Ervas medicinais que nos dão energia

· 8 de dezembro de 2018
O chá de ginseng nos proporciona energia. Ele também tem propriedades antioxidantes que nos ajudam a combater o efeito dos radicais livres e cuida do nosso sistema imunológico.

Todos nós passamos por épocas de grande intensidade física ou intelectual. Chegamos cansados em casa ou acordamos sem energia. O que podemos fazer? Não se preocupe, existem muitas ervas medicinais que podem ajudá-lo. Descubra com a gente.

As melhores ervas energizantes

Pode ser que você esteja se recuperando de uma doença. Ou é possível que conheça alguém que esteja passando por um momento onde precisa de mais energia diária.

Como acontece em dias difíceis no trabalho, problemas pessoais ou nessas épocas em que os estudantes dedicam mais horas estudando e precisam de maior concentração intelectual.

Isso também pode interessar você. Os 8 melhores alimentos para melhorar a memória e a agilidade mental

O que podemos fazer para ajudá-los ou para nos sentirmos melhor? Bom, em primeiro lugar e como já sabemos, não devemos descuidar a nossa alimentação.

Em segundo lugar, é preciso cuidar de nossos hábitos diários de vida, não nos esquecendo de coisas como:

  • Descansar adequadamente,
  • Beber bastante líquido,
  • Relaxar em algum momento do dia com um banho quente ou dando um passeio.

Tudo isso ajudará bastante, mas também podemos fazer algo extra.

Complemente sua alimentação com essas incríveis plantas naturais que incrementarão um pouco mais a sua energia. Tomou nota? Excelente! Então vejamos que plantas são essas:

1. Alecrim

Alecrim

Certamente você conhece o alecrim por seu delicioso sabor na hora de temperar nossos pratos. Como outras ervas, dá sabor à carne e ao arroz, mas você sabia que também é uma excelente planta medicinal?

É um ótimo anti-inflamatório, melhora a nossa respiração, ajuda na digestão e, ainda, nos dá energia.

  • Diminui o cansaço, melhora a circulação sanguínea, em especial a que vai para o cérebro.
  • Também funciona como um bom tonificante se estivermos nos recuperando de alguma doença. Revitaliza e nos dá energia.
  • Favorece a concentração.

Se você quiser aumentar ainda mais a sua concentração, não duvide em tomar duas infusões de alecrim por dia. O ideal seria preparar 20 gramas de alecrim fresco ou 5 gramas por litro d’água em uma infusão.

Essa quantidade de ervas será suficiente para dois dias.

Para prepará-la deixe o alecrim ferver. Depois de repousar por alguns minutos, coloque a preparação em uma garrafa de vidro, conservando-a ali durante dois dias.

O alecrim é ótimo nas comidas. Não deixe de provar esta receita. Delicioso frango assado com laranja e alecrim

2. Babosa

Aloe-vera

Você já conhece os múltiplos benefícios do aloe vera ou babosa. É maravilhoso, curativo, cicatrizante e excelente para a nossa pele e um bom tônico para nosso organismo.

Mas uma de suas principais propriedades é, sem dúvidas, agir como nutriente.

Dispõe de aminoácidos, recompõe sua saúde, fornece vitaminas do grupo B e possui proteínas. Um tesouro natural do qual vale a pena se beneficiar.

Para preparar sua infusão, não precisa mais do que catar uma colherada do seu gel interior. Coloque-o para ferver em um litro de água e em seguida, deixe-o repousar.

Adicionando uma rodela de limão, ficará ainda melhor. Será excelente se tomada depois do almoço.

3. Guaraná

guarana para energia

Certamente você já conhece o guaraná (Paullinia cupana). Suas sementes têm um efeito excitante importante se comparado, por exemplo, às do café.

Por isso, não devemos exagerar no seu consumo e não tomar mais do que um copo por dia.

Dispõe de teofilina, teobromina, xantinas, guaranina, colina e taninos. É excitante e revitalizante, aumenta nossa concentração e nosso humor.

É muito adequado se, por exemplo, estamos muito cansados ou estamos passando por uma leve fase de tristeza.

Sabemos que há várias bebidas com guaraná. Podemos encontrar também em forma de comprimidos ou de chás prontos para tomar, em lojas de produtos naturais.

Recomendamos entretanto, não exagerar em seu consumo, basta uma xícara por dia. Você se sentirá bem melhor.

4. Infusão de Ginseng e canela

ginseng para energia

Saboroso, efetivo e muito energizante. Como já sabe, uma das propriedades mais conhecidas do ginseng é melhorar o estado de cansaço ou fraqueza.

O ginseng também é uma das ervas que incrementam nossa concentração e também nossa irrigação cerebral.

Além disso, atua como um ótimo antioxidante natural capaz de combater os radicais livres, melhorando a luta contra o envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças como o câncer.

Cuida de nosso sistema imunológico e dá uma sensação de melhora diária.

Mas, você sabia que se o combinarmos com canela, aumentaremos suas propriedades e seu sabor continuará sendo delicioso? Não duvide em combinar estes elementos naturais, sua saúde agradecerá.

5. Erva mate

Erva mate

Também já falamos repetidamente das propriedades da erva mate. É estimulante, pois o efeito em nosso organismo é bem melhor do que o de uma xícara de café.

E não esqueça que contém diversas vitaminas e minerais, tais como a vitamina C, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio e manganês.

Vai deixar essa preciosidade escapar? Vale a pena tomá-la uma vez por dia, visto que melhorará nossa circulação, nos auxiliará nos períodos pós-cirúrgicos, combaterá o cansaço e melhorará nosso humor.

É saudável, mas essa planta de propriedades antioxidantes, apesar de amarga, deve ser tomada com pouco açúcar, pois assim suas propriedades são melhor sintetizadas. Então, aproveite!

Mas não se esqueça de que sempre é melhor consultar seu médico antes de consumir qualquer preparação.

Gostou do nosso artigo? Sendo assim não deixe de seguir nossa página com outras dicas para o seu bem estar.

Ann Foglio, M., Lucia Queiroga, C., Maria de Oliveira Sousa, I., & Alexandre Ferreira Rodrigues, R. (2006). Plantas Medicinais como Fonte de Recursos Terapêuticos: Um Modelo Multidisciplinar. MultiCiência.