Alimentos que reduzem o nível de açúcar no sangue

Conheça os melhores alimentos para reduzir o nível de açúcar no sangue. Não perca!

Última atualização: 09 Março, 2019

Se você for diabético, provavelmente está familiarizado com os alimentos que reduzem o nível de açúcar no sangue. Caso não seja, é importante e benéfico que inclua alimentos que desempenhem esse papel em sua dieta de maneira regular.

Manter o nível de açúcar no sangue consistentemente baixo é importante para manter ou perder peso, reduzir o estresse e conservar seu coração saudável.

A seguir, falaremos sobre alguns alimentos que, além de ajudarem a reduzir o nível de açúcar no sangue, também ajudarão a manter um apetite mais estável.

Abacate para reduzir o nível de açúcar no sangue

O abacate é um dos melhores alimentos para reduzir o açúcar do sangue. É rico em ácidos graxos monoinsaturados, que reduzem o estresse, as doenças cardíacas e inclusive ajudam a queimar a gordura abdominal. Suas gorduras saudáveis também estabilizam os níveis de insulina.

Descubra: 5 receitas com abacate deliciosas, nutritivas e fáceis

Noz

A noz é uma oleaginosa fabulosa e, sobretudo, um ótimo alimento para reduzir os níveis de açúcar no sangue.

É a única oleaginosa que contém ômega 3 em quantidades abundantes, desempenhando basicamente o mesmo papel do abacate e de maneira muito potente; que é reduzir o açúcar no sangue e manter a insulina estável.

Peixe

O peixe é uma opção maravilhosa para reduzir os níveis de açúcar no sangue e estabilizar os níveis de insulina. É rico em proteínas, ferro, vitaminas do complexo B e, o mais importante, em gorduras solúveis.

Recomendamos a leitura: 7 tipos de peixes que podem ser prejudiciais à saúde

Feijão

O feijão é uma rica fonte de proteína e amido, por isso pode ser difícil sua digestão para algumas pessoas, mas devido ao mesmo motivo é excelente para estabilizar os níveis de açúcar, já que leva muito tempo para ser digerido.

Canela

Acredita-se que esse saboroso condimento melhora a resposta da insulina à glicose do corpo e reduz os níveis de açúcar no sangue. Também pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL).

Verduras

Escolha as verduras sem amido. As verduras frescas têm baixos teores de gordura e calorias, altos teores de fibras e água. Além disso, ajudam a nos sentirmos saciados durante mais tempo e evitam que os níveis de açúcar no sangue aumentem.

Vinagre

O vinagre diminui os níveis de açúcar no sangue quando é ingerido antes das refeições, e é uma ótima opção para substituir temperos e molhos que adicionamos às saladas e que costumam conter muitas calorias.

Também mantem os alimentos no estômago por mais tempo, reduzindo consideravelmente os níveis de açúcar no sangue, assim como o desejo de comer o tempo todo, ajudando na digestão. É recomendado o vinagre de sidra de maçã.

Faça desses alimentos deliciosos e nutritivos parte de suas refeições diárias. Lembre-se de que uma boa dieta é a ferramenta mais poderosa na prevenção e tratamento da diabetes, doenças cardíacas, obesidade e depressão.

Pode interessar a você...
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Como o açúcar afeta o seu organismo: tudo o que você precisa saber

Como o açúcar afeta o seu organismo? O açúcar é uma substância essencial à vida, além de ser parte dos alimentos mais prazerosos.



  • Johnson RJ, Sánchez-Lozada LG, Andrews P, Lanaspa MA. Perspective: A Historical and Scientific Perspective of Sugar and Its Relation with Obesity and Diabetes. Adv Nutr. 2017 May 15;8(3):412-422. doi: 10.3945/an.116.014654. PMID: 28507007; PMCID: PMC5421126.
  • Reynolds AN, Akerman AP, Mann J. Dietary fibre and whole grains in diabetes management: Systematic review and meta-analyses. PLoS Med. 2020 Mar 6;17(3):e1003053. doi: 10.1371/journal.pmed.1003053. PMID: 32142510; PMCID: PMC7059907.
  • Costello RB, Dwyer JT, Saldanha L, Bailey RL, Merkel J, Wambogo E. Do Cinnamon Supplements Have a Role in Glycemic Control in Type 2 Diabetes? A Narrative Review. J Acad Nutr Diet. 2016 Nov;116(11):1794-1802. doi: 10.1016/j.jand.2016.07.015. Epub 2016 Sep 8. PMID: 27618575; PMCID: PMC5085873.