O que fazer antes, durante e após os exercícios

19 de novembro de 2019
Você sabia que existem alguns erros que podem minimizar a eficácia do seu treinamento? Como a própria prática em si, também é essencial prestar atenção ao que fazemos antes e depois dos exercícios.

As decisões que tomamos e tudo o que fazemos antes, durante e após os exercícios físicos afetam os resultados que estamos procurando. Portanto, levar em consideração as chaves que mencionaremos será essencial para alcançar as metas que forem estabelecidas.

Como se preparar antes dos exercícios?

Mulher carregando uma bandeja de comida com suco, laranjas e uma tigela com frutas após o exercício.

Antes de se exercitar, é essencial nos alimentarmos adequadamente. Certamente, em alguma ocasião, ouvimos dizer que é melhor fazer “cardio” com o estômago vazio. No entanto, isso não é verdade. Quando nos exercitamos com o estômago vazio, podemos sofrer algumas destas consequências:

  • Tontura: o corpo precisa de energia e, como não a possui, porque não comemos, sentimos tonturas. Nesses casos, o ideal é interromper a atividade física e fornecer o que o organismo precisa.
  • Queda da pressão: exercícios intensos, somados ao fato de não termos comido, fará com que nossa pressão caia, nos obrigando a parar. É a maneira que nosso corpo tem de nos informar que precisamos nos alimentar.

Na academia, se alguma vez fomos, certamente vimos alguém sofrer de tontura ou pressão baixa durante o exercício. Na grande maioria dos casos em que isso ocorre, é porque a pessoa está com o estômago vazio. Portanto, você tem que comer bem.

Idealmente, introduza um laticínio, uma fruta e alguns carboidratos. Também devemos comer duas horas antes de fazer exercícios, para não nos sentirmos pesados ​​e para que o esforço físico não nos faça sentir ânsia de vômito.

Outra das chaves que devemos ter em mente antes de fazer exercícios é a importância do alongamento. O alongamento antes das atividades físicas prepara o corpo para o treinamento, evitando assim lesões ou uma sobrecarga nos joelhos, por exemplo, se vamos correr.

Leia também este artigo: Você sabia que correr 1 hora por dia prolonga a sua vida?

E durante?

Durante os exercícios, você também deve ter clareza sobre determinadas dicas específicas para que seu desempenho não seja reduzido. Portanto, sempre que fizer algum esforço físico, é preciso que esteja clara a necessidade de se hidratar.

Quando nos exercitamos, principalmente se é verão, perdemos muitos líquidos que precisamos recuperar. Sempre carregue uma garrafa de água, essa é uma medida essencial para evitar tonturas devido à desidratação.

Além disso, outra das chaves que devemos ter em mente é que é melhor se exercitar pouco, mas bem feito, do que muito e mal. Às vezes, temos pressa e isso nos leva a fazer exercícios com máquinas de maneira inconsciente. Isso pode fazer com que nos lesionemos ou nos levar a não trabalhar adequadamente os músculos que queremos desenvolver.

Da mesma forma, temos que ter muito cuidado ao levantar mais peso do que podemos. Além disso, isso pode ser aplicado ao cardio. Se começamos a fazer cardio recentemente e queremos correr rapidamente como um profissional, podemos nos machucar ou, no dia seguinte, sentirmos uma rigidez que nos impede de sair da cama.

Descubra: O que é melhor? Mais peso ou mais repetições no exercício?

E o que vem após os exercícios?

Depois de executar todas as dicas que demos acima e terminar a sua rotina diária de exercícios, é hora de fechar com um bom alongamento. Isso nos ajudará a relaxar nossos músculos e evitar cãibras quando estamos descansando.

Mulher com sportswear fazendo alongamento ao ar livre.

Uma maneira de ajudar esses alongamentos é tomar um banho após o exercício. Além de nos fazer sentir muito bem, permitirá que nossos músculos relaxem e se acalmem.

Finalmente, após o exercício, devemos nos alimentar corretamente novamente. Em muitas ocasiões, muitas pessoas bebem seu shake de proteína após o exercício, pois ajudam seus músculos a recuperar e aliviar sua fome. Pode ser acompanhado por uma fruta, como uma banana, por exemplo.

O que não podemos fazer, sob nenhuma circunstância, é comer fastfood porque estamos com fome. Um bom pedaço de fruta, suco ou um pouco de manteiga de amendoim com pão é suficiente.

Você costuma seguir as recomendações mencionadas durante seus exercícios? Faz parte do grupo seleto de pessoas que se alongam antes? Esperamos que, a partir de agora, você atinja seus objetivos esportivos graças a essas dicas que te ajudarão a proteger sua saúde.