Aveia-comum: receitas boas para a saúde

Aveia-comum: receitas boas para a saúde

Última atualização: 15 Março, 2019

A aveia-comum é um cereal conhecido principalmente pelo seu alto teor de fibras, mas não é composta só disso. Ela também é rica em proteínas e minerais, como magnésio, zinco e ferro.

As fibras específicas da aveia, que são as beta-glucanas, são capazes de proporcionar diversos benefícios ao nosso organismo, como, por exemplo, promover maior saciedade, melhorar o funcionamento do intestino e até fortalecer a imunidade.

O indicado é consumir em média e 30 gramas do grão por dia, ou seja, três colheres de sopa. Por causa de suas vantagens, incluir a aveia na sua dieta traz grandes benefícios a sua saúde. Veja alguma formas de se deliciar com a aveia.

Mingau de Aveia-comum

Por ser uma boa fonte de carboidratos e proteínas, o mingau é um excelente alimento para ser consumido no dia-a-dia. A vantagem dele é que contêm carboidratos de baixo índice glicêmico que fornecem energia para o corpo, combatendo assim o pico glicêmico, reduzindo o risco de excesso de peso.

Por causa de sua capacidade de formar géis quando entra em contato com a água, ocorre o aumento do seu tempo de digestão no estômago, promovendo maior saciedade.

Entretanto, tenha cuidado com a quantidade de gorduras e açúcares da receita. Opte pelo leite desnatado e faça pouco uso do açúcar.

Recomendamos também a leitura: O que é a dieta cetogênica?

Mix de cereais

cereais-coraçao-cerebro-500x325

Se você não é muito chegado a aveia, uma ótima opção é certamente juntá-la com outros cereais de sua preferência e acrescentar em frutas, sucos ou no iogurte. Dessa maneira é possível agregar outros nutrientes às fibras da aveia.

Aveia-comum no iogurte

muesli with yogurt,healthy breakfast rich in fiber

O iogurte é um excelente alimento funcional por causa de seus probióticos. Portanto, acrescentar uma colher de aveia soma a esse lanche da tarde ou café da manhã, o consumo de fibras, que,  como já foi dito, é um poderoso aliado do trânsito intestinal .

Um copo de iogurte desnatado somado a mais duas colheres de sopa de aveia apresenta apenas 179 kcal, enquanto um copo de iogurte integral mais duas colheres de sopa de aveia totalizam 227 kcal.

Farofa com Aveia

Muita gente não sabe, mas a aveia pode substituir integralmente a farinha de milho ou outro tipo de farinha utilizada para montar uma farofa. Fica bem saudável utilizar outros grãos para fornecer ao seu organismo todos os nutrientes necessários.

Vitaminas e sucos com Aveia

A aveia faz uma ótima combinação com sucos e vitaminas. Portanto, quando você adiciona a aveia a aos líquidos, fornece quantidades adequadas de carboidrato ao seu corpo. Isto nível maior de carboidratos é recomendado antes de um treino esportivo ou até mesmo no café da manhã, por exemplo. 

Pode interessar a você...
Molho à bolonhesa vegano: confira essa receita!
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Molho à bolonhesa vegano: confira essa receita!

Um molho à bolonhesa vegano sempre será a opção ideal para acompanhar todos os tipos de massas. Confira e aprenda a receita!



  • SILVA MIRANDA, Gilson et al. Efeito do consumo da aveia e farinha da casca de maracujá sobre a glicemia e lipemia em um grupo de voluntários. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 35, n. 2, 2014.
  • GUTKOSKI, Luiz Carlos et al. Desenvolvimento de barras de cereais à base de aveia com alto teor de fibra alimentar. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 27, n. 2, p. 355-363, 2007.
  • LUIZ, C. GUTKOSKI; TROMBETTA, Cassiana. Avaliação dos teores de fibra alimentar e de beta-glicanas em cultivares de aveia (Avena sativa L). Ciênc. Tecnol. Aliment, v. 19, n. 3, 1999.