos são um elemento básico da indústria de fast food.

Fritar em casa não precisa ser ruim para a saúde. O que é prejudicial, em grande parte, é reduzido ao tipo de óleo que usamos e como o usamos.

Como funciona a fritura?

A fritura envolve a submersão de um alimento em óleo quente. A temperatura ideal é de cerca de 176-190 °C. Quando um alimento é imerso em óleo a esta temperatura, sua superfície cozinha quase instantaneamente e forma uma espécie de “vedação” que o óleo não pode penetrar.

Ao mesmo tempo, a umidade dentro do alimento se transforma em vapor, cozinhando os alimentos por dentro. O vapor também ajuda a manter o óleo fora dos alimentos. Se a temperatura for muito baixa, o óleo irá se infiltrar nos alimentos, deixando-os oleosos. Se a temperatura estiver muito alta, você pode secar o alimento e oxidar o óleo. Alguns óleos podem suportar temperaturas muito maiores do que outros.

Quanto mais saturadas as gorduras, mais estáveis ​​são quando aquecidas. Por este motivo, os óleos que são principalmente saturados e monoinsaturados são os melhores. Portanto, evitaremos aqueles que contenham grandes quantidades de gorduras poli-insaturadas.

As gorduras poli-insaturadas contêm duas (ou mais) duplas ligações na sua estrutura química. Essas ligações duplas tendem a reagir com oxigênio e formar compostos prejudiciais quando expostos a altas temperaturas. Obviamente, o gosto também é importante. Quando fritos, os óleos que têm um sabor “neutro” são preferíveis.

Qual é o melhor óleo para fritar?

Óleos para fritar

O óleo de coco é a melhor opção em geral, resultando no óleo mais saudável para fritar. Após 8 horas de uso contínuo para fritar a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos gordos do óleo de coco são saturados, por isso ele é muito resistente ao calor.

As gorduras saturadas costumavam ser consideradas pouco saudáveis, mas novos estudos mostram que elas são uma fonte de energia completamente inofensiva para os seres humanos. Além disso, o óleo de coco tem inúmeros benefícios para a saúde. Por exemplo, pode ajudar a matar bactérias e vírus nocivos e até mesmo ajudá-lo a perder gordura abdominal.

Tenha em mente que algumas variedades podem deixar um sabor ou aroma de coco, por isso é recomendável experimentar algumas marcas diferentes, de acordo com suas preferências. As gorduras animais também são excelentes opções para fritar. Isso inclui gorduras como: banha de porco, sebo e gorduras que escorrem.

A maioria dos ácidos gordurosos em gorduras animais é saturada e monoinsaturada, tornando-a muito resistente às altas temperaturas. No entanto, o teor de ácidos gordurosos pode variar dependendo da dieta do animal. Os animais alimentados com grãos, ao contrário dos animais criados em pastos, podem ter muitos mais ácidos gordurosos poli-insaturados em suas reservas de gordura.

Portanto, apenas a gordura animal de animais naturalmente alimentados deve ser considerada como uma boa opção. Você pode comprar banha de porco pronta da loja ou salvar os excessos que escorrem da carne para uso em outro momento.

Outras boas opções a considerar

Azeite de oliva

Azeite de oliva para fritar

É uma das gorduras mais saudáveis ​​da Terra. Tem ácidos graxos monoinsaturados muito altos que têm apenas uma ligação dupla. Como gorduras saturadas, as gorduras monoinsaturadas são altamente resistentes ao calor. O azeite pode ser usado em uma fritadeira por mais de 24 horas antes de ser oxidado.

Em teoria, isso o torna uma ótima opção para fritar. No entanto, o sabor e a fragrância do azeite podem não se manter bem quando aquecidos por um longo período de tempo.

Óleo de abacate

A composição do óleo de abacate é semelhante à do azeite. Principalmente, é monoinsaturado com algumas gorduras saturadas e misturas poli-insaturadas.

Tem um ponto de fumaça extremamente elevado de 270 °C e um sabor a noz.

Óleo de amendoim

Óleo de amendoim para fritar

O óleo de amendoim tem um alto ponto de fumaça de cerca de 230 °C.

É muito popular para fritar em profundidade devido ao seu sabor neutro. Também não absorve o sabor da comida, de modo que pode ser usado repetidamente para fritar diferentes alimentos.

Do ponto de vista da saúde, no entanto, o óleo de amendoim não é muito desejável. É um pouco alto em gorduras poli-insaturadas (aproximadamente 32%), tornando-o vulnerável a danos em altas temperaturas.

Óleo de palma

Ele é composto principalmente de gorduras saturadas e monoinsaturadas, por isso é uma ótima opção para fritar.

Diz-se que o sabor é bastante neutro, particularmente o da variedade não refinada conhecida como óleo de palma vermelho.

No entanto, preocupações profundas foram expressas sobre a sustentabilidade da colheita do óleo de palma.

Gorduras e óleos que não devem ser utilizados para fritar

Peixe à milanesa e batata frita

Existem várias gorduras e óleos que você definitivamente não deve usar. Isso inclui óleo vegetal industrial. Estes óleos são extraídos das sementes e devem passar por métodos de processamento muito agressivos. Eles têm um alto teor de gorduras poli-insaturadas. Até 4% dos ácidos gordurosos contidos neles são de gorduras trans tóxicas.

Se você usar esses óleos para fritar, é provável que resulte em grandes quantidades de ácidos gordurosos oxidados e compostos prejudiciais. Evite-os.

É verdade que se você usar os óleos errados, a comida frita é definitivamente ruim para sua saúde. No entanto, com os óleos adequados você pode ocasionalmente desfrutar de uma delícia frita (preferentemente caseira) sem culpa.

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