Faça rocambole de limão merengado com esta receita prática

29 de julho de 2018
Ainda que, pela quantidade de ingredientes e passos, esta possa parecer uma receita muito trabalhosa, a verdade é que o preparo do limão merengado é muito simples, e o resultado é espetacular.

Com esta receita mostraremos como preparar um rocambole de limão merengado. Esta é uma sobremesa interessante que vai agradar a todos os convidados graças ao seu sabor refrescante. Este prato pode ser o final perfeito de uma refeição em família ou com amigos.

Receita do rocambole de limão merengado

Para preparar esta deliciosa receita de rocambole de limão merengado, precisaremos dos seguintes ingredientes. Com estas proporções poderemos preparar 10 porções:

  • 6 ovos
  • 1/4 de xícara de açúcar (50 g)
  • 1 colher de raspas de limão (2 g)
  • 3/4 de xícara de farinha, branca ou integral (180 g)
  • 1/4 de xícara de biscoitos moídos (40 g)
  • 1/4 de xícara de manteiga (60 g)
  • 1 1/2 xícara de requeijão (360 mL)
  • 1/2 lata de leite condensado (120 g)
  • 1 xícara de creme de leite (240 mL)
  • 1/4 de xícara de suco de limão (62 mL)
  • 1 xícara de mirtilos (150 g)
  • 2 colheres de açúcar de confeiteiro (20 g)
  • 2 colheres de creme chantilly (30 mL)
  • Rodelas de limão para decorar (a gosto)
  • Papel de cozinha absorvente
  • 1 colher de azeite (5 mL)

Preparo do limão merengado antes de assar

Apesar da grande quantidade de ingredientes necessários, eles não são difíceis de obter. Da mesma forma, o preparo deste limão merengado é bastante simples.

Limão siciliano

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 180 ºC, com calor tanto em cima quanto embaixo.
  2. Enquanto o forno aquece, quebre os ovos e separe as claras das gemas. Primeiro, bata as claras junto com o açúcar até que a mistura dobre seu volume, aproximadamente.
  3. Em seguida, adicione as gemas ao açúcar e continue batendo a mistura até que tudo se misture bem e o conjunto tenha mudado completamente de cor. Depois disso, adicione as raspas de limão pouco a pouco para que não sumam muito.
  4. Assim que a mistura estiver pronta, adicione a farinha, os biscoitos triturados e a manteiga.

Este último ingrediente deve estar completamente fundido e devemos vertê-lo sobre a mistura total na forma de fio, fazendo uma espiral de dentro para fora, para que a partilha da manteiga seja mais uniforme.

Leia também: Aprenda a preparar sua manteiga caseira com apenas dois ingredientes

Assado do limão merengado

Quando toda a mistura anterior estiver pronta, prepare uma forma para assar.

  1. Nesta forma, verta a mistura anterior, espalhe-a bem por toda a superfície e asse-a durante 8 minutos.
  2. Para isso, unte com um pouco de azeite espalhando-o com um pedaço de papel absorvente.
  3. Depois do tempo de forno, o limão merengado terá condensado, por isso poderemos separá-lo da forma e colocá-lo sobre um pano. Em seguida, enrole-o enquanto ainda está quente. 

Preparo do recheio de limão

  1. Assim que obtiver uma mistura homogênea e bem integrada, espalhe o resultado em uma tábua de pão, sobre o limão merengado.
  2. Para este último passo do preparo, devemos bater durante cinco minutos o requeijão junto com o leite condensado, o suco de limão e o creme chantilly.
  3. Depois, adicione algumas raspas de limão e os mirtilos, tudo isso bem espalhado pela superfície da mistura. Assim que estiver pronto, enrole e deixe esfriar na geladeira durante 30 minutos. 

Não perca: 6 benefícios do suco de limão para a sua saúde

Decoração da sobremesa

Assim que a sobremesa estiver pronta, podemos servi-la em um prato grande e cortá-la em umas dez fatias. Algumas das melhores opções para a decoração são polvilhar o açúcar de confeiteiro sobre o merengue, e adicionar as duas colheres finais de creme na forma de fio por toda a superfície.

Limão espremido

Também podemos fazer rosas com o creme chantilly, com a ajuda de um saco de confeiteiro, ou adicionar algumas rodelas de limão nas laterais ou sobre o merengue. Como toque adicional, também podemos colocar alguns morangos, cujo toque doce combinará perfeitamente com o sabor ácido do limão.

Também cairão bem amoras, ou qualquer outro tipo de fruto vermelho ou silvestre, que acentuarão o sabor ácido da sobremesa.

Com esta sobremesa poderemos surpreender os nossos convidados. Este rocambole de limão merengado é o resultado de uma receita simples, prática e bastante divertida de preparar. Não requer mais do que duas horas de preparo. 

Ela nos permite oferecer um final muito surpreendente para qualquer refeição com várias pessoas, e é ótima para mostrar nossas habilidades na cozinha. Esperamos que desfrutem desta sobremesa, de sua mistura de sabores ácidos e doces, e de sua agradável textura.

Recomendados para você