Combata o colesterol com esta receita com alcachofra

· 13 de outubro de 2018
Se estivermos seguindo algum tratamento para controlar o colesterol, deveremos perguntar ao médico sobre a efetividade de usar essa solução natural, pois pode ter efeitos adversos.

Algumas plantas medicinais são muito benéficas para tratar alguns transtornos que afetam nossa saúde cardiovascular. Neste caso, a folha da alcachofra é uma solução natural contra o colesterol como também melhora a função do fígado.

Descubra neste artigo uma receita com alcachofra para reduzir os níveis altos de colesterol no sangue. Também mostramos algumas chaves fundamentais para solucionar este transtorno de saúde que pode acarretar graves consequências a longo prazo.

A alcachofra combate o colesterol

A alcachofra é uma planta muito benéfica para a saúde que combate o colesterol graças à potente ação que exerce sobre a função do fígado. A relação entre o fígado e o colesterol se baseia no fato deste órgão se encarregar do metabolismo das gorduras.

A planta da alcachofra contém diferentes tipos de ácidos (cafeico, linoleico, oleico e cafeoilquínico) que previnem e controlam as doenças cardiovasculares em geral: colesterol, hipertensão, aterosclerose, etc. Do mesmo modo, também favorecem e aceleram a recuperação em casos de infarto ou angina de peito.

A receita com alcachofra é muito efetiva para ajudar a perder peso e regular o açúcar no sangue. Além disso, ajuda a prevenir a retenção de líquidos e melhorar o trânsito intestinal.

Confira essa Dieta surpreendente recomendada para depurar o intestino

Alcachofra

Receita com alcachofra contra o colesterol

Ingredientes

Para preparar esta receita com alcachofra precisaremos dos seguintes ingredientes naturais:

  • 5 folhas de alcachofra (também podemos usar alguns caules)
  • O suco de 1/2 limão
  • 4 xícaras de água (1 litro)
  • Estévia ou mel de abelhas para adoçar (opcional)

Como preparar?

Para preparar este remédio seguiremos estes passos:

  • Coloque as folhas e os caules de alcachofra para cozinhar na água.
  • Deixe ferver durante 15 minutos em fogo médio.
  • Desligue o fogo e deixe repousar por 5 minutos com a panela tampada.
  • Adicione o suco de limão e adoce a gosto, já que o sabor é bem amargo.

Nota: Algumas pessoas preferem tomar esta bebida medicinal na forma de caldo. Portanto, podemos temperá-la com uma pitada de sal marinho ao invés de estévia ou mel de abelha.

Como consumi-la?

  • Divida esta preparação em três tomadas, que serão repartidas ao longo do dia.
  • Beba meia hora antes de cada uma das três refeições principais.
  • Tome o remédio durante um mês e, se possível, repita os exames de sangue para fazer o seguimento dos níveis de colesterol.

Podemos realizar este tratamento natural várias vezes por ano para equilibrar os níveis de colesterol e eliminar toxinas no geral.

É importante destacar que este remédio pode não ser adequado para pessoas com cálculos biliares ou para quem sofre com acidez gástrica avançada. Tampouco se recomenda que mulheres grávidas tomem essa preparação, já que são desconhecidos seus efeitos sobre a saúde do feto.

Leia: Cura de três dias para a hiperacidez gástrica

Outros conselhos para reduzir o colesterol

Para reduzir os níveis de colesterol altos, especialmente quando são muito elevados ou quando faz tempo que sofremos com este transtorno, devemos realizar mudanças importantes na dieta e estilo de vida. Esta receita com alcachofra é muito benéfica, mas será ainda mais efetiva se seguirmos estes conselhos:

  • Uma chave simples que pode ajudar muitas pessoas a reduzir o colesterol consiste em reduzir as porções de comida. Isso é dirigido àqueles que também têm sobrepeso. Assim, podem notar uma melhoria se comem de maneira mais moderada, sem encher-se ao máximo.
  • Ainda que o colesterol se relacione com os alimentos de origem animal, é imprescindível eliminar de nossa dieta as famosas gorduras trans. Estas se encontram na margarina, maionese e molhos industriais, frituras e a maior parte dos produtos processados.
A receita com alcachofra ajuda a evitar que o colesterol tampe as artérias

  • Há uma relação entre o estresse e o colesterol. Isso confirma por que muitas pessoas comem de maneira saudável e, no entanto, têm o colesterol alto. Portanto, é fundamental equilibrar o sistema nervoso com remédios e técnicas naturais.
  • As bebidas vegetais são uma excelente alternativa ao leite de vaca e também ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue sem nenhum esforço. Recomendamos, por exemplo, o de alpiste, de quinoa, de aveia, de avelã ou de nozes.
  • Alguns alimentos medicinais não podem faltar em nossos cardápios diários: alho, cebola, cenoura, abacate, gengibre, maçã, pera e os cereais integrais no geral.