Aveia-comum: receitas boas para a saúde

· 8 de dezembro de 2013

A aveia-comum é um cereal conhecido principalmente pelo seu alto teor de fibras, mas não é composta só disso. Ela também é rica em proteínas e minerais, como magnésio, zinco e ferro.

As fibras específicas da aveia, que são as beta-glucanas, são capazes de proporcionar diversos benefícios ao nosso organismo, como, por exemplo, promover maior saciedade, melhorar o funcionamento do intestino e até fortalecer a imunidade.

O indicado é consumir em média e 30 gramas do grão por dia, ou seja, três colheres de sopa. Por causa de suas vantagens, incluir a aveia na sua dieta traz grandes benefícios a sua saúde. Veja alguma formas de se deliciar com a aveia.

Mingau de Aveia-comum

Por ser uma boa fonte de carboidratos e proteínas, o mingau é um excelente alimento para ser consumido no dia-a-dia. A vantagem dele é que contêm carboidratos de baixo índice glicêmico que fornecem energia para o corpo, combatendo assim o pico glicêmico, reduzindo o risco de excesso de peso.

Por causa de sua capacidade de formar géis quando entra em contato com a água, ocorre o aumento do seu tempo de digestão no estômago, promovendo maior saciedade.

Entretanto, tenha cuidado com a quantidade de gorduras e açúcares da receita. Opte pelo leite desnatado e faça pouco uso do açúcar.

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Mix de cereais

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Se você não é muito chegado a aveia, uma ótima opção é certamente juntá-la com outros cereais de sua preferência e acrescentar em frutas, sucos ou no iogurte. Dessa maneira é possível agregar outros nutrientes às fibras da aveia.

Aveia-comum no iogurte

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O iogurte é um excelente alimento funcional por causa de seus probióticos. Portanto, acrescentar uma colher de aveia soma a esse lanche da tarde ou café da manhã, o consumo de fibras, que,  como já foi dito, é um poderoso aliado do trânsito intestinal .

Um copo de iogurte desnatado somado a mais duas colheres de sopa de aveia apresenta apenas 179 kcal, enquanto um copo de iogurte integral mais duas colheres de sopa de aveia totalizam 227 kcal.

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Farofa com Aveia

Muita gente não sabe, mas a aveia pode substituir integralmente a farinha de milho ou outro tipo de farinha utilizada para montar uma farofa. Fica bem saudável utilizar outros grãos para fornecer ao seu organismo todos os nutrientes necessários.

Vitaminas e sucos com Aveia

A aveia faz uma ótima combinação com sucos e vitaminas. Portanto, quando você adiciona a aveia a aos líquidos, fornece quantidades adequadas de carboidrato ao seu corpo. Isto nível maior de carboidratos é recomendado antes de um treino esportivo ou até mesmo no café da manhã, por exemplo. 

  • SILVA MIRANDA, Gilson et al. Efeito do consumo da aveia e farinha da casca de maracujá sobre a glicemia e lipemia em um grupo de voluntários. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 35, n. 2, 2014.
  • GUTKOSKI, Luiz Carlos et al. Desenvolvimento de barras de cereais à base de aveia com alto teor de fibra alimentar. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 27, n. 2, p. 355-363, 2007.
  • LUIZ, C. GUTKOSKI; TROMBETTA, Cassiana. Avaliação dos teores de fibra alimentar e de beta-glicanas em cultivares de aveia (Avena sativa L). Ciênc. Tecnol. Aliment, v. 19, n. 3, 1999.