Faça rocambole de limão merengado com esta receita prática

03 Dezembro, 2019
Ainda que, pela quantidade de ingredientes e passos, esta possa parecer uma receita muito trabalhosa, a verdade é que o preparo do limão merengado é muito simples, e o resultado é espetacular.

Com esta receita mostraremos como preparar um rocambole de limão merengado. Esta é uma sobremesa interessante que vai agradar a todos os convidados graças ao seu sabor refrescante. Este prato pode ser o final perfeito de uma refeição em família ou com amigos.

Receita do rocambole de limão merengado

O rocambole de limão é uma sobremesa que podemos preparar para uma ocasião especial. Porém, recomenda-se moderar nas porções, pois contém gordura, açúcar e outros ingredientes que podem superar as quantidades diárias recomendadas.

Cabe destacar que o limão é rico em compostos bioativos que, conforme o seguinte estudo, promovem a saúde.

Para preparar esta deliciosa receita de rocambole de limão merengado, precisaremos dos seguintes ingredientes. Com estas proporções poderemos preparar 10 porções:

  • 6 ovos
  • 1/4 de xícara de açúcar (50 g)
  • 1 colher de raspas de limão (2 g)
  • 3/4 de xícara de farinha, branca ou integral (180 g)
  • 1/4 de xícara de biscoitos moídos (40 g)
  • 1/4 de xícara de manteiga (60 g)
  • 1 1/2 xícara de requeijão (360 ml)
  • 1/2 lata de leite condensado (120 g)
  • 1 xícara de creme de leite (240 ml)
  • 1/4 de xícara de suco de limão (62 ml)
  • 1 xícara de mirtilos (150 g)
  • 2 colheres de açúcar de confeiteiro (20 g)
  • 2 colheres de creme chantilly (30 ml)
  • Rodelas de limão para decorar (a gosto)
  • Papel de cozinha absorvente
  • 1 colherzinha de azeite (5 ml)

Preparo do limão merengado antes de assar

Apesar da grande quantidade de ingredientes necessários, eles não são difíceis de obter. Da mesma forma, o preparo deste limão merengado é bastante simples.

Limão siciliano

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  2. Enquanto o forno aquece, quebre os ovos e separe as claras das gemas. Primeiro, bata as claras junto com o açúcar até que a mistura dobre seu volume, aproximadamente.
  3. Em seguida, adicione as gemas ao açúcar e continue batendo a mistura até que tudo se misture bem e o preparo tenha mudado completamente de cor. Depois disso, adicione as raspas de limão pouco a pouco para que não sumam muito.
  4. Assim que a mistura estiver pronta, adicione a farinha, os biscoitos triturados e a manteiga.

Este último ingrediente deve estar completamente derretido e devemos vertê-lo sobre a mistura total na forma de fio, fazendo uma espiral de dentro para fora, para que a partilha da manteiga seja mais uniforme.

Leia também: Aprenda a preparar sua manteiga caseira com apenas dois ingredientes

Assado do limão merengado

Quando toda a mistura anterior estiver pronta, prepare uma forma para assar.

  1. Nesta forma, verta a mistura anterior, espalhe-a bem por toda a superfície e asse-a durante 8 minutos.
  2. Para isso, unte com um pouco de azeite espalhando-o com um pedaço de papel absorvente.
  3. Depois do tempo de forno, o limão merengado terá condensado e poderemos separá-lo da forma e colocá-lo sobre um pano. Em seguida, enrole-o enquanto ainda estiver quente. 

Preparo do recheio de limão

  1. Assim que obtiver uma mistura homogênea e bem integrada, espalhe o preparo sobre o limão merengado.
  2. Para este último passo do preparo, devemos bater durante cinco minutos o requeijão junto com o leite condensado, o suco de limão e o creme chantilly.
  3. Depois, adicione algumas raspas de limão e os mirtilos, tudo isso bem espalhado pela superfície da mistura. Assim que estiver pronto, enrole e deixe esfriar na geladeira durante 30 minutos. 

Não perca: 6 benefícios do suco de limão para a sua saúde

Decoração da sobremesa

Assim que a sobremesa estiver pronta, podemos servi-la em um prato grande e cortá-la em umas dez fatias. Algumas das melhores opções para a decoração são polvilhar o açúcar de confeiteiro sobre o merengue, e adicionar as duas colheres finais de creme na forma de fio por toda a superfície.

Limão espremido

  • Também podemos fazer rosas com o creme chantilly, com a ajuda de um saco de pasteleiro, ou adicionar algumas rodelas de limão nas laterais ou sobre o merengue. Como toque adicional, também podemos colocar alguns morangos, cujo toque doce combinará perfeitamente com o sabor ácido do limão.
  • Também cairão bem amoras, ou qualquer outro tipo de fruto vermelho ou silvestre, que acentuarão o sabor ácido da sobremesa.

Com esta sobremesa poderemos surpreender os nossos convidados. Este rocambole de limão merengado é o resultado de uma receita simples, prática e bastante divertida de preparar. Não requer mais do que duas horas de preparo. 

Ela nos permite oferecer um final muito surpreendente para qualquer refeição com várias pessoas, e é ótima para mostrar nossas habilidades na cozinha. Esperamos que desfrutem desta sobremesa, de sua mistura de sabores ácidos e doces, e de sua agradável textura.

  • González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
  • Farris, A. R., Misyak, S., Duffey, K. J., Mann, G. R., Davis, G. C., Hosig, K., … Serrano, E. L. (2015). A Comparison of Fruits, Vegetables, Sugar-Sweetened Beverages, and Desserts in the Packed Lunches of Elementary School Children. Childhood Obesity. https://doi.org/10.1089/chi.2014.0134
  • Arguiñano, K. (1996). 1069 Recetas. Asegarce/Debate.