Qual o melhor esporte para você de acordo com sua personalidade

· 25 de maio de 2018
De acordo com nosso estilo de vida e nossa maneira de ser, podemos escolher um tipo de esporte que se adapte às nossas necessidades e complemente nossa rotina. Veja qual o melhor esporte de acordo com sua personalidade.

Você sabia que nem todos os tipos de esporte são recomendados para todas as pessoas? De acordo com nossa personalidade, nossa rotina ou nossos níveis de atividade e energia, devemos encontrar o melhor esporte para nós.

Descubra neste artigo a atividade física que pode fazer para melhorar nossa qualidade de vida.

Posso encontrar o melhor esporte para mim?

O esporte é essencial para nos manter em forma, prevenir problemas de saúde e alcançar um peso equilibrado. Devemos fazer exercício duas ou três vezes por semana e, se possível, combinar diferentes tipos.

No entanto, se quisermos aproveitar ao máximo, mas que não seja um sacrifício, e sim algo motivador, devemos encontrar o melhor esporte para nós.

A chave está em nossa personalidade. No entanto, fatores como a nossa dinâmica durante o dia, o tipo de trabalho que fazemos, nossos níveis de energia, se temos excesso de peso ou tendência a lesões ou sofrer desconforto, etc., também têm influência.

Leia também: 3 situações em que você deve evitar praticar esportes

1. Auto-exigentes

A Ioga é o melhor esporte para pessoas exigentes

Existe um perfil de pessoa muito auto-exigente, com uma grande ambição de alcançar bons resultados em tudo a que se propõe. A parte boa é que eles são perseverantes e tentam dar sempre o seu melhor.

No entanto, eles são muito estritos consigo mesmos, não perdoam os erros e tendem a sofrer de problemas de saúde. Os mais frequentes são a rigidez muscular e as contraturas.

O melhor esporte para essas pessoas deve ser um que tenha um efeito relaxante que favorece a flexibilidade física e mental.

Ioga pode ser uma boa escolha, sempre e quando não seja também um motivo de auto-exigência. Além disso, podemos combiná-lo com exercícios de alongamento pelo menos uma vez por semana.

2. Preguiçosos ou fatigados

Há pessoas que se propõem a fazer exercício mas sentem que não têm energia. Talvez eles comecem com entusiasmo, mas desistem depois de algumas sessões. A preguiça e a falta de motivação geralmente fazem com que essa pessoa não mantenha sua rotina física.

Para aqueles que possuem essas características, recomendamos começar a praticar esportes intervalados.

  • Isso consiste em realizar exercícios de alta intensidade por curtos períodos de tempo, alternados com descansos curtos.
  • Desta forma, o metabolismo é acelerado, a energia aumenta, a gordura é queimada e é favorecida a tonificação muscular.
  • Podemos aumentar o tempo e a intensidade progressivamente. O resultado é muito satisfatório para aqueles que o praticam.

3. Nervosos

Tai Chi é o melhor esporte para pessoas nervosas

Pessoas de caráter nervoso podem encontrar um equilíbrio saudável ao praticar esportes que os ajudem a relaxar e se concentrar.

Um deles é o Tai Chi, uma técnica chinesa de movimentos rítmicos e coordenados que visa alcançar o equilíbrio interno e liberar energia.

Milhões de pessoas em todo o mundo, homens e mulheres, praticam este esporte hoje.

4. Estressados

Aqueles que estão experimentando um estágio de estresse podem procurar o melhor esporte para descarregar o peso que levam e que pode deixá-los doentes.

Uma boa opção é a natação, que é relaxante, física e mentalmente, graças ao efeito curativo da água. Enquanto nós flutuamos ou mergulhamos, as preocupações assumem uma dimensão mais leve e distante.

Também é altamente recomendável procurar esportes que nos levem a um maior contato com a natureza. Por exemplo, mergulhe no rio ou na praia ou faça excursões.

Podemos combiná-los com jogos familiares, andar com os pés descalços e aproveitar o tempo livre.

Recomendamos que você leia: 9 razões para andar de bicicleta

5. Muito ativos

Dança é o melhor esporte para pessoas muito ativas

Quando uma pessoa é muito ativa, sem viver um excesso de nervosismo ou estresse, pode optar por algum tipo de esporte cardiovascular.

Exercícios como dança ou aeróbica irão ajudá-lo a queimar calorias, acelerar o metabolismo, melhorar o sono e, ao mesmo tempo, se divertir.

Hoje em dia, há uma grande variedade de exercícios cardiovasculares que se adaptam aos gostos e necessidades de cada pessoa. Também depende se queremos nos concentrar mais na tonificação muscular, coordenação, etc.

6. Agressivos

Pessoas com gênio forte ou com tendências agressivas, bem como adolescentes com problemas comportamentais, podem encontrar uma saída nas artes marciais.

Essas velhas técnicas combinam métodos de luta e defesa pessoal, ao mesmo tempo em que reforçam a própria psicologia. A pessoa deve ter confiança em si mesmo, astúcia e inteligência para saber usar sua própria força.