5 causas do envelhecimento precoce

· 24 de outubro de 2014
A tristeza e o estresse podem nos tirar anos de vida? Além do sedentarismo e de uma alimentação deficiente, estes são os culpados pelo nosso envelhecimento antes do tempo.

Em mais de uma ocasião, encontramos pessoas que parecem ter menos idade do que realmente têm; e a pergunta que fazemos é: o que essa pessoa faz para parecer cada vez melhor? Será que temos envelhecimento precoce?

O que não pensamos é que talvez essa pessoa tenha um estilo de vida saudável.

Um estilo de vida saudável pode incluir muito fatores, como alimentação, exercício físico, cuidados com a pele e, principalmente, a forma de enfrentar os diferentes problemas que ocorrem na vida diária.

Sendo assim, é preciso levar em conta que caso sigamos estilos de vida inadequados, os resultados serão totalmente opostos ao anterior.

Ao levar um estilo de vida ruim, a aparência e a saúde das pessoas vão revelar muito mais idade. E, além disso, os maus hábitos podem acelerar o processo de envelhecimento.

Então, a seguir te convidamos a conhecer os gatilhos mais comuns de envelhecimento precoce.

A infelicidade

Em primeiro lugar, o fato de ter uma excelente saúde mental tem um impacto favorável sobre a nossa aparência física.

Quando vivemos de mau humor, e sem razões aparentes para demonstrar alegria, é comum demonstrar muita amargura em nosso rosto. Assim, vamos acabar parecendo mais velhos.

Por outro lado, se a nossa atitude perante a vida for otimista, estivermos contentes e sorrindo para os problemas, buscando o lado bom da vida, vamos ter uma aparência mais jovial e, assim, será possível prevenir o envelhecimento precoce.

O estresse causa envelhecimento precoce

Estresse ajuda no envelhecimento precoce

Antes de mais nada, o estresse é uma condição que está crescendo a cada dia e é listado como o mal do século XXI, sendo uma das principais causas do envelhecimento precoce nos últimos anos.

Os efeitos mais devastadores do estresse são, por exemplo:

  • A perda de cabelos;
  • O aparecimento de rugas.

Portanto, a melhor coisa que podemos fazer é tentar evitar situações que desencadeiam o estresse.

Além disso, precisamos deixar de lado todos os fatores que são motivo de preocupação – que na maioria dos casos não têm a gravidade e a importância que damos – e para os quais é possível ter uma solução eficaz e rápida.

Leia também: Incríveis remédios naturais para aliviar o estresse

Falta de exercício

O simples fato de praticar um pouco de exercício físico faz com que tenhamos e nos sintamos com mais vitalidade, o que nos dá uma aparência muito mais jovem e saudável.

Praticar exercício regularmente traz uma série de benefícios para a saúde, como, por exemplo:

  • Previne a obesidade;
  • Melhora a circulação do sangue;
  • Aumenta a capacidade respiratória.

Além disso, também ajuda a manter a pele muito mais saudável, com uma aparência mais saudável, jovem e fresca.

Uma má alimentação

Uma má alimentação ajuda o envelhecimento precoce

O excesso de comidas ricas em gorduras e pobres em nutrientes não proporciona nenhum benefício para o nosso corpo, pelo contrário, pode trazer sérias consequências para a saúde e a aparência em geral.

Dessa forma, para manter a juventude é necessário ter uma dieta rica em frutas e legumes, carnes magras ou sem gorduras e tomar a quantidade necessária de água.

Uma alimentação que inclua estes alimentos, juntamente com outros, com propriedades iguais ou maiores, será de grande ajuda para manter a pele e o cabelo com excelente condições.

Leia também: Os perigos da má alimentação

Não descansar o suficiente contribui para o envelhecimento

Ter um período de descanso adequado todas as noites é muito importante para que as células se recarreguem com novas energias, e, assim, consigam se manter fortes e saudáveis.

Para um descanso restaurador, é necessário dormir pelo menos oito horas por dia. Sendo assim, quando você não consegue dormir adequadamente, existe o risco de causar um rápido avanço no processo de envelhecimento.