6 maneiras de cuidar do corpo para ter equilíbrio físico e mental

· 2 de janeiro de 2016
Ao abordar a vida de forma holística, integrando mente e corpo, é possível atingir uma plenitude mais próxima da natureza. Neste artigo, daremos dicas de como você pode fazer isso.

Foi-se o tempo em que acreditávamos que corpo e mente eram duas coisas totalmente separadas. Hoje sabemos que corpo, alma, mente e coração formam um todo indivisível, e precisam ser tratados como tal. Conheça seis maneiras simples de alcançar o tão desejado equilíbrio físico e mental na sua vida.

1. Exercícios físicos regulares para ter equilíbrio físico e mental

Exercícios físicos regulares para cuidar do corpo

Caminhar, nadar, praticar esportes… Os exercícios físicos regulares são a dica número um para quem quer ter uma vida plena e equilibrada. Dentre os benefícios dessa prática, podemos citar:

  • Com apenas 20 ou 30 minutos de exercício diário, você ajuda o corpo a melhorar a circulação, oxigenar melhor o cérebro e proteger o coração.
  • Os exercícios regulares evitarão o sobrepeso e a obesidade e, consequentemente, as doenças que acompanham esses problemas.
  • Após nos exercitar, sobretudo se fizermos atividades aeróbicas, sentimos grande bem-estar e até euforia, pois o corpo produz serotonina, prevenindo o risco de doenças emocionais e mentais, como depressão e ansiedade.

2. Acupuntura: cura natural

A acupuntura é um método de cura da medicina tradicional chinesa, em que agulhas bem finas são utilizadas para estimular pontos específicos no corpo.

Essa modalidade de tratamento é aprovada por vários médicos, pela sua eficácia e por não ser invasiva, oferecendo poucos riscos e efeitos colaterais. A acupuntura se tornou tão respeitada no Brasil que muitos planos de saúde cobrem o tratamento com essa técnica milenar.

Acredita-se que ela possa reequilibrar os fluxos de energia do organismo, contribuindo para a cura de várias doenças, como fibromialgia, alergias, depressão e inflamações.

3. Adotar uma dieta saudável para ter equilíbrio físico e mental

Adotar uma dieta saudável faz bem ao corpo

Os alimentos têm uma influência surpreendente nas nossas emoções e nível geral de energia. Tanto que, se desintoxicarmos nosso corpo de todas as toxinas acumuladas após anos de uma dieta inadequada, vamos nos sentir muito melhor após poucas semanas.

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Comer alimentos ricos em fibras e nutrientes favorece todo o organismo. Também ajuda rins e intestinos a eliminar os resíduos do corpo e manter o organismo “limpo” por dentro.

Pessoas que trocaram dietas baseadas em congelados e fast foods por uma alimentação rica em vegetais e carnes magras relatam que se sentem muito mais felizes e bem dispostas.

Outra boa dica é evitar o excesso de café e optar por chás e beber muita água para manter o corpo hidratado. Vale a pena também diminuir o consumo de açúcar e de bebidas alcoólicas.

4. Aprenda a ouvir o seu corpo

A correria da vida moderna muitas vezes faz com que nos desconectemos do nosso próprio corpo, deixando de perceber os sinais que ele nos envia a todo momento.

Talvez você esteja sentindo um cansaço crônico, mas nem se dê conta disso e esteja bebendo muito café ou refrigerantes (ou chocolate) para ter mais ânimo; talvez você esteja com excesso de peso e dificuldades de respirar.

Ou talvez tenha constipação ou problemas gastrointestinais, ou outro sintoma pode ser uma leve depressão que tira seu prazer de viver.

Não importa o problema, percebê-lo é o primeiro passo para encontrar a solução. Passe a ouvir melhor o seu corpo e siga sua intuição para uma vida mais feliz.

5. Cuidar do corpo com aromaterapia

Cuidar do corpo com aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica de relaxamento natural com base na utilização de aromas e propriedades de algumas plantas através dos óleos essenciais.

O olfato é nosso sentido mais primitivo, muito ligado à nossa natureza animal. Assim, certos aromas têm o poder de nos proporcionar uma imediata sensação de paz e relaxamento, que afeta diretamente o nível emocional e fisiológico.

Seu uso se espalhou pelo mundo como um tratamento para vários desequilíbrios psicológicos e físicos. Além disso, o tratamento com aromaterapia é mais barato e não tem efeitos colaterais.

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6. Pratique ioga para ter equilíbrio físico e mental

Praticar ioga é uma excelente maneira de integrar mente e corpo, alcançando o equilíbrio físico e mental e desenvolvendo a própria espiritualidade.

A ioga possui várias normas que exigem autodisciplina, calma, respeito e honestidade com o eu e com o outro. Uma das principais práticas dessa antiga filosofia indiana é a meditação, praticada todos os dias, e os exercícios respiratórios.

Dentre os vários benefícios da ioga, podemos citar:

  • Proporciona uma maior sensação de calma
  • Reduz o estresse
  • Promove a disciplina
  • Aumenta a flexibilidade do corpo
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Melhora a respiração
  • Tonifica os músculos
  • Integra mente, corpo e coração.

Com esses seis hábitos simples, você verá como será mais fácil ter uma vida equilibrada, com mais saúde para o corpo e a mente.