10 exercícios para ajudar a criança a aprender a andar

16 Dezembro, 2019
Quando se aproxima o primeiro ano de seu bebê ele estará dando seus primeiros sinais de que está pronto para aprender a andar. Partilhamos alguns exercícios para estimular o seu filho a dar os primeiros passos.

Entre os 11 e 12 meses seu bebê vai andar sozinho. Embora seja normal atingir esse marco de desenvolvimento entre os 9 e 15 meses. Por isso não devemos nos preocupar se um bebê completar um ano e ainda não andar. Mas podemos realizar alguns exercícios ou brincadeira para ajudar a criança a aprender a andar

Caminhar chegará pouco a pouco. Seu bebê dará sinais de que está pronto para andar. Não para de se movimentar. Procura se apoiar em móveis, cadeiras, caixas ou qualquer coisa que possa apoiá-lo a ficar de pé por algum tempo. E ama que os adultos o ajudem a se levantar! Quando a criança começa a andar inicia-se um novo estágio de aprendizado e brincadeiras. Certamente você vai acabar irremediavelmente exausto. Terá que ir atrás do seu bebê nas suas andanças. Mas você também ficará em êxtase ao compartilhar novas aventuras com o seu pequeno.

Incentive seu filho a aprender a andar!

Irmãos podem ajudar os pequenos a aprender a caminhrar

Caminhar nem sempre é um processo fácil para o seu filho. É uma conquista extraordinária no desenvolvimento das habilidades motoras grossas da criança. Certamente, mais cedo ou mais tarde, seu filho será o seu parceiro em suas caminhadas. Para ajudar a criança a andar você deve fortalecer os músculos de suas pequenas pernas. Faça uma prática diária, mas permita-lhe que se divirta. A brincadeira é a melhor ferramenta de aprendizagem, enquanto você evita o desconforto muscular, quando já comece a andar.

Você pode estar interessado em conhecer: Capacidade motora das crianças: 10 dicas para estimulá-la

1. Pedalar

Ele gosta de pedalar. Depois da hora do banho, ou quando for trocar-lhe a fralda tome suas pernas e faça o movimento como se estivesse pedalando em uma bicicleta. Flexione as pernas e leva-as até o abdômen. Deixa que as estique com força.

2. Incentive-o a engatinhar

Coloque a criança de barriga para baixo em um cobertor no chão, e atraia a sua atenção com um brinquedo muito impressionante. Ela tentará engatinhar, então coloque as palmas das mãos na planta dos seus pés para poder usá-las para ganhar impulso. Então, pouco a pouco, começará a engatinhar.

3. Divirta-se na hora do banho!

Bebê gatinhando

Imitar nadadeiras é um exercício extraordinário para o seu bebê, embora não gostemos de como o banheiro fica depois. Tire muito proveito da emoção desse momento divertido e lucrativo para fortalecer suas pernas. Mais do que um exercício, é uma brincadeira muito divertida.

4. De pé

Incentive-o a levantar-se e ficar de pé. Gradualmente, sua curiosidade e necessidade de explorar o forçarão a se levantar. Ajude-o a levantar-se com o apoio das barras de berço, coloque brinquedos ou objetos que possam chamar sua atenção para que seu filho se atreva a ficar de pé.

5. Com um dedo só

Quando o seu bebê começar a dar os primeiros passos, ofereça um de seus dedos para que mantenha o equilíbrio quando estiver parado. Pouco a pouco dará passinhos, e terá seu apoio para evitar acidentes.

  1. Pegue-o

Outro jogo para ajudar a criança a aprender a andar é buscar uma cadeira pequena e ficar de pé ao lado dela, segurando um objeto que chame a sua atenção. Ele usará a cadeira como suporte para levantar-se e alcançá-lo.

7. Com os pés descalços

Para ajudar a criança a andar, um ótimo exercício, mesmo que não pareça, é deixar o seu bebê descalço em casa. Isso permitirá que melhore seu equilíbrio, sua aderência ao solo, sua percepção do ambiente, e sua relação com o mesmo.

8. Esticado sobre suas pernas

Quando já tiver força nas pernas, brinque com o seu bebé e ponha-o sobre suas pernas, para que estique as suas e tente manter-se de pé. Você também pode aproximar suas mãos para que as utilize como apoio e possa levantar-se.

9. Com um apoio

Você pode encontrar um dispositivo para ajudar a criança a andar, como um andador, um carrinho de compras de brinquedo, ou uma cadeira de boneca que tenha rodas. Como os bebês gostam de empurrar os objetos, se sentirá seguro e confiante para dar alguns passos, agarrando esse interessante brinquedo.

10. Abordagem

Quando seu filho já puder ficar em pé você pode agarrar-lhe as mãos e ajudá-lo a dar os primeiros passos pouco a pouco. Quando se sentir confiante, você pode afastar-se um pouco e encorajá-lo a dar os primeiros passos tentando se aproximar de você.

Recomendamos que você leia: Brincadeiras no parque para se divertir com seu filho

Recomendações finais para ajudar a criança a aprender a andar
Criança indo à creche

Proteja o local para que o momento de aprender a andar seja seguro e confortável.

As quedas são inevitáveis. Quando seu filho cair, evite assustar-se demais. Sua reação o assustará mais do que qualquer possível golpe. O temor, medo e insegurança também são aprendidos. Uma queda pode causar um recuo no processo de caminhar. Por esse motivo é importante fornecer um ambiente seguro para ajudar a criança a andar. Não deve haver objetos perigosos no local, nem cantos afiados sem proteção. Além disso, a área deve estar livre de riscos, como tomadas elétricas ou fios soltos.

Quando se preocupar? Se uma criança não conseguiu andar após os 18 meses o pediatra deve ser consultado, pois este dará a orientação adequada para descartar algum problema grave.

 

  • Desarrollo de los niños que comienzan a caminar. MedlinePlus. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/002010.htm
  • Melissa W. Clearfield. 2011. Learning to walk changes infants’ social interactions. Infant Behavior and Development. https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2010.04.008.
    (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0163638310000597)