8 dicas para desintoxicar o organismo diariamente sem esforço

· 9 de maio de 2017
Para depurar o organismo o ideal é  fazer isso aos poucos e com ações simples. Assim nosso corpo não sofrerá os efeitos das curas restritivas que acabam nos deixando fracos.

Quer desintoxicar o organismo para eliminar toxinas, melhorar a saúde e atingir o peso ideal? Primeiramente, basta seguir algumas dicas diárias. Assim, não será necessário recorrer a tratamentos desintoxicantes muito agressivos.

Nesse artigo compartilhamos 8 dicas para purificar o organismo todos os dias, de maneira simples, natural e sem esforço. Não perca!

Desintoxicar o organismo todos os dias

Como já indicamos, é muito mais eficaz nos acostumarmos a pequenos bons hábitos no dia a dia.

Dessa forma, eles nos ajudarão a limpar o organismo pouco a pouco, e não teremos que nos submeter a dietas muito restritivas que nos farão sentir mal ou sem energia, e que, com o tempo, provocarão um retrocesso.

Em seguida, listamos alguns conselhos de hábitos muito simples para manter ao longo do dia que nos permitirão eliminar as substâncias tóxicas que se acumulam no organismo.

Dessa forma, nos sentiremos com bons níveis de ânimo, energia e vitalidade, podendo perder peso de maneira equilibrada.

Ver também: Combata o fígado gorduroso com estes 6 tratamentos alternativos

1. Água com limão em jejum

agua-com-limao

De manhã, em jejum, pelo menos meia hora antes do café da manhã, comece o dia tomando uma ou duas xícaras de água com o suco de meio limão.

Essa simples ação ativa o sistema digestivo e melhora o funcionamento do fígado e do intestino. Além disso, limpa as toxinas do dia anterior e ativa o metabolismo.

Se tivermos problemas de intestino preso podemos tomar a água quente para facilitar a evacuação.

2. Azeite de oliva em jejum

Esse remédio é menos conhecido, e para muitas pessoas é mais difícil de tomar por causa da textura do azeite. No entanto, é uma alternativa, ou um complemento da água com limão.

Tomar uma colher de azeite de oliva extravirgem em jejum possibilita a ativação do funcionamento do fígado e da vesícula biliar, já que toda a energia do sistema digestivo se concentra na digestão dessa gordura saudável.

Além disso, também contribui para combater o intestino preso.

3. Vinagre e bicarbonato

Se prepararmos uma xícara de água com uma colher de vinagre de maçã e uma colher de bicarbonato de sódio, teremos uma excelente bebida revigorante e purificante.

No entanto, é fundamental bebê-la sempre com o estômago vazio para conseguir esse efeito, pelo menos meia hora antes de ingerir qualquer outra coisa.

A acidez do vinagre se equilibra com a alcalinidade do bicarbonato. Assim, conseguimos um remédio com o pH adequado para o nosso organismo.

4. Dois litros de água por dia

beber-agua

Uma das maneiras mais simples e conhecidas de desintoxicar o organismo é aumentar o consumo de água para dois litros/dia.

A maioria das pessoas bebe menos de um litro de água por dia. Isso desidrata o organismo, não permitindo que ele realize suas funções de maneira adequada.

Assim, devemos beber a água sempre entre as refeições para eliminar as toxinas. Se não gostar de água pura, é possível adicionar um pouco de suco de limão, estévia ou algumas plantas aromáticas frescas.

5. Jantar cedo

Esse hábito tão simples pode mudar completamente nossa qualidade de vida, já que a janta afeta de maneira direta nosso fígado.

  • Durante o sono, o fígado se regenera, o que permite realizar melhor sua função de filtrar o sangue.
  • No entanto, se jantarmos tarde ou ingerirmos muita quantidade de comida, o fígado não é capaz de se regenerar, já que estará digerindo esses alimentos.
  • Devemos jantar sempre três horas antes de dormir, e escolher sempre alimentos de fácil digestão.

6. Temperar com cúrcuma e pimenta caiena

curcuma

É conveniente que tenhamos o costume de temperar a comida com especiarias já que, além de proporcionar um melhor sabor a cada prato, também contam com propriedades medicinais.

Nesse caso recomendamos a cúrcuma, que melhora o funcionamento do fígado, e a pimenta caiena, que limpa o sangue das toxinas.

7. Sucos verdes

Os sucos verdes que ajudam a desintoxicar o corpo. Eles estão cada vez mais na moda porque são saudáveis e deliciosos. Ao combinarmos frutas e vegetais de folhas verdes conseguimos uma bebida purificante, emagrecedora e revigorante.

Os vegetais crus que devemos escolher são, por exemplo, espinafre, aipo, folhas de beterraba ou de rabanete, rúcula, etc…

Recomendamos a leitura: Canela e limão: um remédio sensacional que você precisa descobrir

8. Sementes de chia

As sementes de chia auxiliam na limpeza do intestino contra toxinas e no controle da evacuação ou qualquer outro transtorno intestinal.

Devemos colocar as sementes de molho na água por toda a noite e, de manhã, tomar tanto a água quanto as sementes, podendo ser puras ou batidas em algum suco.

  • Simoes, R. B., SANCHOTENE, M. C., RAGUZZONI, A. C. S., & RODRIGUES, P. R. (2016). DETOX E SUA REAL EFICÁCIA. 11ª Mostra de Iniciação Científica Júnior.
  • Santos, I. C., Silva, M. A., Costa, H. S., Valente, A., & Albuquerque, T. G. (2016). Sumo detox e os seus ingredientes: análise comparativa da atividade antioxidante, flavonóides e fenólicos totais. 13º Encontro de Química dos Alimentos, 14-16 de setembro de 2016.
  • Santos, I. C., Costa, H. S., Silva, M. A., Valente, A., & Albuquerque, T. G. (2016). Sumos detox e efeitos na saúde: perceção do consumidor. 9ª Reunião Anual PortFIR, Informação Alimentar: desafios e conquistas, INSA, 28 outubro 2016.
  • processo de Destoxificação, O. Desconstruindo mitos em saúde.