6 dicas para fortalecer seu sistema nervoso

Alguma vez você já se perguntou o que pode fazer para otimizar o seu sistema nervoso? É possível fazer isso incorporando alguns hábitos simples em nosso dia a dia.

Neste artigo falamos sobre os hábitos e truques que você pode aplicar para fortalecer seu sistema nervoso e certificar-se de mantê-lo em boas condições por muito tempo.

O que o sistema nervoso faz?

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O sistema nervoso regula todas as funções do corpo humano ao encarregar-se da sua preparação e execução.

Também capta os estímulos sensoriais que recebemos diariamente através dos neurônios. Estes transmitem impulsos elétricos que carregam todas as informações do corpo para realizar suas funções normalmente.

1. Hábitos alimentares que ajudam a fortalecer seu sistema nervoso

É fato que a alimentação influencia profundamente a nossa saúde. Quando você tem uma dieta adequada e variada, é simples fortalecer seu sistema nervoso juntamente com o resto do seu corpo.

Se a sua dieta for deficiente, você deverá procurar consumir regularmente os seguintes alimentos:

Ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos essenciais são necessários para o funcionamento normal do corpo. No entanto, como nosso corpo não pode sintetizá-los, devem ser obtidos através da dieta.

Os alimentos que nos dão mais ácidos graxos são:

  • Salmão
  • Abacate
  • Amêndoas
  • Azeite de oliva
  • Brócolis
  • Couve de Bruxelas
  • Linhaça

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Além de fortalecer o seu sistema nervoso, fortalece os ossos evitando a osteoporose.

Também é útil para controlar a pressão arterial, regular a síndrome pré-menstrual e desempenha um papel importante na menopausa.

Pode ser encontrado em alimentos como:

  • Chocolate amargo
  • Laticínios
  • Vegetais (espinafre, alface, acelga)
  • Sardinha
  • Amêndoas
  • Grão de bico
  • Ovos
  • Azeitonas

Vitaminas do complexo B

São vitaminas hidrossolúveis essenciais para o desenvolvimento do corpo. Contribuem para o metabolismo dos alimentos, o que é extremamente importante para fortalecer seu sistema nervoso.

Entre os alimentos estão:

  • Levedura
  • Moluscos
  • Salsa
  • Nozes
  • Legumes (cogumelos, cenoura, alface, espinafre)
  • Cereais e pseudocereais (aveia, farelo de trigo, grãos de soja)
  • Carne
  • Queijo
  • Gema de ovo

2. Evite hábitos nocivos

É bem conhecido que o consumo de substâncias tóxicas, tais como álcool e tabaco, é altamente prejudicial à saúde.

Estes hábitos favorecem o desenvolvimento de doenças, tais como:

  • Diabetes do tipo 2
  • Hipertensão arterial
  • Doenças pulmonares crônicas (enfisema pulmonar, câncer)
  • Doenças vasculares cerebrais

Ao evitar o consumo destes componentes nocivos você contribui diretamente para fortalecer seu sistema nervoso.

Além disso, ao fumar e consumir álcool seu cérebro entra em contato com produtos químicos que afetam sua saúde de maneira significativa.

3. Pratique atividade física

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É importante fortalecer o seu sistema nervoso com a prática regular de exercícios. Com isso, você pode liberar o estresse que afeta sua saúde mental.

Uma das rotinas de atividades físicas mais adequadas é a ioga. No entanto, você pode escolher a rotina que mais lhe agrada e inspira.

É aconselhável que pratique, pelo menos, 30 minutos de atividade física, três vezes por semana. O ideal seria a prática diária de qualquer atividade física.

4. Infusões

Não é segredo que a cafeína é um energizador poderoso. O problema é que o seu consumo a longo prazo traz consequências diretas sobre o nosso sistema nervoso.

Há outras maneiras de começar o dia com energia sem a necessidade do consumo de cafeína.

Recomenda-se trocar esta bebida por um bom suco verde. Dessa forma você obtém energia e nutrientes naturalmente.

Outra maneira de reforçar o seu sistema nervoso é através da infusões de:

  • Camomila
  • Alecrim
  • Eucalipto
  • Gengibre
  • Limão
  • Valeriana
  • Chá verde

5. Tome bastante luz solar

Embora a exposição excessiva ao sol seja altamente prejudicial para a saúde da sua pele, em pequenas doses a luz solar ajuda a melhorar o funcionamento do nosso corpo.

Entre os efeitos mais importantes da luz solar sobre a saúde estão:

  • Impede o câncer de mama.
  • Desinfeta e cura feridas.
  • Ajuda a combater doenças de pele como a psoríase e a acne.
  • Reduz o colesterol através de sua conversão em hormônios esteroides.
  • Melhora a oxigenação do sangue.
  • Otimiza o funcionamento do sistema imunológico.
  • Promove o crescimento infantil.
  • Melhora a saúde dos neurônios.

6. Faça atividades culturais

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A música não só afeta positivamente o seu humor, mas também pode melhorar e fortalecer o seu sistema nervoso.

Isso acontece porque os neurônios são forçados a exercitar e trabalhar diferentes áreas do cérebro.

O mesmo ocorre com:

  • A leitura
  • O desenho
  • O artesanato
  • O xadrez
  • Sudokus

Escolha o que você gosta e coloque em prática pelo menos alguns minutos por dia.

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Preste atenção ao seu sistema nervoso

É importante manter sempre o seu sistema nervoso saudável. Com essas dicas você pode fazer isso sem grandes preocupações.

Lembre-se de que ao manter uma rotina saudável você contribui não só para otimizar o desempenho do seu sistema nervoso, mas também pode prevenir doenças leves e graves.

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