Por que devemos comer ovos várias vezes por semana?

· 12 de fevereiro de 2017
Para obter os máximos benefícios na hora de comer ovos, a forma de cozinhá-los é determinante. Recomenda-se consumi-los escalfados ou levemente fervidos para não perder seus antioxidantes

Comer ovos é saudável ou prejudicial? Quantos devemos comer? São todos iguais?

Em temas de nutrição sempre encontramos diferentes teorias e, algumas inclusive, mudam com o passar do tempo.

Neste artigo contamos por que comer ovos várias vezes por semana é muito recomendado para conseguir uma alimentação equilibrada e uma saúde adequada.

Nem todos os ovos são iguais

Comer ovos é importante

Devemos esclarecer  a importância de que os ovos sejam orgânicos. As galinhas são criadas em liberdade e se alimentam de modo natural, à base de sementes, plantas, insetos, etc.

Os ovos comuns procedem de galinhas criadas em grandes quantidades, algumas delas em jaulas individuais. São alimentadas à base de soja e milho transgênico e diferentes tipos de aditivos e antibióticos.

Devemos preferir os ovos orgânicos, não só por sua procedência e seu sabor, mas também porque são muitos mais ricos em nutrientes.

Veja também: Tratamento de clara de ovo e casca de laranja para tonificar a pele

O ovo e a saúde

Nos últimos anos pudemos escutar muitas críticas ao ovo que o relacionavam com o risco de aumentar o colesterol e provocar doenças cardiovasculares.

Não deixe de ler: Combata o colesterol com esta receita com alcachofra

Mesmo que seja verdade que todas as gorduras de origem animal contenham colesterol, este dado não significa que seja prejudicial para a saúde, já que o colesterol também é necessário em nosso organismo.

O consumo de ovos orgânicos pode nos ajudar inclusive a prevenir doenças como, por exemplo, as que afetam o coração.

Portanto, cada vez mais os nutricionistas recomendam a ingestão habitual de ovos como parte de uma dieta saudável.

Mais ovos e menos carne

Se você quiser levar uma alimentação equilibrada e desfrutar do sabor e dos benefícios deste alimento, recomendamos então, aumentar a ingestão de ovos e reduzir a de carne, especialmente a vermelha.

Deste modo, obtém-se proteína animal de boa qualidade sem os riscos de se exceder no consumo de carne.

Além disso, hoje em dia a carne ecológica é bastante cara, por isso também é muito mais econômico optar pelos ovos. 

O que o ovo nos traz?

Os benefícios de comer ovos

O ovo nos proporciona uma combinação excelente de proteínas de alto valor biológico, já que contém todos os aminoácidos essenciais e gorduras saudáveis de fácil digestão.

É um alimento muito nutritivo. É rico em:

  •  vitaminas A, B, D, E,
  • betacarotenos,
  • ácidos graxos essenciais,
  • minerais, como o ferro, o fósforo, o potássio e o magnésio.

Convém destacar, por outro lado, que o ovo não contém fibras nem carboidratos.

Comer ovos várias vezes por semana

Então, quantos ovos podemos comer por semana? Uma pessoa saudável que leve uma alimentação equilibrada pode comer um ovo orgânico por dia. Além de não ocasionar nenhum risco para a saúde, também oferece uma excelente fonte de nutrientes.

As pessoas que tenham dúvidas sobre seu estado de saúde podem consultar um nutricionista. Entretanto, o mais provável é que possam consumir entre 3-5 ovos por semana sem nenhum remorso.

Como cozinhar os ovos?

Comer ovos é importante para a saúde

Mesmo que os ovos orgânicos sejam um alimento ideal, a maneira de cozinhá-los também desempenha um papel fundamental.

Para não oxidar suas gorduras e manter intactos os antioxidantes contidos, devemos evitar fritá-los ou cozinhá-los no micro-ondas.

A maneira mais saudável de comer ovos é escalfado ou fervido levemente. Não os cozinhe a fogo alto durante vários minutos.

Se o fizermos, observaremos ao retirar a casca um tom acinzentado na gema e odor de enxofre. Isso acontece, porque não os cozinhamos do modo correto.

O ideal é fervê-los a fogo baixo durante pouco tempo, como no caso dos famosos ovos pochê. Estes têm a clara pouco cozida e a gema líquida.

No entanto, insistimos que para consumir os ovos pouco cozidos devem ser sempre ovos orgânicos, para não correr riscos.

Onde obtemos ovos orgânicos?

Cada país tem sua normativa específica para garantir a qualidade dos ovos. Em alguns casos é mediante códigos impressos na casca ou com selos de certificação ecológica.

Podem ser comprados diretamente com um granjeiro de confiança, que cria as galinhas em liberdade, mas também podemos optar por criar nossas próprias galinhas. Para isso, necessitamos tempo e um pouco de terreno em casa.

Você conhecia todos os benefícios que os ovos nos trazem?

Continue conosco porque temos muitas outras dicas para a sua saúde e bem-estar.

  • Whole egg consumption improves lipoprotein profiles and insulin sensitivity to a greater extent than yolk-free egg substitute in individuals with metabolic syndrome. Blesso CN1, Andersen CJ, Barona J, Volek JS, Fernandez ML.Department of Nutritional Sciences, University of Connecticut, Storrs. (2012). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23021013
  • Daily egg consumption in hyperlipidemic adults - Effects on endothelial function and cardiovascular risk. Valentine Njike, Zubaida Faridi,1 Suparna Dutta, Anjelica L Gonzalez-Simon,and David L Katzcorresponding. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2904713/
  • Decrease in blood triglycerides associated with the consumption of eggs of hens fed with food supplemented with fish oil. Bovet P1, Faeh D, Madeleine G, Viswanathan B, Paccaud F. (2007). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17134951