O esporte melhora o nosso estado psicológico?

28 Novembro, 2018
O esporte é uma das atividades mais positivas a nível psicológico, pois favorece a produção de endorfinas e melhora o estado físico e a autoestima.

Além de ser bom para o corpo, o esporte melhora a nossa vida psicológica. A prática regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, ansiedade, e outras desordens. Entre outras coisas, alivia o estresse, enriquece a memória, ajuda a dormir melhor, e melhora o estado de ânimo em geral.

Certamente, realizar quantidades moderadas de exercício pode fazer a diferença. Não importa a idade, ou o nível de condição física. Todos podem aprender a usar o exercício como uma ferramenta poderosa para se sentir melhor.

Sem dúvida, a chave é se comprometer a realizar alguma atividade física moderada durante a semana. Tenha em mente que, como o exercício se torna um hábito, você pode adicionar alguns minutos extras ou tentar atividades mais exigentes. Se você fizer isso, os benefícios do exercício começarão a ser notados.

O esporte melhora a nossa vida psicológica?

É uma questão interessante. Para responder isso, mostramos os benefícios a nível psicológico que a prática esportiva provoca. Tome nota!

Leia também: 6 maneiras de cuidar do corpo para ter equilíbrio físico e mental

1. Reduz o estresse

Quando você está fisicamente ativo sua mente se distrai do estresse do dia a dia. Isso pode ajudá-lo a evitar ficar preso a pensamentos negativos.

Além disso, o esporte reduz os níveis dos hormônios do estresse no corpo. Ao mesmo tempo, estimula a produção de endorfinas, que ajudam a manter o estresse e a depressão afastados.

2. Melhora a autoconfiança

O exercício regular que acompanha a prática dos esportes pode aumentar sua confiança e melhorar a autoestima.

O esporte melhora a autoconfiança

À medida que a força, as habilidades e a resistência aumentam através do esporte, a percepção de si mesmo também melhora.

3. Previne a deterioração cognitiva

A atividade física regular ajuda a manter as habilidades mentais saudáveis, ​​à medida que você envelhece. Isso inclui pensamento crítico, aprendizado, e bom senso.

4. Ajuda a memória

A atividade física regular aumenta a memória e a capacidade de aprender coisas novas.

Além do mais, você deve ter em mente que a transpiração aumenta a produção de células no hipocampo, que são responsáveis ​​pela memória e o aprendizado.

5. Aumenta o relaxamento

As pessoas que se exercitam regularmente tendem a fazê-lo porque isso lhes dá uma enorme sensação de bem-estar.

Assim, os praticantes de algum esporte se sentem mais energizados durante o dia, dormem melhor à noite, têm lembranças mais claras, e se sentem mais relaxados e positivos.

6. Melhora o humor

A atividade física desencadeia substâncias químicas cerebrais que fazem você se sentir mais feliz e relaxado. Aliás, os esportes coletivos, em particular, proporcionam benefícios sociais, e a oportunidade de relaxar e participar de um desafio satisfatório, que melhora a forma física.

O esporte melhora o humor

Portanto, recomendamos que você pratique esportes coletivamente, pois permitirá que experimente socialmente os benefícios da prática esportiva. Os esportes coletivos reduzem o isolamento social e favorecem a oportunidade de fazer novos amigos.

A dor é temporária. Pode durar um minuto ou uma hora ou um dia, ou um ano, mas com o tempo diminuirá, e outra coisa tomará o seu lugar. No entanto, se abandono, isso durará para sempre “

-Lance Armstrong-

Veja também: Qual o melhor esporte para você de acordo com sua personalidade

Como superar as desculpas?

Então, agora você sabe que o esporte vai ajudá-lo a sentir-se muito melhor, e que não exige tanto esforço quanto você poderia imaginar. Aqui estão algumas barreiras ou desculpas comuns na hora de praticar esportes:

  • Fadiga: quando você está cansado, parece que o exercício vai piorar isso. No entanto, a verdade é que a atividade física é um poderoso energizador. Você deve saber que o exercício regular reduz drasticamente a fadiga, e aumenta os níveis de energia.
  • Você se sente sobrecarregado: o exercício não parece viável quando você está muito ocupado. Você deve se lembrar que a atividade física ajuda você a fazer todo o resto melhor.

Se você começar a pensar na atividade física como uma prioridade, logo encontrará maneiras de encaixar pequenas quantidades em um cronograma apertado.

  • Você está sem esperança: o exercício ajuda você a ficar em forma. Se você não tem experiência, comece devagar com um movimento de baixo impacto, por alguns minutos por dia.
  • Você se sente mal consigo mesmo: não importa o seu peso, idade, ou nível de preparo físico, há outras pessoas que compartilham o objetivo de ficar em forma. Cumprir até as menores metas de condicionamento físico ajudará você a ganhar confiança em seu corpo.

Em resumo, é óbvio que o esporte melhora nossa vida psicológica. Portanto, recomendamos que você se exercite regularmente. Como pôde observar aqui, isso traz inúmeros benefícios para sua saúde e vida psicológica.

 

  • Mandolesi, L., Polverino, A., Montuori, S., Foti, F., Ferraioli, G., Sorrentino, P., & Sorrentino, G. (2018). Effects of Physical Exercise on Cognitive Functioning and Wellbeing: Biological and Psychological Benefits. Frontiers in psychology, 9, 509. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00509
  • Tsujii T., Komatsu K., Sakatani K. (2013) Acute Effects of Physical Exercise on Prefrontal Cortex Activity in Older Adults: A Functional Near-Infrared Spectroscopy Study. In: Welch W.J., Palm F., Bruley D.F., Harrison D.K. (eds) Oxygen Transport to Tissue XXXIV. Advances in Experimental Medicine and Biology, vol 765. Springer, New York, NY. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-4989-8_41
  • Chun-Lian Ma, Xiao-Tang Ma, Jin-Ju Wang, Hua Liu, Yan-Fang Chen, Yi Yang. 2017.
    Physical exercise induces hippocampal neurogenesis and prevents cognitive decline.
    Behavioural Brain Research. https://doi.org/10.1016/j.bbr.2016.09.067.
    (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166432816307495)
  • Exercise and stress: Get moving to manage stress. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/exercise-and-stress/art-20044469#:~:text=Exercise%20increases%20your%20overall%20health,%2Dgood%20neurotransmitters%2C%20called%20endorphins.
  • Actividad física. Organización Mundial de la Salud. https://www.who.int/dietphysicalactivity/pa/es/
  • Brian D. Johnston. 2018. Beneficios del ejercicio. Manual Merck. https://www.merckmanuals.com/es-us/hogar/fundamentos/ejercicio-y-forma-f%C3%ADsica/beneficios-del-ejercicio