É possível tratar inflamações no fígado com suco de limão?

18 Outubro, 2020
Os citroflavonoides encontrados na casca de limão podem ser úteis para melhorar os tratamentos hepáticos. No entanto, ainda é necessário um maior aprofundamento nesse aspecto. Por enquanto, as evidências encontradas ainda são insuficientes.

O suco de limão pode ajudar no tratamento das inflamações no fígado, mas por quê? O que essa bebida tem de especial? Qual é a sua principal contribuição para a saúde do fígado? Vamos descobrir isso e muito mais a seguir.

Dentro de uma dieta equilibrada, o consumo de limão pode contribuir para a saúde do fígado, principalmente devido ao seu teor de vitamina C. No entanto, o limão não é apenas uma fonte dessa vitamina, pois também contém outros nutrientes que devem ser levados em consideração.

Segundo os dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), é um alimento que contém ácidos orgânicos e flavonoides. Embora não se deva esquecer que também é uma fonte de pectina, um tipo de fibra solúvel.

Vamos ver abaixo o que é a inflamação do fígado, por que ela pode aparecer, qual a importância da dieta, entre outros aspectos.

Inflamação do fígado ou hepatomegalia

A hepatomegalia pode ocorrer por várias razões, desde uma alimentação inadequada até por doenças como a hepatite, a diabetes ou até a obesidade.

A inflamação do fígado pode ser tratada, desde que se saiba com certeza o que causa esse problema. Para fazer isso,  é importante conhecer os sintomas que você pode ter:

  • Náusea.
  • Episódios de febre (que podem ser comuns).
  • Dor no centro do abdômen, sensação de peso e necessidade de se sentar de vez em quando.
  • É comum acordar com muito cansaço, mau gosto na boca e dor de cabeça.
  • Perda de apetite e tudo o que se come sacia imediatamente.
  • Também é comum ter problemas intestinais: episódios de diarreia e obstipação.
  • Muitos pacientes podem apresentar icterícia, ou seja, pele e olhos ligeiramente amarelados.
A náusea também pode surgir como resultado de uma infecção intestinal ou digestão pesada.

Para fazer o diagnóstico, os médicos podem proceder à palpação do abdômen do paciente, mas sempre serão necessários exames de ultrassom e de sangue para confirmar a suspeita.

É importante cuidar da saúde do fígado, praticando bons hábitos. Para entender isso, devemos levar em consideração que, se sofrermos de fígado gorduroso e não prestarmos a devida atenção ao tratamento disso, a doença poderá levar a uma hepatomegalia e outras complicações.

Se você sentir desconforto na região do fígado e em outras com regularidade, e cada vez com mais intensidade, é aconselhável ir ao médico para uma avaliação. Sob nenhuma circunstância os sintomas devem ser ignorados ou tratados com remédios caseiros, pois estes podem ser contraproducentes.

Conheça o melhor: Melhore a saúde do seu fígado com um simples remédio: o boldo

O limão como alimento para cuidar do fígado inflamado

Algumas crenças sugerem que, devido ao seu conteúdo de nutrientes, o consumo regular de limão pode ajudar a tratar as inflamações no fígado (hepatomegalia) e outras condições relacionadas.

Como o limão inteiro geralmente não é consumido, só em sucos e outros tipos de bebidas, na esfera popular, geralmente é recomendado o consumo de suco de limão com mais frequência para cuidar da saúde, dentro de um estilo de vida saudável. 

  • Segundo um estudo em coelhos, o suco de limão pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
  • De acordo com algumas hipóteses, os antioxidantes presentes no suco de limão podem favorecer a saúde de todo o organismo.
  • Certos citroflavonoides nas cascas do limão podem contribuir para a redução dos níveis de colesterol no sangue e no fígado.
  • Em sua casca, o limão contém um tipo de flavonoide chamado hesperidina que, de acordo com a hipótese, teria a capacidade de proteger o fígado dos danos causados ​​pela inflamação ou pelo acúmulo de colesterol.
  • Além da hesperidina, a casca de limão contém outros flavonoides (diosmina, naringenina, eriocitrina).

Benefícios do consumo regular de suco de limão

Acredita-se que algo tão simples como começar o dia com um copo de suco de limão ajude a melhorar a digestão e:

  • Assimilar melhor os alimentos e absorver seus nutrientes nas primeiras horas da manhã.
  • Prevenir o fígado gorduroso e outras condições, como sobrepeso e obesidade.
  • Aumentar a produção de ácido clorídrico no estômago e, assim, melhorar a decomposição e absorção de alimentos.

Para obter alguma melhora, mantenha um estilo de vida saudável

Embora o consumo moderado de suco de limão, dentro de um estilo de vida saudável, possa contribuir para a saúde, não está cientificamente comprovado que essa bebida previna ou trate doenças como as inflamações no fígado, por exemplo.

Portanto, é mais aconselhável beber o suco de limão como complemento, além de manter um estilo de vida saudável, e não como um remédio propriamente dito para qualquer doença.

  • Perez, L. (2011). El hígado. Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition.
  • Josué Gonzalez. (2013). Colesterol. 1. https://doi.org/10.1109/FCST.2015.28.
  • Muñoz Bartolo, G. (2015). Hepatomegalia. Pediatria Integral.