Conselhos para limpar a mente e dormir melhor

· 19 de dezembro de 2017
Se você sofre um

Neste artigo contaremos como limpar a mente para tirar proveito de um sono reparador e ter um rendimento maior em seus afazeres diários.

Como limpar a mente para dormir melhor

Ninguém pode negar que é um dom ter uma mente criativa. Mas muitas vezes isso pode se voltar contra nós e nos impedir de dormir bem. Se à noite as ideias chegam a você como se fossem um turbilhão ou uma tempestade, então é necessário mudar certos hábitos.

1. Estabeleça uma rotina

As horas antes de ir para a cama devem ser estratégicas. Se você está ativo até alguns minutos antes de dormir, é compreensível que a mente não queira se acalmar. Portanto, recomendamos evitar as telas, exercício físico, trabalho ou estudo uma ou duas horas antes de deitar.

Você deve ajudar tanto o corpo quanto o cérebro para que relaxem e entrem em “estado de descanso”. A rotina deve indicar ao cérebro que a partir de uma certa hora é necessário diminuir a evolução para depois conseguir dormir.

Você pode ler um pouco, fazer ioga, meditar ou tomar uma ducha quente. Também é benéfico remover a maquiagem, trocar de roupa e vestir algo cômodo.

2. Planeje as atividades semanais

Uma boa ideia para limpar a mente antes de dormir é anotar tudo aquilo que deve fazer no outro dia ou durante a semana. Quando você transcreve as ideias que estavam “trancadas” dentro de si seu cérebro se tranquiliza.

Outro bom hábito é ter um diário ou agenda para anotar tudo aquilo que vem à sua mente. Trate de ser o mais preciso possível. Dedique vários minutos à transcrição dos pensamentos. Assim, você “esvaziará” o cérebro e saberá que é o momento de descansar.

3. Sinta-se confortável

Mulher dormindo

Se você sente frio ou calor, a roupa te aperta, há luzes acesas, você ouve uma torneira gotejar ou qualquer outra coisa perturbadora, é mais fácil que a mente se “entretenha” com pensamentos e ideias. Você deve condicionar o quarto de forma que apenas apoie a cabeça no travesseiro e feche os olhos até que o sono venha.

4. Visualize

Imagine algo que o motive antes de dormir. Ainda que não acredite, isso serve para libertar a mente e ter sonhos com coisas bonitas ou positivas. Você pode ver a si mesmo caminhando pelo campo ou na praia, nadando no mar ou em um rio, vendo como as folhas das árvores caem no outono ou como as borboletas voam na primavera.

Para que serve essa visualização? É útil para manter sua imaginação focada e assim conseguir deixar de lado todos aqueles pensamentos que distraem ou excitam a sua mente. Não se esqueça: deve se tratar de algo sereno e agradável, e não de uma imagem que aumente a ansiedade ou o nervosismo.

5. Faça exercício à tarde

Mulher fazendo exercícios

Não é aconselhável realizar atividades físicas depois do entardecer, já que o corpo e a mente não podem se tranquilizar até algumas horas depois de acabada a rotina.

O melhor momento para fazer exercício é ao redor das seis horas. Assim resta tempo suficiente para relaxar, tomar uma ducha, preparar a comida, jantar e fazer outras atividades até o momento de dormir.

Graças ao fato de que o esporte nos permite liberar endorfinas e toxinas, o cérebro estará mais relaxado e poderá dormir melhor. Além disso, o corpo pedirá um descanso para poder se recuperar do esforço que os músculos fizeram.

6. Não cheque seu email

Pelo menos uma hora antes de dormir, não use nenhum dispositivo eletrônico se quiser limpar sua mente e descansar. As telas luminosas têm a capacidade de pôr o cérebro em estado de alerta.

Talvez seja difícil mudar este hábito. Se você está acostumado a ver televisão antes de dormir, recomendamos que escolha algum programa de entretenimento leve. Ou seja, nada de filmes de ação ou terror e muito menos notícias.

7. Respire profundamente

Mulher meditando na cama

Se você não costuma praticar a meditação, uma boa maneira é começar a se concentrar na respiração. Ainda que não acredite, inspirar e jogar ar nos pulmões é uma arte. Esta prática tem a capacidade de nos deixar serenos e de pôr a mente inquieta em “modo de descanso”.

Você pode estar sentado (em posição de lótus com as pernas cruzadas) ou deitado na cama. Desligue a maior quantidade de luzes possível e trate de se esforçar para não ouvir barulhos que o desconcentrem. Feche os olhos e respire lentamente pelo nariz. Conte até 5 retendo o ar em seus pulmões e expire muito devagar pela boca.

8. Tome um chá

As infusões de ervas podem ser de grande ajuda quando nosso cérebro não nos deixa descansar. Você pode escolher a camomila, a valeriana e a tília para alcançar este objetivo. Não se esqueça de que deve consumir o chá uma hora antes de deitar. Não coloque açúcar porque tem um efeito contrário.

Gostou destes conselhos para limpar a mente e favorecer a qualidade do sono? Não deixe de experimentá-los!