O iogurte: um importante aliado para a saúde

23 de novembro de 2013
Consumir iogurte regularmente ajuda a recompor as bactérias benéficas para o nosso organismo presentes na flora intestinal, conhecidos por probióticos.

Desde pequenos ouvimos que beber leite é essencial a nossa saúde, já que é um alimento rico em nutrientes para o nosso organismo. Com o seu derivado que agrega praticamente todos os benefícios não é bem diferente e ainda traz muitas outras vantagens. Portanto, confira bons motivos para incluir o iogurte em sua alimentação agora mesmo.

O iogurte ajuda na imunidade

Consumir iogurte regularmente ajuda a recompor as bactérias benéficas para o nosso organismo presentes na flora intestinal, conhecidos por probióticos. Os probióticos, em seguida, atuam de forma positiva, expulsando do nosso organismo as bactérias consideradas ruins.

Dessa forma, ocorre o fortalecimento da imunidade do corpo, ajudando a eliminar o que não contribui para o nosso organismo e a absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas, por exemplo.

yogurt with muesli

Boa fonte de proteínas

A existência das proteínas se faz fundamental por serem responsáveis por formar os músculos e as vísceras. As proteínas também são importantes porque constituem com os hormônios que atuam no regulamento do funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo.

Além disso, alguns tipos específicos de proteínas atuam como anticorpos no nosso organismo.

Recomendamos também a leitura: Proteínas na dieta: confira a quantidade adequada

Aliado do emagrecimento

De acordo com pesquisas, o iogurte apresenta resultados positivos em pessoas obesas que o consumiam regularmente. Não apenas foi observada a perda de peso, como também foi possível verificar perda de gordura corporal.

Isso prova que ingerir cálcio e proteínas, encontrados no iogurte, bem como em outros produtos lácteos, ajuda a queimar gordura, promovendo a perda de peso de forma mais acelerada.

Melhora o funcionamento do intestino

Os probióticos existentes no iogurte ajudam a melhorar a saúde do intestino. Isto acontece porque seu intestino passa a funcionar melhor, deixando a “preguiça” de lado, funcionando melhor. Consumindo iogurte regularmente, suas chances de desenvolver prisão de ventre diminuem. Além disso, ele reduz outras complicações decorrentes da digestão.

Fortalecimento dos ossos

O iogurte é um derivado do leite. Portanto, é excelente fonte de cálcio, essencial para a saúde dos nossos ossos. Sendo assim, ele é fundamental para combater a osteoporose, o consumo regular do iogurte se faz necessário para ajudar no crescimento dos dentes de crianças, deixando-os mais fortes e saudáveis.

Recomendamos também a leitura: Cafés da manhã com sementes de chia

Aliado do sistema nervoso

O cálcio encontrado no iogurte é um mineral que atua nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso. Por este motivo, ocorre uma melhora da função dos neurônios, que são as células do nosso sistema nervoso responsáveis por estimular a realização das mais diversas atividades do corpo.

  • WENDLING, Luana Katzuke; WESCHENFER, Simone. Probióticos e alimentos lácteos fermentados-uma revisão. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 68, n. 395, p. 49-57, 2013.
  • DE ALMEIDA JUNIOR, Bráulio Rodrigues; RODRIGUES, Rubens Lombardi. Influência da atividade física e a ingestão de cálcio na osteoporose. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, v. 3, n. 1, p. 50-55, 1997.
  • BISCAIA, Islaine Maria Faria; STADLER, Carlos César; PILATTI, Luiz Alberto. Avaliação das alterações físico-químicas em iogurte adicionado de culturas probióticas. Simpósio de Engenharia de Produção-SIMPEP, v. 11, 2004.
  • FISBERG, Mauro et al. Dia a dia com iogurte. Projetos Especiais, 2014.