Vinagre de maçã e limão para tratar as verrugas plantares

As verrugas plantares requerem um tratamento específico, estabelecido por um dermatologista. Por isso, é importante não deixar de consultar um profissional.
Vinagre de maçã e limão para tratar as verrugas plantares

Última atualização: 18 Maio, 2021

As verrugas plantares são muito comuns, especialmente em jovens. O uso de piscinas ou de espaços comuns onde os pés entram em contato com superfícies molhadas aumenta o risco de contrair este problema.

Algo que devemos saber é que as verrugas plantares possuem origem no papiloma vírus humano (HPV), conforme afirmado por uma publicação da Revista Chilena de Infectología.

Ao detectar esse problema, a primeira providência será consultar um dermatologista. Obviamente, devemos seguir à risca o tratamento e as orientações do profissional.

Embora isso não tenha validade científica, há quem considere que é possível recorrer a certos remédios caseiros para eliminar as verrugas. Na maioria das vezes, trata-se de misturas de produtos ácidos, tais como vinagre e suco de limão.

Uma vez que muitos dos benefícios a eles atribuídos se baseiam em crenças e não em dados concretos, é válido perguntar: será que o vinagre de maçã e o limão poderiam ser úteis para esse problema?

Vinagre de maçã para tratar as verrugas plantares

Os benefícios do vinagre de maçã para tratar verrugas plantares se baseiam em crenças populares e não em evidências científicas. Portanto, os especialistas em saúde não podem endossá-lo nem mesmo como um tratamento adjuvante.

No entanto, há pesquisadores que, assim como foi feito com o alho ou com o óleo de melaleuca, estão estudando esse tipo de substância mais de perto, a fim de descobrir se elas podem ter alguma utilidade.

Portanto, existem algumas hipóteses de que o vinagre poderia oferecer alguns benefícios. A chave é descobrir como e em que situação.

De acordo com uma tese de mestrado apresentada na Universidade Técnica de Cotopaxi, no Equador, o vinagre tem os seguintes efeitos positivos para a saúde:

  • Possui propriedades antibacterianas, embora isso não implique que ele seja eficaz no tratamento de infecções e do HPV.
  • Favorece um ambiente alcalino, o que pode ser positivo para combater um vírus, uma bactéria ou um agente nocivo que afete a pele.
  • Seu uso tópico pode complementar o tratamento contra herpes, queimaduras ou caspa. Também ajuda a eliminar as células mortas da pele, é desinfetante e cicatrizante.

Limão para tratar as verrugas plantares

Vinagre de maçã e limão para tratar as verrugas plantares
O limão costuma ser usado como remédio natural para verrugas, apesar de não ter validade científica.

Durante os primeiros estágios —quando há apenas uma verruga e não várias distribuídas em forma de mosaico—, a medicina tradicional recomenda combinar o suco de limão com outros ingredientes como, por exemplo, o já citado vinagre de maçã, para eliminar as verrugas.

Mais especificamente, acredita-se que, por causa da sua acidez, o suco de limão poderia ajudar a eliminar as verrugas plantares. No entanto, não há evidências científicas para confirmar a sua eficácia.

Quando surgem verrugas, elas são removidas pelos dermatologistas através de peelings químicos ou injeções. O processo é eficaz e, portanto, consultar um profissional é a primeira coisa que todos devem fazer.

O que é o mais recomendável?

Vinagre de maçã e limão para tratar as verrugas plantares
Os remédios naturais não podem substituir as consultas médicas.

O tratamento profissional é a primeira medida a que o paciente deve recorrer. Não só porque esta é a opção mais segura e eficaz, mas porque ajuda a prevenir a propagação de verrugas para outras áreas da pele.

Conforme dissemos anteriormente, as alternativas naturais se baseiam em crenças e não em evidências científicas. Portanto, não é recomendável recorrer a elas sem primeiramente consultar um médico.

Em qualquer caso, é sempre aconselhável procurar um médico para receber uma avaliação, diagnóstico e tratamento adequado. Por outro lado, é preciso ter em mente que não é aconselhável misturar remédios naturais com o tratamento prescrito pelo médico.

It might interest you...
Como prevenir e tratar verrugas através da dieta
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como prevenir e tratar verrugas através da dieta

Sabemos que tratar as verrugas pode ser complicado, embora existam várias opções. Confira aqui algumas recomendações alimentares!