9 benefícios incríveis que as maçãs nos oferecem

14 Janeiro, 2020
Se conseguirmos obter maçãs orgânicas e as consumirmos sempre com casca, obteremos uma maior quantidade de fibras e iremos favorecer o trânsito intestinal, ao mesmo tempo em que poderemos combater a retenção de líquidos.

As maçãs são uma das frutas que podemos aproveitar quase em qualquer época do ano. Além de ser deliciosa e versátil, ela é rica em propriedades nutricionais que oferecem incríveis benefícios ao corpo e à saúde.

Suas principais virtudes são atribuídas ao seu aporte significativo de compostos antioxidantes e pectina, cuja ação no organismo ajuda a inibir os radicais livres enquanto estimula a desintoxicação.

Além disso, é uma das frutas que mais proporcionam uma sensação de saciedade, por isso é muito recomendada para aqueles que querem perder peso.

Existem muitas outras razões pelas quais esta fruta é uma das melhores que podem ser consumidas diariamente na dieta. Aqui estão 9 benefícios.

1. As maçãs são boas para o coração

Maçãs fazem bem ao coração

A maçã contém uma quantidade importante de substâncias químicas naturais que exercem uma poderosa ação antioxidante para proteger o organismo, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de Reading (Reino Unido).

Graças a isso elas podem neutralizar os radicais livres que oxidam as células saudáveis e aumentam o risco de desenvolver doenças do coração e câncer.

Por outro lado, suas fibras solúveis diminuem a absorção do colesterol por parte do intestino e ajuda a regulá-lo.

2. Têm ação diurética

Devido às suas concentrações significativas de potássio, as maçãs têm uma ação diurética graças à fibra que combate a retenção de líquidos e seus problemas associados.

Pacientes com doenças inflamatórias ou pressão alta podem tentar comer uma maçã todos os dias.

No entanto, aqueles que sofrem de insuficiência renal devem consumi-la sob supervisão médica. Essas doenças exigem controle rigoroso dos níveis de potássio.

3. Combatem a prisão de ventre e a diarreia

Maçãs combatem a prisão de ventre

Uma quantidade importante de fibra insolúvel está concentrada na casca de maçã, o que ajuda no movimento intestinal. Portanto, as maçãs nos ajudam a manter a constipação longe.

Por outro lado, uma proteína chamada pectina está concentrada em sua polpa. Esta proteína participa da regulação do trânsito intestinal, diminuindo a perda de água durante a diarreia.

Nessas frutas também existem fitoquímicos conhecidos como taninos, que possuem propriedades adstringentes e anti-inflamatórias, conforme declarado neste estudo da Universidade de Pisa (Itália).

Leia também: Como fazer um maravilhoso chá anti-inflamatório para começar o dia

4. Dentes mais saudáveis

Quando se mastiga uma maçã, estimulamos a produção de saliva na boca, o que ajuda a reduzir de forma considerável as bactérias que causam as cáries e outros tipos de infecções.

Ainda que uma maçã não possa substituir a escova de dentes e o creme dental, ela é bastante útil naqueles momentos em que não temos estes elementos conosco.

5. Ajuda a prevenir o mal de Alzheimer

Maçãs ajudam a prevenir o Alzheimer

Os radicais livres são alguns dos muitos fatores que promovem as doenças neurológicas.

Devido ao seu conteúdo antioxidante, a ingestão de suco de maçã natural provou ser benéfica na redução do risco de desenvolver Alzheimer ou envelhecimento precoce do cérebro.

6. Protegem contra o mal de Parkinson

O consumo de alimentos ricos em fibras, como as maçãs, desempenha um papel importante na prevenção contra o mal de Parkinson. Isso é sugerido por este estudo da United States Apple Association.

Os radicais livres podem influenciar o desenvolvimento desta doença. Portanto, os antioxidantes nas maçãs podem ajudar a impedir sua produção.

7. Diminuem o risco de diabetes

Maçãs para combater a diabetes

De acordo com este estudo realizado pelo Dr. Manuel Manzano, os polifenóis melhoram a sensibilidade à insulina. Seu consumo diário é um remédio natural para reduzir o risco de diabetes.

Conheça: Alimentos que reduzem o nível de açúcar no sangue

8. Ajudam a evitar os cálculos biliares

Os cálculos biliares são formados quando há excesso de resíduos no sistema. Esses elementos impedem a bile de desempenhar sua função na digestão das gorduras.

Quando não utilizada, a bílis solidifica e forma as pedras. Como resultado, uma série de sintomas se originam, piorando significativamente a saúde.

Entre os resíduos está o colesterol, um componente que pode ser melhor regulado com o consumo regular de maçãs. Uma dieta rica em fibras, solúvel e insolúvel, mantém o colesterol controlado e exerce um papel relevante na prevenção da obesidade.

9. Protegem o fígado

Maçãs favorecem a função do fígado

O consumo excessivo de junk food ou a automedicação está aumentando a taxa de pessoas com várias doenças relacionadas à intoxicação do fígado.

Embora esse corpo tenha a capacidade de se purificar, uma sobrecarga desnecessária dificulta muito o seu trabalho. Felizmente, com a ingestão diária de suco de maçã natural, você pode auxiliar sua desintoxicação para que o fígado funcione melhor.

No entanto, nunca esqueça que, para a saúde, é melhor evitar os maus hábitos. Da mesma forma, em caso de qualquer problema, é melhor consultar um profissional médico que garanta um tratamento adequado.

Mas é claro que nunca é demais introduzir mais frequentemente elementos benéficos, como as maçãs, em nossa alimentação. Se você não conhecia essas vantagens, espero que elas te ajudem a apreciar mais essa fruta.

  • Boyer, J., & Liu, R. H. (2004). Apple phytochemicals and their health benefits. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-3-1
  • Hyson, D. A. (2011). A Comprehensive Review of Apples and Apple Components and Their Relationship to Human Health. Advances in Nutrition: An International Review Journal. https://doi.org/10.3945/an.111.000513