Benefícios de andar descalço

· 15 de maio de 2014
Caminhar descalços nos oferece uma sensação de bem estar e diversos benefícios, mas se não estamos acostumados a fazê-lo, devemos começar pouco a pouco para não machucar nossos pés.

Ao contrário do que muitos acreditam, andar descalço traz benefícios para a saúde, já que desse modo é possível exercitar e fortalecer todos os músculos do pé.

Quando não estamos acostumados é necessário começar com calma.

Realizamos um aquecimento prévio até começarmos a sentir aquela sensação de liberdade de caminhar sem sapatos.

Nos primeiros dias podemos fazê-lo durante 15 ou 20 minutos.

O que sabemos sobre isso?

Estudos  mostraram que o contato direto dos pés com o chão traz muitos benefícios para  corpo e  mente.

Como sabemos, os pés têm muitas terminações nervosas que, quando em contato com a terra, ajudam a eliminar do corpo elementos prejudiciais como estresse e ansiedade.

É melhor fazê-lo diretamente na terra, sobre a grama e ao ar livre, mas não tendo esta possibilidade, pode ser realizado em casa, nos pisos de madeira ou cimento.

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Benefícios de andar descalço

Andar descalço na grama

  • Estimula a circulação sanguínea, o que, por sua vez permite uma melhor oxigenação.
  • Permite que o organismo elimine com maior facilidade uma boa quantidade de gorduras e toxinas.
  • Elimina o estresse, a depressão e a neurose, fortalecendo o sistema nervoso.
  • Previne as varizes, já que fortalece o sistema venoso e permite melhor distribuição dos nutrientes em todo o organismo.
  • Ao andar descalço, exerce-se pressão sobre todas as terminações nervosas que estão ligadas a diferentes órgãos do corpo, o que permite curar algumas doenças causadas pela obstrução destes canais de energia chamados de meridianos.

Há uma terapia chamada reflexologia, que libera a energia acumulada que não flui naturalmente, causando vários tipos de doenças, principalmente a de um sistema nervoso muito alterado. A liberação é realizada pressionando pontos estratégicos nas solas dos pés. Ao andar descalço, estes pontos são pressionados naturalmente, relaxando-nos e melhorando a nossa saúde. No entanto, é muito mais eficaz quando realizado sobre a grama.

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Lembre-se…

Embora essa seja uma terapia relaxante bastante fácil de executar, é preciso tomar alguns cuidados, já que certos elementos no chão  podem prejudicar nossos pés.

Também, é essencial começar aos poucos e aumentar gradativamente a duração dessa prática à medida que os músculos se fortalecem.

E você, já fez isso? Se começar, certamente vai adorar! Experimente.

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Nazario, P. F., dos Santos, J. O. L., & Avila, A. O. V. (2010). Comparação da distribuição de pressão plantar em sujeitos com pés normais e com pés planos durante a marcha. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. https://doi.org/10.5007/1980-0037.2010v12n4p290