A melhor rotina de exercícios para principiantes

26 de julho de 2019
Se você quiser começar um esporte, deve fazê-lo gradualmente e sem forçar, pois seu corpo deve ir se acostumando com esta nova atividade, assim você evitará lesões.

É hora de fazer uma mudança em sua vida. Se você quiser perder peso ou teve problemas de saúde, manter um corpo saudável é a chave para uma vida sadia. Se você não sabe por onde começar, incluímos a melhor rotina de exercícios para principiantes.

Certamente, todo começo deve ser realizado gradualmente. O mesmo acontece com o treinamento físico. Portanto, recomendamos que você seja cauteloso e não realize uma rotina intensa que inclua exercícios que seu corpo não pode suportar nesta etapa inicial. Além disso, você corre o risco de sofrer algum tipo de lesão.

Por esta razão, é importante seguir uma rotina de exercícios adequada para principiantes através de movimentos básicos. Você também pode modificar algum exercício em particular se não se sentir bem.

Quais são os objetivos da rotina de exercícios para principiantes?

Todas as rotinas de treinamento para principiantes adequadamente projetadas são criadas com os seguintes objetivos específicos:

  • Melhoria da aprendizagem motora e da coordenação.
  • Aumento da capacidade de trabalho, tolerância de volume e recuperação.
  • Avance na construção de um nível básico de força, músculo e resistência.

Na etapa inicial, esses são os objetivos realmente importantes. Na verdade, alcançá-los permitirá que você atinja outras metas, como aumento de músculos, força, tônus, perda de gordura, melhoria da saúde ou nível de condicionamento físico. Todos eles começarão a acontecer rapidamente como um efeito colateral positivo.

Quer saber mais? Então leia: O esporte melhora o nosso estado psicológico?

A melhor rotina de exercícios para principiantes

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de iniciar uma rotina de exercícios para principiantes é que qualquer treinamento pode ser feito apenas com o seu corpo. Você não precisa de um conjunto de halteres ou equipamentos especiais.

Na verdade, a melhor rotina de treinamento para principiantes pode incluir exercícios que você pode fazer em casa, sem a necessidade de gastar dinheiro. Se você quiser fugir de um estilo de vida sedentário e começar o treinamento físico, recomendamos que você realize a seguinte rotina de exercícios para principiantes:

1. Caminhar

Comece andando

O fato de caminhar traz consigo numerosos benefícios para a saúde e para a mente. Além disso, é um dos exercícios para principiantes que você deve incluir em sua rotina, já que é a melhor maneira de começar a ficar em forma.

Entretanto, recomendamos que você não exceda muito os seus limites e aumente progressivamente a duração de suas sessões em 5 minutos no máximo de cada vez. Lembre-se que de nenhuma maneira a duração da sua primeira sessão não deve exceder 45 minutos.

2. Correr

Para correr a única coisa que você precisa é um bom par de tênis e, logicamente, estar motivado. Você deve saber que será capaz de queimar calorias mais rápido do que com qualquer outra atividade que puder realizar. Além disso, fortalece seus ossos e articulações.

Nos seus primeiros treinos, recomendamos que você não percorra longas distâncias e mantenha um ritmo moderado. Pense que seu corpo deve se acostumar com isso.

Muitos principiantes começam a correr com muita intensidade e pagam o preço por esse erro em apenas alguns minutos. Frustração, esforço excessivo, dores ou até mesmo lesões são apenas algumas das consequências.

3. Andar de bicicleta

Faça ciclismo

O ciclismo é uma excelente opção que você pode adicionar em sua rotina de exercícios. Oferece todos os benefícios que você obtém com qualquer outro exercício cardiovascular. Além disso, é uma boa maneira de treinar e fortalecer seu coração e sistema respiratório, sem sobrecarregá-lo com uma atividade muito exigente.

Aliás, quando você inicia um programa de exercícios, a chave é encontrar algo que te dê prazer e que seja fácil de fazer. É isso que faz da bicicleta uma ótima opção, principalmente para quem começa com uma prática esportiva.

Se você quiser ficar em forma, a bicicleta é um daqueles exercícios que não devem estar fora da rotina de qualquer principiante. Representa uma oportunidade perfeita para entrar em forma enquanto desfruta a natureza. Além de seus benefícios físicos, melhora o humor e aumenta os níveis de energia.

Sabia? Qual o melhor esporte para você de acordo com sua personalidade

4. Treinamento na academia

Para começar a treinar na academia, você pode fazer isso com aparelhos para exercícios aeróbicos para aumentar o nível de resistência ou levantar pesos.

A academia é um lugar ideal para se exercitar. Tenha em mente que você tem todo o equipamento necessário para realizar atividades físicas. Certamente, é um ambiente ideal para obter a motivação necessária para realizar um bom treinamento.

Aliás, se você tiver dúvidas sobre como usar uma máquina ou que tipo de treinamento é melhor para você, conte sempre com a orientação de um profissional capacitado para isso.

Finalmente, se você está pensando em começar uma atividade física, lembre-se de realizar os exercícios com uma intensidade moderada, além de manter a motivação durante a fase inicial. Certamente, dessa maneira, você obterá os resultados esperados!

Então, gostou do nosso artigo? Sendo assim, continue conosco porque temos mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

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