6 maus hábitos que envelhecem sem você perceber

2 de janeiro de 2020
Maus hábitos como fumar e manter um estilo de vida sedentário podem acelerar a deterioração da pele, causando o envelhecimento precoce.

Existem alguns maus hábitos que te envelhecem antes do tempo sem você perceber. Porém, em algum momento de sua vida, você deve aceitar a aparição de sinais da idade como parte dos processos biológicos pelos quais seu corpo passa. 

A pele, como o resto dos órgãos, sofre uma série de alterações ao longo do tempo. Portanto, é normal que entre os 45 ou 50 anos você comece a desenvolver pequenas rugas e imperfeições da idade.

O problema é que você geralmente ignora aquelas ações que danificam a tez e, muito antes do esperado, começa a notar uma deterioração da pele que afeta a sua autoestima.

Embora existam muitos produtos e tratamentos que podem neutralizar essas marcas, é inevitável notar marcas de envelhecimento quando alguns maus hábitos no estilo de vida não são modificados.

O que você pode fazer para evitar essa situação? Bem, além de melhorar o seu cuidado diário com a rotina de beleza, o mais conveniente é corrigir os seguintes maus hábitos que te envelhecem. Descubra-os aqui!

Maus hábitos que envelhecem e que você geralmente ignora

O cuidado com a pele deve começar desde a juventude. No entanto, muitos se esforçam para combater os sinais da idade quando eles já começaram a aparecer. A maneira mais eficaz de evitá-los é tomar alguns cuidados antes que eles se desenvolvam.

No ambiente, há uma grande quantidade de toxinas e partículas voláteis que afetam negativamente a sua derme. Portanto, se você quiser evitar o envelhecimento precoce, deve ficar longe delas.

É verdade que os fatores genéticos afetam a rapidez com que as rugas aparecem. No entanto, um estilo de vida saudável pode atrasar esse processo e, por sua vez, melhorar a sua qualidade de vida.

1. Abusar da maquiagem

Maquiagem

A maquiagem é uma das ferramentas que nos permite ter a aparência de uma pele mais bonita. O que muitas pessoas ignoram é que o seu uso excessivo tem consequências negativas para a saúde da pele, de acordo com este estudo da Universidade de Salento (Itália)

Isso ocorre porque os resíduos desses produtos se acumulam nos poros e causam uma série de imperfeições. Além disso, ao causar bloqueios, eles impedem que os tecidos sejam adequadamente oxigenados.

Dicas:

  • Tente evitar usar maquiagem quando não for necessário. Sua pele precisa respirar naturalmente.
  • Limpe seu rosto todos os dias para eliminar qualquer resíduo de produtos cosméticos.

2. Consumir tabaco

Os cigarros estão cheios de componentes químicos que, além de afetar a saúde respiratóriapromovem a deterioração prematura da pele, conforme declarado neste estudo da Universidade de Leiden (Holanda)

As toxinas afetam o processo de oxigenação celular e interferem na regeneração dos tecidos. Por outro lado, ao produzir a desidratação, o consumo excessivo de tabaco pode ressecar e enfraquecer a pele. Obviamente, essa situação acelera o aparecimento de rugas e manchas, mesmo desde tenra idade.

Dicas:

  • Tente parar de fumar. Embora não seja fácil, existem muitas medidas que podem te ajudar a alcançar isso.
  • Se você não fuma, tente não se expor à fumaça do cigarro. Longe de ser inofensiva, ela contém partículas que danificam a pele.

3. Não usar protetor solar

Protetor solar

O uso diário de filtro solar é uma das medidas essenciais para prevenir o envelhecimento precoce, de acordo com o estudo anterior da Universidade de Leiden. Este produto minimiza o impacto dos raios UV na derme que, como você sabe, são bastante agressivos. 

Não é suficiente usá-lo apenas em dias ensolarados ou na praia. Os raios do sol são filtrados, mesmo quando o dia está nublado. Portanto, seu uso deve ser diário, sem exceções.

Dicas:

  • Escolha um filtro solar igual ou superior a 30 FPS (fator de proteção solar) quando estiver exposto diretamente ao sol.
  • Para complementá-lo, use roupas que a ajudem a cuidar da pele do corpo: camisas longas, chapéus, óculos de sol e assim por diante.

4. Dormir pouco

A má qualidade do sono tem consequências notórias na saúde da pele. Durante o período de descanso, há processos que são decisivos para reduzir as agressões sofridas pelos tecidos durante o dia. Dormir menos de 7 horas por dia sem interrupções afeta a circulação e incide no aparecimento de rugas prematuras, bolsas nos olhos e flacidez.

Da mesma forma, esta pesquisa da Western Ontario University associa a falta de sono ao desenvolvimento da psoríase, afirmando que existe uma relação estreita entre os dois.

Dicas:

  • Tente ir para a cama e levantar mais ou menos sempre no mesmo horário para não perturbar o ritmo do sono.
  • Se você tiver problemas para dormir, tente encontrar a causa da insônia para aplicar um tratamento oportuno e eficaz.

5. Má alimentação

Fast food

Dentro dos maus hábitos que envelhecem, este é um dos mais importantes. Os nutrientes que são obtidos a partir dos alimentos são essenciais para ter uma pele saudável e jovem por mais tempo. Por esse motivo, quando você se alimenta mal, fica mais suscetível às imperfeições da pele.

O consumo excessivo de gorduras e açúcares, bem como os alimentos processados, afeta a produção de colágeno e elastina e acelera o envelhecimento, como afirma este estudo da Universidade de Anhui (China). 

Sem mencionar que, infelizmente, muitos produtos alimentares também estão repletos de toxinas e substâncias químicas nocivas que afetam a pele, conforme sugerido por este estudo do Institute of Pharmaceutical Education Society (Índia). Sua inclusão na dieta afeta a circulação e, portanto, interfere na oxigenação da pele.

Dicas:

  • Tente aumentar o consumo de alimentos orgânicos: frutas, legumes, grãos integrais e carnes magras.
  • Evite ao máximo alimentos processados, embutidos e produtos de panificação industrial.
  • Substitua refrigerantes por água.

6. Sedentarismo

O estilo de vida sedentário traz muitas consequências para a saúde. O que muitos não sabem é que, de alguma forma, também afeta negativamente a beleza da pele. Fazer exercício é essencial para manter um corpo bonito e cheio de vitalidade.

Dicas:

  • Dedique pelo menos 30 minutos por dia a uma rotina de exercícios.
  • Se você tiver alguma limitação física, consulte um profissional sobre qual treinamento você deve adotar.

Agora que você conhece os maus hábitos que envelhecem, tente levar uma vida mais saudável para não sofrer seus efeitos. Isso, sem dúvida, irá te ajudar a promover o seu bem-estar geral. Você está preparado para combater esses maus hábitos que te envelhecem?