Seis alimentos para manter o cérebro ativo

· 30 de novembro de 2014
Você sabia que o chocolate amargo (quanto mais puro, melhor) ajuda a melhorar a saúde cerebral e cardíaca? Seu consumo regular faz com que nos sintamos melhor.

Como está a sua memória? E sua resistência ao estresse? Está com problemas de concentração? Talvez seu ritmo de vida não seja o mais adequado, e seu cérebro necessite de um pouco mais de energia e de nutrição. Neste artigo, daremos algumas dicas fáceis que você não poderá perder para manter o cérebro ativo!

A importância de nossa alimentação na saúde cerebral

Iremos recordar aqui uma informação muito importante sobre o cérebro. Ele é um dos órgãos que mais energia requer, num total de 20%.

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Portanto, não devemos nunca descuidá-lo e nos atentarmos aos tipos de alimentos que consumimos e que favorecem suas funções, atribuindo a ele uma melhor circulação, o que evitará possíveis trombos, além de proporcionar uma nutrição adequada para que suas atividades não sejam afetadas.

Um exemplo claro e que muitas pessoas cometem na correria do dia a dia é não tomar o café da manhã, o que acarretará ao nosso cérebro a má nutrição matinal.

Essa má conduta faz com que tenhamos dificuldades de concentração, e faz que qualquer tarefa nos pareça difícil. Além disso, ao passar do dia, começamos a sentir dores de cabeça.

Para evitar esses sintomas, aprenda quais são os alimentos que favorecem nosso cérebro, mantendo-o mais ativo, saudável e jovem.

Alimentos saudáveis para manter um cérebro ativo

1. Aveia

aveia

Você é uma pessoa apaixonada pela aveia? Então não tenha dúvidas, esse alimento é excelente para seu cérebro e você pode consumi-la como quiser.

Esse alimento dispõe de muitas proteínas e aminoácidos, além de gorduras insaturadas, vitaminas B1, B3, E, acido fólico e potássio, selênio, fósforo e magnésio.

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Além de contribuir com nossas funções cerebrais, potencializando nossa memória, é excelente para a saúde cardíaca.

2. Banana

banana para deixar o cérebro mais ativo

Quantas bananas você tem agora mesmo na sua cozinha? Saiba que essa fruta não deve faltar e lembre-se de sempre colocá-la na lista de compras!

Ela é rica em glicose, essencial para fornecer energia ao cérebro, contém vitaminas B6, ácido fólico e minerais como o imprescindível magnésio, cálcio, o fósforo e o potássio.

É um alimento muito energético e saudável; contém fibra solúvel, favorecendo o movimento intestinal e evitando a prisão de ventre.

Não perca mais uma vantagem: por ser tão rico em vitamina B6, melhora nossa memória e também favorece nosso humor. Somente não é recomendada para pessoas com diabetes.

3. Brócolis

brócolis

Um dos vegetais mais saudáveis e mais recomendados. O brócolis forma parte dessas maravilhas crucíferas como a couve-flor, a couve-de-Bruxelas. São ricas em proteínas, fibras e vitaminas A, C, E, K e do complexo B.

Sendo esses tesouros naturais ricos em vitaminas B3 e B6 são excelentes para cuidar e potencializar nossa memória. Sugerimos consumi-las cozidas no vapor ou cruas, duas formas que conseguimos absorver todas as suas propriedades

4. Nozes

nozes

Certamente você já sabia que as nozes são os frutos secos que nos recomendam para a nossa saúde, para a melhora do nível do colesterol e para potencializar nossas capacidades cerebrais.

Mas qual é o seu segredo? Dispõe de ácidos linolênicos, ômega 3, fibras, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, ácido fólico, magnésio, cobre selênio, flavonoides e vitamina E.

É saudável para o coração e o cérebro; basta consumir três a quatro nozes por dia, não superando essa dose devido ao seu alto índice calórico.

5. O saudável peixe azul

peixe azul

Qual a quantidade de peixe que você consome na semana? É imprescindível o consumo de peixe azul.

O que faz com que esse alimento seja tão recomendado deve-se antes de tudo às gorduras poli-insaturadas essências como o ômega 3, tão necessária para a saúde do coração e o cérebro.

O ideal seria consumir o peixe azul três a quatro vezes na semana. Todos da família, independentemente da idade das crianças, adultos e idosos. Não se esqueça e adquira esse hábito mais que saudável.

6. Chocolate para deixar o cérebro ativo

chocolate negro

Estaremos te dando uma boa notícia se incluirmos o chocolate nesta lista? Claro que para a sua alegria ele não poderia faltar! Mas, obviamente, devemos consumi-lo com moderação e uma dosagem equilibrada, sendo indicada apenas uma pequena porção.

Lembre-se de que o mais saudável é o chocolate que dispõe de uma maior quantidade de cacau. É um grande aliado antioxidante; contém potássio, cálcio, magnésio e vitaminas do grupo B.

Se administrarmos bem seu consumo diário, forneceremos nutrientes saudáveis para o nosso coração e nosso cérebro. Uma pequena barra desse saboroso alimento e você notará de imediato as endorfinas e, consequentemente, o bem-estar.

Não tenha dúvidas e dose seu dia com um bom chocolate (de preferência de cacau) e veja o quanto será saudável todos os dias!

Em suma, para conseguir um cérebro ativo, saudável e jovem, inclua sempre que possível todos esses alimentos. Além disso, beba no mínimo dois litros de água diariamente e leve uma vida saudável e ativa.

Movimente-se física e mentalmente, desenvolva suas tarefas diárias como as leituras e desfrute da vida dia a dia. Procure aprender e conhecer coisas novas, porque seguindo uma correta alimentação seu cérebro estará em plena atividade e tudo que fizer será muito mais fácil e agradável!

Então, não espere e comece hoje mesmo as mudanças alimentares!