Quais são os benefícios do Tai Chi para a saúde?

· 15 de abril de 2018
A prática do tai chi não apenas nos ajuda a alcançar um maior equilíbrio e evitar quedas, mas também traz benefícios psicológicos e físicos. 

Os benefícios do tai chi, e de todas as artes marciais, são notáveis para a nossa saúde.

Originado na China antiga, o tai chi é uma arte marcial passiva que combina movimentos estruturados de forma firme, lenta e sincronizada, o que o torna um dos exercícios mais eficazes.

Neste artigo falaremos sobre essa arte marcial e sobre quais são os benefícios do tai chi para a sua saúde e para o seu corpo.

Embora o tai chi seja uma arte com grande profundidade de conhecimento e habilidade, pode ser fácil de aprender e oferece benefícios imediatos à saúde e ao corpo.

Os princípios essenciais desta arte marcial incluem a integridade da mente e do corpo através do controle dos movimentos em sincronia com a respiração. Ele nos ajuda a gerar energia interna, paz de espírito, relaxamento e serenidade.

  • O objetivo final do tai chi é cultivar o Qi ou a energia vital interna, fazendo com que ela flua suave e poderosamente por todo o corpo.
  • A harmonia total do ser interno e externo vem da integração da mente e do corpo, fortalecida por um Qi, como estabelecido por um famoso mantra Tao.

Para conseguir resultados ainda melhores, os programas de saúde de tai chi foram modernizados, incorporando a ciência médica para proporcionar benefícios mais rapidamente.

Benefícios do tai chi para a saúde

1. Reduz a dor

Mulher praticando tai chi no parque

Fazer tai chi é muito bom para reduzir a dor associada à osteoartrite.

Proporciona benefícios ainda maiores na redução da dor com a prática frequente, o que permite reduzir ou impedir o consumo de anti-inflamatórios não esteroides.

O tai chi é benéfico para melhorar o equilíbrio e a função física em pessoas com osteoartrite. Outros benefícios também foram encontrados, tais como:

  • Redução de dor e fadiga
  • Melhorias no humor e depressão
  • Aumento da vitalidade e menor taxa de incapacidade de pessoas com artrite reumatóide
  • A prática desta arte marcial pode reduzir os fatores de risco associados à baixa densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa.

2. Melhora a autoestima

Carinha feliz desenhada em mão

Também foi descoberto que o tai chi é um complemento benéfico ao tratamento tradicional do câncer. Ele ajuda a melhorar a autoestima e a qualidade de vida sem um esforço físico excessivo.

Além disso, é fácil de agregar a uma rotina diária e aumenta a amplitude de movimento de braços e ombros em sobreviventes de câncer.

3. Um exercício adequado para pessoas com doença cardíaca

Mulher fazendo tai chi

O principal benefício do tai chi para a saúde deriva do caráter cardiovascular que apresenta, e por isso é um exercício complementar benéfico para aqueles que sofrem de doenças cardíacas.

É uma atividade perfeita para quem não consegue realizar exercícios mais extremos.

Benefícios do tai chi para o corpo

Além disso, o tai chi oferece benefícios que melhoram as habilidades físicas e as condições do seu corpo com a prática, dentre as quais se destacam:

  • Melhora o equilíbrio: os movimentos do tai chi são constantes e lentos, e se movem de um lado para o outro para coordenar os movimentos da parte superior do corpo. Esses movimentos ajudam o núcleo a recuperar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas nos idosos.
  • Força e flexibilidade: pelas mesmas razões, a prática regular e constante do tai chi aumenta a força e o nível de desempenho físico do corpo. Manter uma boa postura é uma parte essencial da prática constante do tai chi. Desta forma, fortalecemos as costas e melhoramos a postura geral do corpo. Além disso, a amplitude de movimentos que esta arte marcial tem também ajuda a melhorar a flexibilidade.
  • Benéfico para o coração: Como exercício cardiovascular, o tai chi ajuda a prevenir doenças crônicas, como problemas cardíacos ou desequilíbrios na pressão arterial.
  • Melhora a coordenação: A prática ajuda a melhorar a coordenação mão-olho, bem como a coordenação da parte superior e inferior do corpo com os movimentos rítmicos lentos envolvidos.
  • Você aprenderá a respirar: a respiração é uma das três partes do tai chi. A respiração profunda que faz parte dessa prática ajuda a tratar complicações respiratórias, como asma, bronquite e enfisema.

Os movimentos rítmicos suaves e a respiração ajudam a se distrair de um estilo de vida agitado.

A coordenação da respiração com o movimento do olho e da mão promove a calma. Desta forma, o tai chi é apresentado como uma das práticas mais recomendadas para reduzir o estresse.