Quanto precisamos caminhar diariamente para emagrecer?

29 Novembro, 2019
Se você não está acostumado a caminhar e nem a fazer qualquer tipo de atividade física, deve começar pouco a pouco e ir aumentando o tempo conforme for se habituando ao exercício.
 

Todos gostariam de fazer alguma atividade física regularmente, no entanto, poucos realmente se dedicam a este objetivo. É que mudar a rotina da noite para o dia é complicado. Mas com o hábito de caminhar podemos alcançar esse objetivo de forma prazerosa.

Mas não adianta nada cumprir tudo ao pé da letra nas primeiras semanas e depois voltar a uma vida sedentária. Segundo esse estudo feito pela Universidade Austral do Chile, essa atitude está ligada a um aumento do risco de sofrer de doenças cardiovasculares. A seguir vamos te dar as dicas para perder peso com a simples ação de caminhar todos os dias.

Perder peso

Para começar, queremos dizer que emagrecer é mais fácil do que parece. Não é preciso investir em uma academia luxuosa ou em cremes redutores. Sabe o que você precisa fazer? Só uma coisa: caminhar. Segundo esse estudo publicado pela Revista Costa-riquenho de Saúde Pública, a caminhada contribui não só para melhorar nossa musculatura e nos ajudar a emagrecer, como também para melhorar a capacidade pulmonar e o sistema cardiocirculatório.

Se você está cansada de ver a gordura extra se acumulando e já tentou tudo, mas ela não vai embora da região abdominal, então é hora de se movimentar.

A razão? Caminhar é um exercício aeróbico, ou seja, quando é realizado, a maioria dos músculos trabalham e queimamos uma alta quantidade de calorias. Além disso, o corpo se oxigena e mantemos o coração em bom estado.

Caminhar para emagrecer

 

Quem pode fazer este exercício?

Caminhar é bom em qualquer idade

A atividade física conta com numerosas evidências científicas que corroboram que qualquer um pode e deve se exercitar. Tanto alguém acostumado a fazer exercícios como pessoas que nunca fizeram nenhuma atividade física.

No entanto, é recomendável consultar um médico para avaliar seu estado de saúde. Desta maneira, é possível descartar qualquer alteração física, respiratória ou cardíaca.

Com que frequência devo caminhar?

Para começar, é importante agir de acordo com a sua condição física. Se faz tempo que você não se exercita, evite fazer caminhadas extremas. Sendo assim, comece com períodos curtos (entre 10 e 15 minutos), com uma velocidade moderada.

  • Você pode começar fazendo duas vezes por semana e, então, ir aumentando pouco a pouco.
  • A chave está em ser consistente para construir o hábito.
  • Se você caminhar diariamente por, pelo menos, 30 minutos e cuidar da sua alimentação, os resultados não vão demorar.

Leia também: 5 exercícios de ioga para emagrecer

Use um pedômetro para contar seus passos

 

O pedômetro é desenhado especialmente para contar o número de passos dados durante uma caminhada, mas também a velocidade, distância e ritmo. Isso serve como incentivo para traçarmos uma meta. Ou seja, aumentar o número de passos dados e a velocidade para perder peso.

Você pode até usá-lo para ir ao trabalho ou enquanto faz as tarefas do lar. No final do dia ele dirá quantos passos você deu e as calorias queimadas, e você saberá o quanto deve aumentar de acordo com a sua meta.

Leia também: Dieta saudável, aprenda a fazê-la corretamente

Vantagens

  • Ajuda a prevenir a obesidade.
  • Fortalece os ossos para evitar fraturas e prevenir a osteoporose.
  • Melhora a circulação e, assim, fortalece o coração.
  • Evita o estresse, a ansiedade e a depressão devido à produção de endorfinas.

Recomendações

Garota se alongando

  • Uma vez que você tenha visitado o médico, trace uma meta, mas não se sobrecarregue.
  • Não deixe de caminhar nenhum dia. Se não conseguir caminhar toda a semana, organize um horário e defina objetivos menores.
  • Use uma roupa e tênis confortáveis.
  • Não se esqueça de se aquecer antes de caminhar, por pelo menos cinco minutos. Ao terminar, faça alongamentos.
 
  • Cuide da sua alimentação, reduza a ingestão de gorduras e coloque em prática o hábito de comer bem.
  • Mantenha uma boa postura: costas retas, abdômen contraído e ombros relaxados. Segundo esse estudo da Universidade de Ciências Médicas de Matanzas (Cuba), uma má postura pode gerar problemas nas costas.
  • Controle a respiração. Inspire e expire de acordo com o seu ritmo. Você pode tentar algumas técnicas, como as especificadas nessa pesquisa, já que além disso também te ajudará a aliviar o estresse emocional.

Em resumo…

Uma simples caminhada pode contribuir de forma significativa para a perda de peso. Além disso, é um exercício perfeito para fugir do sedentarismo, já que é de baixo impacto e não supõe muito esforço. O melhor de tudo é que toda as pessoas podem praticá-lo, sem importar sua idade.

O mais importante é ser constante na prática e, principalmente, realizar o exercício pouco a pouco conforma a sua condição física. Além disso, é conveniente complementá-lo com uma boa dieta e se assegurar previamente do seu estado de saúde. Em certas condições, o médico pode sugerir não caminhar ou fazê-lo de forma muito suave.

Por último, não ignore seu corpo! Ou seja, diante de qualquer sintoma de enjoo, pressão alta ou cansaço excessivo, pare ou diminua a velocidade.