5 exercícios de ioga para emagrecer

Os exercícios de ioga são um excelente complemento para perder peso e tonificar os músculos. De fato, podem ser usados como alternativa das rotinas de treinamento tradicionais.

Última atualização: 26 Janeiro, 2020

Os exercícios de ioga para emagrecer se transformaram em uma das alternativas favoritas das pessoas que lutam contra o sobrepeso. Ainda que seja necessário adotar outras medidas para eliminar esses quilos a mais, este tipo de atividade é muito benéfico.

De fato, alguns estão preferindo estes exercícios ao invés do treinamento físico tradicional, já que permite queimar gordura e fortalecer os músculos ao mesmo tempo. Além disso, melhoram o bem-estar emocional e ajudam a controlar a ansiedade que nos conduz a comer demais.

O melhor de tudo é que pode pôr em prática em qualquer lugar, pois reúne uma série de posturas que não tomam muito espaço e são fáceis de fazer. Ainda não tentou? Hoje compartilhamos 5 opções interessantes para que inicie este exercício.

1. Postura do camelo

Postura de ioga para emagrecer

A postura do camelo ou Ustrasana é um exercício completo de ioga para emagrecer e tonificar. Se recomenda para diminuir medidas do abdômen, já que trabalha de forma especial esta área do corpo.

Como fazer?

  • Fique de joelhos sobre um lugar próprio para praticar ioga, pode ser uma esteira ou um tapete. Se assegure de que os joelhos fiquem separados e alinhados com a largura do quadril.
  • Se apoie sobre as pontas dos pés, de tal maneira que o peito do pé fique elevado sobre a esteira.
  • Depois, alongue os braços para frente e jogue o corpo para trás.
  • Sustente a posição durante 10 ou 15 segundos, mantendo o abdômen contraído.
  • Faça entre 3 e 6 repetições.

2. Postura da cobra

A cobra é uma postura de ioga que fortalece os músculos da parte baixa das costas e o abdômen. Inclusive, é recomendada para reafirmar os glúteos e reduzir a acumulação de gordura nos quadris.

Como fazer?

  • Deite de barriga para baixo sobre a esteira para ioga, se apoie sobre o abdômen com as pernas alongadas.
  • Coloque as palmas das mãos do lado do peito e levante a parte superior do corpo.
  • Se dobre para trás o quanto puder e olhe para cima.
  • Segure por 10 segundos e depois relaxe.
  • Faça entre 5 e 8 repetições.

3. Postura do guerreiro

Postura de ioga para emagrecer

O guerreiro é um exercício de ioga para emagrecer que, dentre outras coisas, aumenta a capacidade dos seus pulmões. Através de sua prática se trabalham em conjunto os músculos abdominais, as pernas e os glúteos.

Como fazê-la?

  • Pare no chão em uma posição reta e separe as pernas.
  • Gire a perna direita para o lado direito e mantenha a perna esquerda a frente, formando um ângulo de 90 graus.
  • Levante as mãos para cima e alongue-as o quanto puder. Junte as palmas em posição de oração e olhe para cima.
  • Faça uma respiração profunda, relaxe e repita a atividade com o lado contrário.
  • Faça entre 10 e 12 repetições.

4. Postura de pinça

Esta postura é uma das melhores opções de ioga para emagrecer, principalmente quando o objetivo é combater a gordura abdominal. É muito fácil de fazer, ainda que requer um pouco de resistência física e flexibilidade.

Como fazê-la?

  • Sente-se sobre a esteira, com as costas retas e as pernas alongadas para frente.
  • Exale e dobre o corpo para frente, tratando de tocar as pontas dos pés com as mãos.
  • Trate de agarrar os dedos dos pés e descanse a frente na parte superior das panturrilhas ou sobre os joelhos.
  • Mantenha a posição durante 10 segundos e descanse.
  • Procure completar 8 ou 10 repetições.

5. Postura do arco

Postura de ioga para emagrecer

Para finalizar, esta simples série de exercícios de ioga para emagrecer queremos recomendar a clássica postura do arco. É uma atividade de flexibilidade e concentração que permite queimar gordura e fortalecer os glúteos. Além disso, oferece mais estabilidade à coluna vertebral e previne doenças.

Como fazê-la?

  • Se apoie sobre a esteira com o abdômen e dobre as pernas para trás.
  • Levante as pernas para trás para conseguir formar um arco.
  • Levante a parte superior do corpo e mantenha o olhar para frente
  • Em seguida, estenda os braços para trás e trate de agarrar as pernas com as mãos.
  • Inale e exale profundamente e mantenha por 10 segundos, no mínimo.
  • Descanse e faça 5 repetições.

Está tentando emagrecer e ainda não faz exercício? Se não quer seguir uma rotina de academia, opte por estas posturas interessantes da ioga. Ainda que a princípio seja um pouco tedioso dominá-las, pouco a pouco aumentará a flexibilidade e a resistência.