Limonada de lavanda para dores de cabeça e ansiedade

25 de janeiro de 2019
A infusão de lavanda pode ser de grande utilidade para aliviar os estados de ansiedade e aliviar a dor de cabeça, sempre que também dediquemos algum tempo para nos relaxarmos.

Ocasionalmente, os remédios mais simples são os que oferecem os melhores resultados. O uso da lavanda para tratar tanto a dor de cabeça como a ansiedade vem tempos muito antigos.

Bastava, por exemplo, umedecer um pano limpo com água de lavanda para a aplicação direta, e conseguir reduzir as tensões e o nervosismo. Assim, era uma prática de medicina natural simples. E dela herdamos muitos aspectos que continuam dando bons resultados.

Como já se conhecem os benefícios da lavanda na hora de fazer óleos essenciais, sabonetes, perfumes e ambientadores que induzem ao relaxamento, hoje queremos recomendar outra opção efetiva: sua limonada.

É ideal para esses dias em que chegamos esgotadas em casa, com cefaleias e alto nível de ansiedade. Você verá como funciona bem.

A lavanda, uma planta medicinal que reduz a dor de cabeça e a ansiedadeDor-de-cabeça

Costumam dizer que sua fragrância é uma das mais cativantes. Os romanos, por exemplo, utilizavam esta planta para preparar banhos relaxantes e então se envolverem em seu bom cheiro, eliminando as tensões.

  • A própria palavra “lavanda” procede de uma palavra romana “lavandula” que, por sua vez, tem sua raiz em “lavar”. Assim, faz-se referência a sua capacidade para nos renovar por dentro e por fora, eliminando tensões e nos purificando.

Leia também: A aveia, um remédio natural para tratar a ansiedade

Esta planta pode ser encontrada em todas as suas formas em qualquer herbolário. Desde a própria planta seca até, por exemplo, óleos essenciais, sabões, chás, etc.

Vejamos em seguida quais são todos os seus benefícios:

  • Seu óleo essencial contém mais de 150 componentes ativos. Estes são muito eficazes para reduzir tanto o estresse como a ansiedade. Podemos tomá-lo, por exemplo, em forma de infusão, banhos ou simplesmente, desfrutando de seu aroma.
  • Ela funciona como um bom anti-inflamatório. Além disso, também como antidepressivo, antisséptico, antibacteriano, desintoxicante, hipotensor e sedativo.
  • Utiliza-se desde tempos muito remotos como remédio para aliviar o nervosismo, tal e como comentamos no início. Assim, foi daí que se tornou em uma das plantas mais usadas em aromaterapia.
  • Uma das formas mais comuns em que se usa a lavanda para eliminar os incômodos da dor de cabeça e da ansiedade é através de uma limonada.

Os benefícios de combinar lavanda com limão

Suco-de-limão

Em nosso remédio para reduzir a dor de cabeça e a ansiedade vamos utilizar uma deliciosa combinação à base de limão e lavanda. Já conhecemos os benefícios da lavanda, então… De que maneira o limão pode nos ajudar neste caso?

  • O limão é uma fonte natural de vitamina C e múltiplos minerais. Nos ajuda a equilibrar os eletrólitos, esses íons livres que favorecem a boa condução elétrica em nosso corpo.
  • O limão potencializa as virtudes da lavanda. Por exemplo, revitaliza, reduz a inflamação e favorece a circulação sanguínea.
  • Muita gente costuma utilizar um simples remédio para eliminar a dor de cabeça pulsátil, que é combinando limão, água e sal do Himalaia. Entretanto, neste caso, a lavanda e o limão nos oferecerão os mesmos resultados.

Vale a pena experimentar.

Como fazer limonada de lavanda para tratar dor de cabeça e ansiedadeSuco-de-lavanda

Ingredientes para 1 litro de limonada

  • 3 colheres de sopa de lavanda seca (30 g)
  • 1 litro de água
  • 2 limões
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)
  • 4 pedras de gelo
  • Uma jarra grande

Descubra também os melhores sucos naturais para tratar a dor de cabeça

Preparo

  • Primeiramente, comece fazendo a infusão da lavanda. Para isto, esquente meio litro de água numa chaleira. Quando ferver, adicione as 3 colheres da planta medicinal junto com a colher de mel e deixe em infusão de 15 a 20 minutos.
  • Uma vez pronta, permita que repouse outros 10 minutos e, em seguida, coe todo o conteúdo ficando apenas com a água. Considere que as imagens acima são apenas uma forma de apresentação. Não é comum que esta bebida adquira este tom violáceo.
  • Uma vez que tenha repousado, misture com o outro meio litro de água.
  • É o momento de fazer nosso suco de limão. Obtenha-o dos dois limões e guarde a casca de um deles.
  • Em seguida, misture a infusão de lavanda e mel com o suco de limão. Por último, corte a casca de limão em pedaços pequenos e introduza-os na jarra que será usada para servir a limonada de lavanda.
  • Se forem introduzidas as 4 pedras de gelo, iremos obter uma bebida tão refrescante quanto deliciosa.

Quer ler mais? Acesse: Você se estressa com frequência? Coloque em prática esta terapia japonesa para relaxar

Avisamos que esta bebida relaxante só trará efeito se dedicarmos pelo menos uma hora ao descanso. Trata-se de saber se desconectar, com a ajuda deste remédio natural tão saudável para aliviar nervos e favorecer a circulação sanguínea.

Por fim, é importante saber que a infusão de lavanda, assim como o consumo de seu óleo essencial, não será recomendável para crianças menores de 6 anos, nem para aquelas pessoas que sofram de problemas intestinais como Doença de Crohn, úlceras ou gastrite.

  • Ferreira, F. M., Tokars, E., & do Paraná, T. (2016). Uso De Óleos Essenciais Na Massagem Relaxante Corporal. Revisão de literatura. Curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal, Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba (PR).
  • Neuwirth, A., Chaves, A. L. R., & Bettega, J. M. R. (2016). Propriedades dos óleos essenciais de cipreste, lavanda e hortelã-pimenta.
  • Araújo, J. P. M. R. (2012). Estudo químico da Lavanda luisieri (Doctoral dissertation).