6 maneiras de cuidar do corpo para ter equilíbrio físico e mental

Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, somada à prática de atividade física diária, pode nos ajudar a alcançar um corpo mais saudável. Ao praticar exercícios, liberamos endorfinas.
6 maneiras de cuidar do corpo para ter equilíbrio físico e mental

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

Por muitos anos, pensou-se que cuidar do corpo era simplesmente consumir determinado tipo de alimento ou bebida rica em nutrientes. Além disso, o corpo e a mente eram considerados como coisas separadas, sem que um influenciasse o outro. No entanto, graças a muitas pesquisas e testes científicos, foi determinado que existe um vínculo mais forte entre os dois do que se pensava anteriormente.

Os problemas emocionais afetam o corpo na forma de dor ou desconforto físico e vice-versa. Sabendo de tudo isso, hoje a medicina segue os modelos orientais, cujo foco é o equilíbrio físico e mental com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em geral.

Nesse sentido, quase todos os especialistas em saúde aconselham a adoção de uma série de hábitos e técnicas saudáveis ​​que desempenham um papel fundamental para o alcance dessa estabilidade. Hoje compartilharemos 6 métodos para cuidar do corpo.

1. Exercício físico

Exercícios físicos regulares para cuidar do corpo

Não é por acaso que esse hábito está em primeiro lugar na lista das formas de cuidar do corpo. Segundo especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é uma das melhores práticas que podem ser feitas todos os dias para se alcançar uma maior qualidade de vida e, acima de tudo, um bom estado físico e mental.

Com apenas 20 ou 30 minutos de exercícios diários, você pode ativar todo o corpo. Para melhorar a circulação, fortalecer os músculos e proteger o coração.

Além disso, é uma ótima maneira de estar em boas condições físicas e manter um peso adequado. Isso evita doenças associadas ao sobrepeso e à obesidade. Além de tudo isso, a prática diária de um treino físico proporciona uma grande sensação de bem-estar, pois estimula a secreção de serotoninao hormônio da felicidade.

2. Acupuntura: cura natural

A acupuntura é um método no qual agulhas finas e aplicações de calor são usadas para estimular pontos específicos do corpo. O objetivo é amenizar alguns desconfortos e contribuir para o bem-estar de todo o corpo.

É uma técnica muito interessante que não interfere nos processos naturais do corpo. A aplicação em cada um dos pontos atinge apenas as fibras nervosas. Isso ativa o fluxo e atinge uma estabilidade energética que permite cuidar do corpo.

Seu funcionamento é baseado na teoria que considera o corpo humano como um sistema de fluxos de energia que, quando equilibrado, pode nos oferecer conforto tanto física quanto emocionalmente.

Acredita-se que essa terapia possa aliviar as condições associadas aos tratos respiratório, neurológico e musculoesquelético.

3. Uma dieta saudável

Uma dieta saudável 

Um dos fatores básicos para alcançar a estabilidade em todo o corpo é a comida. Embora muitas vezes este aspecto seja ignorado, os nutrientes dos alimentos têm a capacidade de fortalecer o corpo inteiro a nível físico. Além disso, influenciam a segregação de substâncias que determinam o estado emocional.

Eliminar o fast food da sua alimentação e adotar uma dieta saudável de acordo com as necessidades do corpo contribui até para a saúde mental.

4. Escute o seu corpo

O corpo sabe alertar sobre as suas dificuldades físicas e emocionais quando a pessoa está passando por alguma delas. É muito provável que, de repente, você comece a ter uma série de sintomas e sinais que avisam que algo não está bem.

Para evitar o desenvolvimento de problemas ainda maiores, é fundamental aprender a ouvir o que o corpo quer nos dizer para atendê-lo em tempo hábil.

5. Aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica de relaxamento que, segundo acredita-se, também pode ajudar a cuidar do corpo. Baseia-se na utilização dos aromas e propriedades de algumas plantas. Tudo isso por meio dos óleos essenciais que são extraídos no processamento.

Os aromas que libertam proporcionam uma sensação de harmonia e contribuem para o relaxamento. Assim, considera-se que tem influência direta no plano emocional e fisiológico.

6. Praticar ioga é ótimo para cuidar do corpo

Praticar ioga é ótimo para cuidar do corpo

A ioga é uma disciplina milenar originada na Índia, cuja prática serve para exercitar a mente, cuidar do corpo e alcançar estabilidade. Baseia-se em diretrizes morais que convidam à autodisciplina, calma, respeito e sinceridade com o próprio ser e com os outros.

Existem diferentes formas de praticá-la, dependendo de sua origem. Em geral, todas visam fortalecer a capacidade da mente de influenciar as funções corporais. Segundo os especialistas do MedlinePlus, a ioga é uma disciplina que pode contribuir para a saúde em vários aspectos, já que não só ajuda a cuidar do corpo. Na verdade, sua prática ajuda:

  • Melhorar a coordenação.
  • Reduza a ansiedade, depressão e estresse.
  • Reduza a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  • Melhorar a autoconfiança, entre outros aspectos.

Cuidar do corpo requer manter um estilo de vida saudável e ativo, não apenas praticar uma disciplina ou sentir o aroma de um perfume de uma vela de lavanda ou eucalipto. Lembre-se de que o corpo é uma estrutura complexa e, como tal, requer muitas coisas para se manter saudável.

Por fim, não se esqueça que um corpo saudável é um corpo que pode alcançar bem-estar, estabilidade e tranquilidade emocional.

Pode interessar a você...
Quais são as contribuições da ioga para a saúde mental?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Quais são as contribuições da ioga para a saúde mental?

As contribuições da ioga para a saúde mental são muitas, pois trata-se de uma atividade física que enche de energia o organismo e melhora a saúde mental.