Rotina de exercícios para tonificar e aumentar as panturrilhas

É essencial que, sem importar qual o tipo de exercício que você escolherá para aumentar as panturrilhas, combine uma série de alongamentos para evitar possíveis cãibras e lesões.
Rotina de exercícios para tonificar e aumentar as panturrilhas

Última atualização: 24 Dezembro, 2020

Você quer trabalhar as pernas e melhorar a aparência das panturrilhas? Nesse caso, você deve saber que existe uma rotina de exercícios que pode ajudá-lo a tonificar e aumentar as panturrilhas. Além disso, também pode ser benéfico para modelar as pernas e, assim, ter uma aparência melhor.

Tanto em mulheres quanto em homens, pernas tonificadas com músculos bem definidos podem ajudar a alongar a figura. No entanto, nem tudo gira em torno da aparência física; exercitar as pernas também ajuda a conseguir uma boa postura.

Embora normalmente você não perceba, a maneira como pisa e caminha influencia na saúde do seu corpo. Portanto, é recomendável que você cuide da higiene postural de várias formas, principalmente fazendo exercícios.

Rotina para tonificar e aumentar as panturrilhas

Alguns estudos sugerem que aumentar as panturrilhas por meio de exercícios pode melhorar a capacidade de equilíbrio. Isto é muito importante, especialmente no caso de adultos mais velhos.

Por outro lado, um estudo publicado no Journal of Vascular Surgery concluiu que o exercício para tonificar a panturrilha pode ajudar a melhorar o desempenho da caminhada e aumentar a densidade do volume mitocondrial no músculo gastrocnêmio.

Entre outras coisas, assim como outras formas de exercício, ajuda a melhorar a circulação, prevenir e reduzir o risco de doenças graves. No entanto, é fundamental complementá-lo com uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Além disso, você deve ser constante com sua prática para obter benefícios relevantes. Portanto, se você deseja tonificar e aumentar as panturrilhas, comece praticando as opções que compartilharemos a seguir.

1. Subir e descer escadas

tonificar e aumentar as panturrilhas
Subir e descer escadas é um exercício que ajuda a aumentar a queima de calorias. Por isso, é recomendada nas rotinas de exercícios para a perda de peso.

Sem dúvida, um dos melhores exercícios para aumentar as panturrilhas é subir e descer escadas. Além disso, é uma atividade simples, econômica e livre de riscos que pode ser praticada em muitos lugares.

Merece a primeira posição em nossa rotina, já que podemos fazer isso todos os dias com um pouco de disciplina e lutando contra a preguiça.

  • Sugerimos que você pare de usar o elevador do seu prédio e comece a tonificar os músculos.
  • Lembre-se de que os músculos que usamos para subir e descer os degraus são diferentes, então você deve combinar os dois (subida e descida).

2. Passeie pela cidade ou faça caminhadas

A caminhada, que envolve passeios a pé pelo campo ou montanhas, é um dos esportes mais praticados para fortalecer as pernas. Além da atividade física, proporciona calma interior, uma vez que se desenvolve na natureza.

No entanto, se não for possível sair da cidade, podemos caminhar todos os dias, pelo menos, por meia hora. Teremos um incentivo para conhecer novos lugares e até nos trazer alguma recompensa ao longo do caminho.

3. Bicicleta

Quer seja na cidade, no meio da natureza ou sem sair de casa em uma bicicleta estática, como mostram alguns estudos, praticar alguma modalidade com ciclismo melhorará a sua capacidade anaeróbica e desenvolverá suas pernas com as pedaladas.

No entanto, devemos lembrar que é importante usar as roupas e acessórios adequados para fazer este esporte. Além disso, na medida do possível, é bom ter uma boa bicicleta.

4. Natação

Todo mundo sabe que nadar ajuda a tonificar os músculos de todo o corpo. Portanto, pode complementar a sua rotina para tonificar e aumentar a panturrilha. Além disso, de acordo com um estudo publicado no Journal of Exercise Rehabilitation, também melhora a flexibilidade e a força física.

A natação é um dos esportes mais completos que existe, porque todos os músculos envolvidos são trabalhados ao mesmo tempo. Além disso, também melhora a coordenação, a capacidade e desempenho dos pulmões e do coração.

5. Pesos no tornozelo

Existe uma grande variedade de pesos que são colocados nos tornozelos com um simples velcro ou cinta. Com este complemento, podemos fazer todo tipo de atividades, já que as nossas panturrilhas terão um peso adicional.

Lembre-se de começar com pouco peso para evitar lesões ou cãibras. Além disso, não se esqueça de alongar antes e depois. Desta forma, conseguiremos desenvolver esses músculos ao máximo de forma segura.

6. Agachamentos com saltos

tonificar e aumentar as panturrilhas

De acordo com uma publicação no International Journal of Sports Physical Therapy, o agachamento pode estimular a atividade dos músculos da panturrilha, bem como dos músculos isquiotibiais, do quadril e abdominais.

  • Para isso, você deve flexionar os joelhos e abaixar o máximo, depois pular em um impulso vertical.
  • Ao pisar o chão, desça novamente e repita tudo outra vez.
  • Você pode começar com 4 séries de 12 repetições. Você notará a melhora em pouco tempo.

7. Pular corda

Pular corda é um exercício muito completo que nos dá tônus ​​muscular e pernas fortes dentro de algumas semanas de prática. O equilíbrio corporal também é trabalhado e, acima de tudo, a resistência física.

Pular corda implica um esforço direto da panturrilha com o qual, além disso, melhoramos a nossa saúde cardiovascular.

Alguns dos esportes mais intensos, como o boxe, usam exercícios de pular corda para melhorar a sua eficácia.

8. Elíptica

tonificar e aumentar a panturrilha

Com a máquina elíptica, que é projetada para cobrir um grande número de movimentos, trabalhamos tanto as panturrilhas quanto os braços. Além disso, este exercício reduz o risco de lesões se o fizermos da maneira correta.

Como podemos ver, há vários tipos de exercícios para tonificar e aumentar as panturrilhas e fortalecer as pernas. Leve em conta que devem ser praticados de forma constante para trazerem bons resultados. Além disso, devemos manter hábitos saudáveis.

Pode interessar a você...
3 exercícios para ter coxas e panturrilhas firmes
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 exercícios para ter coxas e panturrilhas firmes

Muitas mulheres querem ter coxas e panturrilhas firmes e torneadas. Se esse é o seu caso, saiba que não é preciso ir à academia para alcançar esta meta.



  • Ema R, Ohki S, Takayama H, Kobayashi Y, Akagi R. Effect of calf-raise training on rapid force production and balance ability in elderly men. J Appl Physiol (1985). 2017;123(2):424–433. doi:10.1152/japplphysiol.00539.2016
  • Hongu N, Shimada M, Miyake R, Nakajima Y, Nakajima I, Yoshitake Y. Promoting Stair Climbing as an Exercise Routine among Healthy Older Adults Attending a Community-Based Physical Activity Program. Sports (Basel). 2019;7(1):23. Published 2019 Jan 18. doi:10.3390/sports7010023
  • Morris, J. N., & Hardman, A. E. (1997). Walking to health. Sports Medicine. https://doi.org/10.2165/00007256-199723050-00004
  • Panis LI. Cycling: health benefits and risks. Environ Health Perspect. 2011;119(3):a114–a115. doi:10.1289/ehp.1003227
  • Eliassen W, Saeterbakken AH, van den Tillaar R. COMPARISON OF BILATERAL AND UNILATERAL SQUAT EXERCISES ON BARBELL KINEMATICS AND MUSCLE ACTIVATION. Int J Sports Phys Ther. 2018;13(5):871–881.
  • Trecroci A, Cavaggioni L, Caccia R, Alberti G. Jump Rope Training: Balance and Motor Coordination in Preadolescent Soccer Players. J Sports Sci Med. 2015;14(4):792–798. Published 2015 Nov 24.