Como fazer um maravilhoso chá anti-inflamatório para começar o dia
Este chá anti-inflamatório preparado com produtos naturais vai te ajudar a enfrentar aquelas manhãs nas quais a dor de cabeça ou os incômodos musculares tornam o começo do dia muito difícil.
Preparado à base de gengibre, canela, cúrcuma, mel e óleo de coco, este chá surge como um remédio eficaz para tratar múltiplas doenças e do qual, semelhantemente, podemos fazer uso sempre que precisarmos.
Além disso, o sabor é delicioso e te permitirá obter uma boa energia para começar o dia com força e otimismo. Então, anote!
Chá anti-inflamatório: gengibre, cúrcuma, mel, óleo de coco e canela
É possível que a combinação de todos estes elementos tenha chamado sua atenção. Mas é preciso comentar, em primeiro lugar, que introduziremos em nossa receita quantidades muito pequenas de cada um.
Caso sofra de hipertensão ou siga um tratamento com anticoagulantes, é melhor consultar seu médico sobre a conveniência do tratamento ou de não consumir cúrcuma ou gengibre, por exemplo.
Fora isso, temos certeza de que será muito útil e estas são todas as razões pelas quais este chá anti-inflamatório pode ser uma boa forma de começar o dia:
A canela
A canela estimula, nos envolve com sua fragrância inigualável e, além disso, é uma especiaria indispensável em muitas de nossas sobremesas. Sendo assim, você já descobriu os benefícios do chá de canela? São incríveis!
- Antes de mais nada, permite reduzir os níveis de colesterol;
- Outro dos benefícios dessa especiaria é que ela é muito eficaz para controlar os níveis de açúcar no sangue;
- É um bom termogênico, assim nos permite acelerar o metabolismo;
- Seu alto nível em antioxidantes atua como um anti-inflamatório e, ao mesmo tempo, como um agente capaz de fortalecer nosso sistema imunológico;
- Se você tomar um chá de canela pela manhã, além de perder peso, desfrutará de um hálito agradável.
A cúrcuma
Esta raiz medicinal é conhecida, principalmente, por suas propriedades anti-inflamatórias. Assim, a cúrcuma é capaz de combater a histamina e de aumentar a cortisona natural do nosso corpo para controlar as inflamações.
Usada desde a antiguidade em países asiáticos, seus compostos antioxidantes e suas múltiplas vitaminas e nutrientes fazem desta especiaria uma das mais interessantes hoje em dia:
- A cúrcuma é um potente antioxidante e antisséptico;
- Combate o envelhecimento precoce;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Protege de doenças como o Alzheimer, o câncer ou problemas cardíacos (mas, atenção! ela só ajuda, ou seja, não evitará 100% de sofrer destas doenças);
- Pode ser usada como suplemento natural caso tenhamos artrose ou artrite reumatoide;
- Cuida do nosso cérebro, elevando a produção de dopamina e serotonina.
Leia também: 3 receitas com cúrcuma para perder peso
O gengibre
Assim como dissemos no início, se você sofrer de hipertensão, é melhor evitar o consumo de gengibre.
Sua principal ação e regular a tensão arterial e ele faz isso quase sempre aumentando-a. Por isso, é útil tomar um chá desta raiz para começar o dia com mais vitalidade.
- O gengibre tem propriedades muito parecidas ao ibuprofeno, é um anti-inflamatório natural que combate desde dores musculares até cefaleias;
- Reduz os níveis de colesterol ruim (LDL);
- O gengibre é muito útil em caso de osteoartrite;
- Muitas mulheres preparam infusões de gengibre, já que ele pode reduzir os sintomas da menstruação. Pode ser uma alternativa natural a muitos medicamentos (basta um grama por dia, não convém nos excedermos na dose).
O óleo de coco
O óleo de coco está na moda, principalmente porque é um bom favorecedor da perda de peso. Agora, na realidade são muitas as virtudes que este produto natural esconde, e que você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou de alimentação especializadas.
- Caso você sofra de hipotireoidismo, o óleo de coco será muito útil para regular a tireoide e enfrentar os efeitos desta doença;
- O óleo de coco é um antibacteriano natural muito poderoso;
- Pode nos ajudar a enfrentar doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, por exemplo;
- O óleo de coco é um recurso natural rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que cuidam do fígado e atuam como um anti-inflamatório muito poderoso;
- Cuida da pele e fortalece cabelo e unhas;
- Oferece energia e resistência;
- O óleo de coco melhora a digestão e, além disso, nos permite absorver melhor os nutrientes.
Leia mais: 6 incríveis benefícios do óleo de coco
Como fazer meu chá anti-inflamatório?
Ingredientes
- 1 pitada de gengibre (1g)
- 1 pitada de cúrcuma (1g)
- 1 raminho de canela
- 1 colher de chá de óleo de coco (15g)
- 1 colher de sopa de mel (25g)
- 1 copo de água (200ml)
Preparo
- Em primeiro lugar, esquente o copo de água. Deixe ferver e, então, adicione a cúrcuma, o gengibre e a canela;
- Deixe que fiquem em infusão por 15 minutos. Depois, permita que repouse por mais 10 minutos. Muito fácil!
- Por último, basta pegar sua xícara preferida para coar todos os ingredientes e ficar só com o chá. Adoce com mel e não se esqueça de adiciona a colher de chá de óleo de coco e aproveitar este delicioso chá anti-inflamatório.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sadeghi, GH, Karimi, A, Padidar Jahromi, SH, Azizi, T, & Daneshmand, A. (2012). Effects of cinnamon, thyme and turmeric infusions on the performance and immune response in of 1- to 21-day-old male broilers. Brazilian Journal of Poultry Science, 14(1), 15-20. https://dx.doi.org/10.1590/S1516-635X2012000100003
- Mashhadi, N. S., Ghiasvand, R., Askari, G., Feizi, A., Hariri, M., Darvishi, L., Barani, A., Taghiyar, M., Shiranian, A., … Hajishafiee, M. (2013). Influence of ginger and cinnamon intake on inflammation and muscle soreness endued by exercise in Iranian female athletes. International journal of preventive medicine, 4(Suppl 1), S11-5.
- Pulido-Moran, M., Moreno-Fernandez, J., Ramirez-Tortosa, C., & Ramirez-Tortosa, M. (2016). Curcumin and Health. Molecules (Basel, Switzerland), 21(3), 264. doi:10.3390/molecules21030264