6 bons hábitos que ajudam a evitar o sono de manhã

· 1 de julho de 2018
Você sabia que praticar exercícios físicos ou tomar um banho frio são duas das melhores maneiras de evitar o sono de manhã e começar o dia com energia?

Um mau repouso à noite, falta de alguns nutrientes e excesso de estresse são fatores que muitas vezes podem causar cansaço e sensação de sono pela manhã.

Esta situação pode ser leve, embora agrupe sintomas que, muitas vezes, interfiram no desempenho de algumas das tarefas diárias.

O corpo pode sentir-se fisicamente exausto e também tende a apresentar problemas de concentração e dificuldades em habilidades mentais.

No entanto, é um problema que pode ser controlado de forma natural, tentando manter um período de sono de 8 horas e praticando certos hábitos matutinos.

Nesta oportunidade, queremos compartilhar em detalhes 8 truques simples para evitar o sono de manhã sem afetar o dia.

Descubra-os!

1. Tome um banho frio

Tomar um banho de manhã ajuda a não ter sono durante o dia

Lavar o rosto com água fria, ou melhor ainda, tomar banho de água fria, é um dos melhores hábitos para evitar esse sentimento de vontade de continuar dormindo de manhã.

A temperatura da água fria ativa a circulação sanguínea e permite que o oxigênio e os nutrientes sejam transportados com mais facilidade.

Isso, por razões óbvias, aumenta o nível de energia e otimiza as funções mentais.

Leia também: Água fria com gelo para os pés

2. Consumir uma bebida hidratante

Durante o período de repouso, o corpo realiza processos que eliminam uma quantidade significativa de fluidos dos tecidos.

Como resultado da desidratação, pode ocorrer um forte sentimento de fadiga matutina.

Portanto, para evitar seus sintomas e evitar o sono de manhã, o ideal é começar o dia com uma bebida hidratante, como água ou infusões.

Sua ingestão serve como suporte para o combustível do corpo e, aliás, participa nos processos de digestão e desintoxicação.

3. Beba uma xícara de café

O café nos ajuda a evitar o sono de manhã

Muitas pessoas ao redor do mundo não podem começar suas atividades diárias sem antes ter uma boa xícara de café.

A razão? A dose de cafeína que dá corpo ajuda a estimular o sistema nervoso e aumenta a capacidade de concentração e alerta.

Por esta razão, se o sono interfere com tarefas matinais, o consumo de café, de forma moderada, pode ser a solução.

O excesso de cafeína pode produzir uma super estimulação do sistema nervoso. Relaciona-se a taquicardia, sufoco e hiperatividade.

4. Ingerir uma maçã como lanche

Para manter o metabolismo ativo e, a propósito, para evitar baixos níveis de energia pela manhã, recomenda-se o consumo de lanches saudáveis.

A maçã, por suas propriedades, é uma das melhores opções para esta hora do dia. É baixo em calorias e sua fibra dietética prolonga a saciedade e evita o excesso de calorias.

Deve-se mencionar que, além disso, contém carboidratos que servem como fonte de glicose para as células para manter o “combustível” suficiente.

Veja também: Conselhos para limpar a mente e dormir melhor

5. Faça exercício físico

Praticar exercícios físicos ajuda a evitar o sono de manhã

A sensação de sono e fadiga pela manhã pode ser a desculpa perfeita para não se exercitar. No entanto, mesmo que custe um pouco, é uma das melhores soluções naturais para iniciar todo o corpo.

Através das atividades esportivas, a circulação é otimizada e o sentimento de vitalidade aumenta. Além disso, eles são ideais para melhorar a qualidade do sono à noite e ter um melhor humor durante o dia.

6. Prepare um batido

Em vez de recorrer a bebidas energéticas comerciais, um batido de frutas e vegetais pode ser preparado para dar um “impulso” físico e mental ao corpo.

Existem muitas receitas de ingredientes sabores variados. Aproveitando a oportunidade, compartilhamos um de morango e banana.

Ingredientes

  • 6 morangos maduros
  • 1 banana madura
  • 1 copo de iogurte natural com baixo teor de gordura (200 g)
  • 2 colheres de sopa de aveia (30 g)
  • 1 colher de sopa de sementes de chia (15 g)

Preparação

  • Lave bem os morangos e coloque-os no liquidificador com a banana, iogurte e aveia.
  • Processe todos os ingredientes na velocidade máxima, até obter uma bebida homogênea.
  • Sirva e adicione uma colher de sementes de chia.

Modo de consumo

  • Consuma o batido como parte do café da manhã, ou, no meio da manhã, quando você se sentir cansado.

Como conselho final lembre-se que, para ser mais produtivo e cheio energia pelas manhãs, é bom evitar o mau humor e contato com pessoas tóxicas.

Melhore seu estilo de vida com todos esses hábitos para evitar o sono de manhã e comece a notar a diferença em todas as manhãs.