Aveia para tratar a ansiedade

· 27 de agosto de 2015
O número de pessoas que sofre de ansiedade é altíssimo, mas a maioria delas não busca maneiras de tratar a situação, e simplesmente convive com os transtornos de ansiedade como se fossem parte normal e inerente de suas vidas.

Existem diversos fármacos que prometem tratar a ansiedade e outros distúrbios emocionais e psicológicos. Entretanto, eles nem sempre são a melhor alternativa.

Cada pessoa tem um caso diferente de ansiedade. Por isso, é importante consultar um médico e entender qual é a melhor abordagem para cada situação específica.

Além disso, para quem não quiser fazer uso dos medicamentos convencionais, já que eles podem causar efeitos colaterais e, em alguns casos, até dependência, ou para quem gostaria de complementar o tratamento da ansiedade, existem alternativas naturais e saudáveis que podem nos ajudar nesta batalha.

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Manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física com regularidade são dois hábitos que podem nos ajudar muito a tratar a ansiedade.

Os exercícios liberam endorfinas, que proporcionam bem-estar e nos ajudam a esquecer dos problemas e comportamentos que podem causar ansiedade.

A alimentação equilibrada mantém nosso organismo saudável e funcionando de forma adequada, prevenindo oscilações que possam alterar nosso humor e desencadear esse transtorno.

Hoje, dentro do tema da alimentação para tratar a ansiedade, falaremos sobre um remédio natural ideal para alcançar este objetivo: a aveia.

Por que a aveia para tratar a ansiedade?

Estudos indicam que a ingestão de carboidratos complexos em geral ajuda a combater transtornos de ansiedade.

Lembre-se de que estamos falando aqui dos carboidratos integrais. Afinal, os alimentos feitos de farinha refinada fazem exatamente o contrário. Eles causam oscilações no nível de açúcar do sangue e afetam a fome e os níveis de energia.

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Entre as opções de carboidratos complexos, a aveia é um maravilhoso remédio natural para reduzir a ansiedade e sintomas associados.

Ela é rica em fibras e digerida lentamente. Assim, fornece uma fonte de energia estável e constante para o organismo, prevenindo oscilações.

Além disso, também estabiliza os níveis de açúcar no sangue e ajuda a diminuir alterações no humor e aquelas fortes vontades de ingerir determinados alimentos, que podem desencadear ansiedade, irritabilidade e sintomas depressivos.

Outro ponto positivo da aveia é que ela é capaz de promover a liberação da serotonina em nosso corpo.

Conhecida como o hormônio do bem-estar, ela faz com que nos sintamos mais calmos e centrados. Assim, reduz os sintomas de ansiedade.

Por último, a aveia ainda é rica em vitamina B e magnésio, nutrientes importantes para o combate à ansiedade.

É importante ingerir a aveia sempre acompanhada de outros alimentos saudáveis, como frutas frescas e secas, nozes e amêndoas, por exemplo.

Se quiser adoçá-la, evite o açúcar, pois ele irá prejudicar o efeito benéfico da aveia de controlar os níveis de açúcar no sangue. Se quiser usar um adoçante, opte sempre pelo mel.

Vitamina de aveia para reduzir a ansiedade

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Se você sofrer de ansiedade, saiba que existem várias formas diferentes de incorporar a aveia ao seu dia a dia e aproveitar os seus benefícios no tratamento deste estado emocional.

Aqui, iremos dividir a receita de uma destas opções, que além de ser energética e refrescante, também é deliciosa.

É uma ótima alternativa para introduzir a aveia no café da manhã, começando o dia com muito mais energia e disposição. Conheça o passo a passo da receita a seguir:

Ingredientes

  • 1 pera madura
  • 50 g de aveia orgânica sem açúcar
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de mel (25 g)

Como fazer

  • O preparo é muito fácil. O primeiro passo é descascar a pera e cortá-la em pedaços para que fique mais fácil de bater.
  • Em seguida, coloque-a no liquidificador juntamente com a aveia orgânica sem açúcar e o copo de água.
  • Bata até obter uma textura homogênea e cremosa. Quando chegar à consistência desejada (também depende da sua preferência) adicione a colher de mel para adoçar naturalmente.
  • Por fim, você pode servir esta vitamina com duas pedras de gelo. Fica uma delícia!

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Dicas finais

Além de tornar a aveia uma parte constante do seu dia a dia, não se esqueça de praticar atividades físicas e de manter uma alimentação leve e equilibrada.

Cuide também do seu estado emocional, importantíssimo para combater a ansiedade. Dedique um tempo a você mesmo e ao autoconhecimento. Faça suas atividades preferidas e não se esqueça de praticar exercícios de relaxamento.

Por fim, a meditação e a ioga também são boas opções para reduzir os transtornos de ansiedade.

Bernik, M., & Corregiari, F. (2002). Ansiedade. Revista Brasileira de Medicina. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

De Araújo, S. R. C., De Mello, M. T., & Leite, J. R. (2007). Transtornos de ansiedade e exercício físico. Revista Brasileira de Psiquiatria. https://doi.org/10.1590/S1516-44462006005000027