Iogurte integral ou desnatado. Qual é a melhor opção na dieta?

Ao iogurte desnatado é muitas vezes adicionado conservantes e açúcares para lhe dar sabor, por isso, no final, é menos saudável do que o iogurte integral.

Última atualização: 26 Abril, 2018

O iogurte é um dos alimentos mais antigos do mundo. Destaca-se pelo seu valor nutricional, pela sua versatilidade para diferentes preparações culinárias e por suas aplicações cosméticas.

Para aqueles que preferem tirar proveito de seus benefícios nutricionais, surge uma dúvida razoável devido ao aparecimento de novos produtos com poucas calorias.

A questão é: é melhor o iogurte integral ou o iogurte com baixo teor em gorduraQual é o mais conveniente para minha dieta?

Nas próximas linhas, responderemos a essas e outras questões relacionadas a esse alimento milenar.

O que é o iogurte integral?

O iogurte é um laticínio que passa por um processo de fermentação. Durante este processo, centenas de milhões de bactérias são geradas, que têm uma função benéfica para o organismo humano.

Essas bactérias são conhecidas como probióticos e você provavelmente já ouviu falar delas, porque ajudam a melhorar a flora intestinal.

O iogurte natural é geralmente produzido à mão e é caracterizado por não adicionar corantes, conservantes ou sabores e, acima de tudo, conservar as suas gorduras naturais completas.

O iogurte integral não escapou à moda dos produtos light que invadiram quase todo o mercado de laticínios.

Veja também: 6 maneiras de usar iogurte natural como remédio caseiro

3 mitos sobre o iogurte integral

Existem muitos mitos sobre o iogurte integral que podem confundir você. Aqui nós falamos sobre os três mais comuns.

1. O iogurte integral tem mais gordura do que o iogurte desnatado

Em um sentido estrito, isso pode ser verdade, já que o leite desnatado é usado para produzir o iogurte light, então obviamente a ingestão calórica é consideravelmente menor.

Se o iogurte foi feito com leite de vaca, então a gordura não é prejudicial às suas artérias, não aumenta o seu colesterol e também não fará você ganhar peso.

2. É melhor adoçar o iogurte com açúcar artificial

Quando a gordura é removida, o iogurte perde sabor e consistência. Por isso, é necessário adicionar elementos que dão um toque de sabor para compensar essa situação.

A maioria pensaria que não há nada melhor do que adoçantes. Isso parece perfeito, mas várias investigações sugerem a existência de uma possível relação entre adoçantes e câncer.

Da mesma forma, outra investigação realizada em 2006 relaciona os adoçantes com a diabetes e a obesidade. Pode ser melhor para a sua saúde se você escolher o iogurte integral na sua próxima compra.

Sim, escolha o natural. Se você quiser com frutas, escolha adicionar frutas frescas da época.

3. Eu posso comer mais iogurte se for desnatado

Para aproveitar os benefícios deste alimento nutritivo, de baixas calorias e de fácil digestão, você só precisa de uma taça por dia. Desta forma, também poderá obter sua ingestão diária de cálcio.

Você só deve tentar não consumi-lo em excesso, pois isso pode ser contraproducente para o seu sistema digestivo.

Recomendamos a leitura: Iogurte grego: benefícios e diferenças do normal

O melhor iogurte para a sua dieta

Definitivamente, o melhor iogurte que você pode consumir é o integral e natural. Uma boa ideia para aproveitar os benefícios do iogurte integral é experimentar uma variedade de iogurte adoçado com frutas naturais.

Outras boas opções são:

  • Iogurte grego. Este é feito com leite integral e geralmente tem uma consistência ligeiramente pastosa que o torna ideal para untar. Você pode usar para substituir o creme de leite e o creme de queijo em seus molhos e sobremesas.
  • O kefir. É um iogurte com propriedades curativas e regenerativas para o corpo. É rico em proteínas e pobre em calorias. Totalmente recomendado para pessoas com intolerância à lactose.

Você pode usá-lo para acompanhar suas refeições ou como um lanche. Será sempre uma opção saudável.

Iogurte desnatado: sim ou não?

A realidade é que não faz muito sentido consumir iogurte desnatado. Essas versões geralmente substituem a gordura por outros ingredientes, como açúcares e conservantes.

O melhor seria escolher as versões normais e limitar-se a consumir uma taça por dia, no máximo.

E o que você acha disso? Qual a sua escolha? Qual iogurte você costuma consumir mais?

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Iogurte grego: benefícios e diferenças do normal

Mas, como é o iogurte grego? Tem uma cor entre branca e creme, com uma textura suave e um peculiar sabor ácido, pela mistura entre creme e o queijo cottage.



  • Huertas RAP. Yogur en la salud humana. Rev Lasallista Investig. 2013.
  • Profeco. Yogur y otros lácteos fermentados. Rev del Consum. 2006.
  • Vera M. Elaboración Y Aplicación Gastronómica Del Yogur. Pagina Web. 2011.