Suco antioxidante para reduzir a inflamação

30 de abril de 2015
Os antioxidantes permitem reduzir o impacto dos radicais livres, que são os culpados pela fraqueza do sistema imunológico e pelo surgimento de várias doenças.

Quer conhecer um suco antioxidante maravilhoso para reduzir a inflamação? Você conhece a função dos antioxidantes?

A função dos antioxidantes é combater os radicais livres que prejudicam as células, mas, então, sabe o que são os radicais livres?

São moléculas produzidas por diferentes motivos, que vão se acumulando no corpo. Algumas causas do seu surgimento são a poluição ambiental, o tabagismo e a radiação.

Ao se acumularem no organismo, os radicais livres podem causar sérios danos à saúde, aumentando o risco de doenças cardíacas, câncer ou problemas respiratórios, entre outros.

É por isso que precisamos tanto da ação benéfica dos antioxidantes no corpo.

Quais são os benefícios dos antioxidantes?

sistema imune

Têm a capacidade de frear as reações químicas que fazem com que os radicais livres danifiquem as células saudáveis do organismo; inibindo sua ação prejudicial.

Dessa forma, a atuação dos antioxidantes é fundamental para prevenir e reduzir o risco de diversos problemas de saúde.

Entre eles, pode-se citar a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, envelhecimento precoce, doenças degenerativas, doenças relacionadas ao sistema imunológico e até o câncer.

Nosso organismo, teoricamente, está preparado para combater os radicais livres, mas infelizmente o estilo de vida atual, repleto de substâncias químicas prejudiciais e de uma alimentação inadequada, fez com que a quantidade deles aumentasse muito.

Felizmente, é possível aumentar a presença de antioxidantes para combater os radicais livres com mais eficácia. Para isso, é preciso ingeri-los por meio da alimentação, priorizando sempre os alimentos ricos em diferentes tipos de antioxidantes.

Uma ótima alternativa é ingerir estes alimentos na forma de suco. Por isso, ensinaremos uma receita deliciosa de um suco riquíssimo em antioxidantes, que certamente trará diversos benefícios para a sua saúde.

Proporcionando, além disso, muita mais disposição e vitalidade, e aumentando a sua qualidade de vida.

Como preparar o suco antioxidante?

cenoura

Os ingredientes que compõem este suco são frutas, vegetais e temperos que possuem alto teor de antioxidantes. Por isso, podem cuidar e proteger o corpo.

Podem ser ingeridos separadamente através da alimentação ao longo do dia, mas fazer um suco é uma opção muito mais prática e fácil de manter todos os dias.

Descreveremos os ingredientes e explicaremos porque cada um deles ganhou um lugar de destaque nesse delicioso suco antioxidante.

Ingredientes

1 colher de açafrão em pó:

O açafrão conta com mais de 300 antioxidantes, além de funcionar como um analgésico e anti-inflamatório totalmente natural.

Além disso, pode reduzir dores, tratar a artrite, fortalecer a saúde cardíaca, combater problemas do sistema gastrointestinal, prevenir o câncer e aumentar os níveis de imunidade.

Leia mais: Remédio com açafrão para melhorar a circulação

3 colheres de gengibre picado:

O gengibre possui uma grande quantidade de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce, problemas de circulação e musculares e doenças como câncer e diabetes.

Também atua como um anti-inflamatório e é capaz de aliviar dores, espasmos e problemas nas articulações.

5 cenouras:

Possuem um alto teor de antioxidantes como o beta-caroteno, vitamina E (tocoferol), vitamina C, entre outros.

Além disso, previne o envelhecimento das células, aumenta a imunidade, previne doenças cardíacas e até o câncer.

2 limões e 1 laranja:

As frutas cítricas são ricas em diferentes tipos de antioxidantes, entre os quais destaca-se principalmente a vitamina C, os flavonoides, o beta-caroteno e vitaminas do complexo B.

Além disso, são ótimas para promover a circulação, fortalecer o coração, reduzir as inflamações, dores e infecções e prevenir problemas respiratórios. Também previnem outras doenças graves.

Saiba mais: Cítricos: benefícios de consumi-los no café da manhã

1 pepino:

O pepino possui propriedades desintoxicantes, por conter uma quantidade muito significativa de água.

Além disso, é rico em antioxidantes, como vitamina A, B, C e E. Também é ótimo para proteger a pele dos radicais livres, além de melhorar a digestão.

Preparo

  • Primeiramente, descasque as frutas cítricas, pique o gengibre e corte a cenoura em pedaços.
  • Em seguida, coloque-os no liquidificador e bata durante alguns minutos até que o suco obtenha uma consistência homogênea.
  • Pode ser que somente a água do pepino não seja suficiente, por isso pode adicionar um pouco de água para facilitar a mistura dos ingredientes.
  • Fica a seu critério: vá acrescentando água conforme sentir a necessidade.

Para aproveitar ao máximo os benefícios deste suco antioxidante, a recomendação é tomá-lo todas as manhãs; meia hora antes do café da manhã.

  • Bianchi, M. D. L. P., & Antunes, L. M. G. (1999). Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev Nutr12(2), 123-30.
  • Couto, M. A. L., & Canniatti-Brazaca, S. G. (2010). Quantificação de vitamina C e capacidade antioxidante de variedades cítricas. Ciência e Tecnologia de Alimentos30(suppl 1), 15-19.
  • Sueth-Santiago, V., Mendes-Silva, G. P., Decoté-Ricardo, D., & Lima, M. E. F. (2015). Curcumina, o pó dourado do açafrão-da-terra: introspecções sobre química e atividades biológicas. Química Nova38(4), 538-552.
  • Vieira, N. A., Tomiotto, F. N., Melo, G. P., Manchope, M. F., de Lima, N. R., de Oliveira, G. G., & Watanabe, M. A. E. (2014). Efeito anti-inflamatório do gengibre e possível via de sinalização. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde35(1), 149-162.