6 hormônios importantes para o ciclo da ovulação

26 de julho de 2018
Em função da fase na qual a mulher se encontre, a produção de hormônios que influenciam o ciclo da ovulação será maior ou menor, o que influenciará de forma determinante na chance de engravidar.

Os hormônios que influenciam o ciclo da ovulação são substâncias que percorrem o corpo humano através do sangue. Estes se alojam em outros órgãos e ajudam a melhorar seu rendimento.

Estas substâncias solúveis se deslocam sozinhas ou com uma proteína para se fixarem da melhor maneira nos tecidos moles dos órgãos. Os hormônios, ao trabalharem em conjunto com o sistema nervoso, são os encarregados do corpo sentir, pensar e agir. 

É importante que exista uma produção equilibrada de hormônios no corpo, já que isso ajuda no correto funcionamento dos órgãos. Uma quantidade mínima produz grandes mudanças nas células e até mesmo em todo o organismo.

Os níveis hormonais são medidos através de testes de laboratórios com análises de sangue, urina ou saliva.

Aqui mencionaremos alguns dos hormônios que influenciam o ciclo da ovulação. 

O que é a ovulação?

É o processo no qual as mudanças hormonais fazem com que um ovário libere um óvulo e se produz normalmente uma vez em cada ciclo menstrualUm espermatozoide pode fecundar um óvulo sozinho quando este alcançar sua maturidade, e assim se inicia a gravidez na mulher.

O bom funcionamento do ciclo da ovulação favorece a fecundação

A ovulação se produz geralmente de 12 a 16 dias antes do início do seguinte ciclo menstrual e é um processo exclusivo das mulheres em idade reprodutiva. Este se realiza no aparelho reprodutor feminino, onde um folículo ovárico se rompe e é liberado um ovócito primário.

Este pode ser fecundado em um período de 12 a 48 horas. A ovulação tem como propósito favorecer a reprodução, e por esta razão provoca um florescimento hormonal uma vez por mês.

Fases da ovulação

A ovulação tem 3 fases: folicular, ovulatória e lútea. Em cada uma delas aparecem diferentes avanços os quais vários hormônios intervêm.

Fase folicular

Ocorre como início da ovulação, quando os ovários secretam estrogênios e progesterona.

O primeiro prepara o endométrio para resguardar o embrião no caso de uma concepção e o segundo mantém o útero em boas condições.

Fase ovulatória

Durante esta fase são liberados os hormônios foliculestimulante e luteinizante.

Estes são os encarregados de desenvolverem os óvulos nos ovários e que estes sejam liberados quando estejam maduros.

Recomendamos ler: Conheça os sintomas e as causas dos principais problemas hormonais

Controlar o ciclo da ovulação é importante se quiser engravidar

Fase lútea

Esta fase ocorrer ao finalizar o processo de ovulação. Quando o óvulo não foi fecundado e a superfície do endométrio não é necessária, então é eliminada.

Com isso se completa o ciclo da ovulação e se inicia o período menstrual.

Hormônios que influenciam no ciclo da ovulação

Os hormônios femininos têm a função essencial de regular a função do aparelho genital feminino. A produção destes se inicia na etapa intrauterina. Seus níveis são baixos durante a infância e na puberdade aumentam.

Estes hormônios são essenciais para que a fecundação, a gravidez e o parto aconteçam. 

1. Estrogênios

Este é um dos mais importantes hormônios que influenciam o ciclo da ovulação. Os estrogênios são hormônios sexuais esteroides femininos produzidos principalmente nos ovários e nas glândulas suprarrenais. 

A função principal dos estrogênios é a maturação do aparelho genital feminino para torná-lo fértil.

Os estrogênios produzem o desenvolvimento das características sexuais femininas secundárias como:

  • Acúmulo de gordura corporal
  • Aumento dos seios
  • Amplitude da pélvis
  • Amolecimento dos ossos
  • Aparecimento da menstruação

Saiba mais: Rotina de exercícios que ajudarão a tonificar os seios

2. Progesterona

É um hormônio feminino do corpo lúteo que se forma com a ruptura cíclica de um folículo ovárico. Este hormônio sexual é liberado pelos ovários e posteriormente pela placenta. É necessário para que o útero e os seios se desenvolvam e funcionem da forma correta.

Age principalmente durante a segunda parte do ciclo menstrual. Sua função é condicionar o endométrio para a implantação do embrião. Durante a gravidez ajuda a desenvolvê-lo de maneira segura.

3. Hormônios gonadotrópicos

A função principal dos hormônios gonadotrópicos consiste em estimular o crescimento do pequeno espaço no útero onde se localiza o óvulo.

Favorecem a maturação do folículo ovárico e a secreção de progesterona.

Outros hormônios que influenciam no ciclo da ovulação

Existem outros hormônios não menos importantes que influenciam no ciclo da ovulação tais como:

4. Testosterona

É o chamado “hormônio masculino”, já que se encontra em grandes quantidades nos homens. No entanto, nas mulheres também pode se apresentar em pequenas quantidades e é secretado pelos ovários.

A testosterona é a encarregada pela libido. É importante destacar que, caso se desenvolva de forma excessiva, a mulher poderá apresentar sinais característicos do gênero masculino, como excesso de pelo corporal.

5. Prolactina

Este hormônio é produzido pela glândula pituitária. Sua função é favorecer a secreção nas glândulas mamárias das mulheres grávidas, para preparar o organismo no processo de lactação.

A prolactina é um hormônio responsável pelo ciclo da ovulação

A maior concentração de prolactina se apresenta antes do parto, ainda que a produção de leite materno apareça depois do nascimento.

6. Tireotropina

Este hormônio é produzido pela glândula tireoide e está relacionado com a reprodução humana. Quando a tireoide não produz tireotropina de forma suficiente o metabolismo se altera, o que altera o ciclo da ovulação.

Como consequência, as irregularidades menstruais são mais frequentes em mulheres com problemas na tireoide.

Os hormônios que influenciam o ciclo da ovulação ajudam a preparar o organismo para a fertilidade. Se você apresentar alguns desajustes menstruais e estiver planejando engravidar, consulte um especialista.

Recomendados para você