A melhor rotina de exercícios para principiantes

Se você quiser começar a praticar esportes, procure se acostumar aos poucos com essa nova atividade. Você quer saber como começar?
A melhor rotina de exercícios para principiantes

Última atualização: 25 Maio, 2021

Seja porque você quer emagrecer, ganhar massa ou por problemas de saúde, a verdade é que manter um corpo saudável é a chave para uma vida mais plena. Se você não sabe por onde começar, sugerimos a seguinte rotina de exercícios para principiantes.

Segundo pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, o início deve ocorrer aos poucos. E o mesmo acontece com o treinamento físico. Portanto, procure ser prudente e não exagere nos  exercícios que o corpo não consegue suportar nesta fase inicial.

Além disso, você corre o risco de sofrer algum tipo de lesão. Por isso, é importante seguir uma rotina de exercícios para principiantes, incorporando movimentos básicos. Você também pode fazer modificações se não se sentir bem. O que acha de experimentar?

Quais são os objetivos da rotina de exercícios para principiantes?

Todas as rotinas de treinamento para principiantes adequadamente projetadas são criadas com os seguintes objetivos:

  • Aumento da capacidade de trabalho, tolerância de volume e recuperação.
  • Avance na construção de um nível básico de força, músculo e resistência.

Na etapa inicial, esses são os objetivos realmente importantes. Na verdade, alcançá-los permitirá que você atinja outras metas, como aumento de músculos, força, tônus, perda de gordura, melhoria da saúde ou nível de condicionamento físico.

Quer saber mais? Então leia: O esporte melhora o nosso estado psicológico?

A melhor rotina de exercícios para principiantes

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de iniciar uma rotina de exercícios para principiantes é que qualquer treinamento pode ser feito apenas com o seu corpo. Você não precisa de um conjunto de halteres ou equipamentos especiais.

Na verdade, a melhor rotina de treinamento para principiantes pode incluir exercícios que você pode fazer em casa. Se você quiser fugir de um estilo de vida sedentário e começar o treinamento físico, recomendamos:

1. Caminhar

Caminhadas
Uma caminhada diária de 30 minutos pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e o peso. Portanto, é uma atividade saudável contra as varizes.

Caminhar é uma atividade que beneficia a saúde e a mente. Além disso, é um dos exercícios para principiantes que você deve incluir em uma boa rotina, pois é uma das melhores maneiras de começar a entrar em forma.

Os especialistas da Associação Britânica de Ciências do Esporte e Exercício recomendam não exagerar também. Aumente gradualmente a duração das suas sessões em no máximo 10 minutos de cada vez. Nesse sentido, tente não ultrapassar os 45 minutos na primeira sessão.

2. Correr

Para correr a única coisa que você precisa é um bom par de tênis e, logicamente, estar motivado. Você será capaz de queimar calorias rapidamente, fortalecendo os ossos e as articulações.

Nos seus primeiros treinos, recomendamos que você não percorra longas distâncias e mantenha um ritmo moderado. Acima de tudo, tenha em mente que o corpo deve se acostumar com isso.

Em contraste, alguns iniciantes começam a correr muito rápido e pagam o preço por esse erro em apenas alguns minutos. Frustração, esforço excessivo, dor ou até mesmo uma lesão são apenas algumas das consequências.

3. Andar de bicicleta

O ciclismo é uma excelente opção que você pode adicionar em sua rotina de exercícios. Oferece todos os benefícios que você obtém com qualquer outro exercício cardiovascular. Além disso, é uma boa maneira de treinar e fortalecer seu coração e sistema respiratório, sem sobrecarregá-lo com uma atividade muito exigente.

Na verdade, quando você inicia um programa de exercícios, a chave é encontrar algo que te dê prazer e que seja fácil de fazer. Portanto, a bicicleta é uma ótima opção.

bicicleta é a oportunidade perfeita para entrar em forma enquanto aprecia a natureza. Além dos seus benefícios físicos, melhora o humor e aumenta os níveis de energia.

Faça ciclismo

4. Treinamento na academia

Se você quiser começar a treinar na academia, pode experimentar pesos ou usar aparelhos aeróbicos para aumentar o nível de resistência.

A academia é um espaço ideal para entrar em forma, desde que você tenha o equipamento necessário para realizar a atividade física. Além disso, é um ambiente ideal para obter a motivação necessária.

Se você tiver dúvidas sobre como usar uma máquina ou que tipo de treinamento é melhor para vocêbusque o auxílio de personal trainers.

Motivação para realizar a rotina de exercícios para principiantes

Se você estiver pensando em iniciar uma atividade física, lembre-se de começar os exercícios com uma intensidade moderada e manter a motivação durante a fase inicial. Desta forma, e com uma alimentação equilibrada, você obterá os resultados que propôs para si mesmo.

E você? Você tem coragem de começar hoje?

Pode interessar a você...
Como criar sua academia em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como criar sua academia em casa

Para montar uma academia em casa é conveniente dedicar um espaço específico e adaptá-lo às necessidades dos exercícios que queremos realizar.



  • Department of Health Physical Activity Health Improvement and Protection. Start Active , Stay Active. Report. 2011. https://doi.org/10.1146/annurev-publhealth-031210-101151
  • Bash E. Starting Strength Basic Barbell Training. PhD Proposal. 2015.
  • O’Donovan G, Blazevich AJ, Boreham C, Cooper AR, Crank H, Ekelund U, et al. The ABC of physical activity for health: A consensus statement from the British association of sport and exercise sciences. J Sports Sci. 2010. https://doi.org/10.1080/02640411003671212