Bebidas recomendadas em uma dieta saudável

29 de janeiro de 2019
Sabemos que as bebidas são tão importantes quanto as refeições. Aprenda quais você deve tomar seguindo essas 7 recomendações saudáveis.

Certamente sua rotina faz com que você passe a maior parte do tempo longe de casa. Talvez tenha que ir a restaurantes, reuniões de trabalho, a um bar para ver os amigos, ou beber muito café de máquina. Possivelmente, esses sejam os momentos em que você consome mais calorias.

As bebidas também influenciam na fome e na saciedade, não apenas no seu peso. Se isso é novo para você, imaginamos que queira parar de sabotar a sua dieta.

Bebidas em uma dieta saudável

Há bebidas que sempre se adaptam a um plano alimentar equilibrado e saudável. São aquelas que ajudarão nosso corpo a funcionar de forma adequada.

Bebidas em uma dieta saudável

Nesse sentido, vamos apresentar-lhe 7 bebidas que irão ajudá-lo em sua dieta. Agora, se você tiver alguma dúvida sobre suas propriedades ou como aproveitá-las, consulte um especialista em nutrição.

Leia também: A importância de uma boa alimentação para um estilo de vida saudável

1. Água

A água deve ser sempre sua primeira escolha. Existem numerosos estudos que confirmam que este líquido revitaliza as funções do organismo.

De fato, o Journal of Nutrition publicou uma investigação na qual afirma que “se um indivíduo sofre, pelo menos 1% de desidratação pode sofrer de menor concentração, mau humor, e dores de cabeça”. Da mesma forma, este recomenda que “os homens bebam 3,4 litros de água por dia, e as mulheres bebam 2,5 litros”.

Por outro lado, pesquisadores anunciaram em uma reunião da American Chemical Society, que a água é uma grande aliada para perder peso.

Os cientistas disseram que as pessoas que bebem água antes das refeições principais podem perder até 2 quilos a mais do que as que não bebem. Eles aconselharam a beber 2 copos de água antes do café da manhã, almoço e jantar.

Por outro lado, beber água ajuda a lubrificar as articulações durante o exercício físico. Além disso, traz vitalidade para os órgãos e músculos.

Recomendamos que você beba meio litro de água duas ou três horas antes de cada treino. Especificamente 250 ml 10 minutos antes de iniciá-los, e a cada 25 minutos, durante toda a atividade física.

2. Chás

Se é uma dieta saudável, o chá não pode estar ausente, pois é uma rica fonte de antioxidantes. Este trabalha para eliminar toxinas e combater distúrbios relacionados ao processo digestivo. Neutraliza os ácidos do estômago e facilita a digestão.

Bebidas mais recomendadas em uma dieta saudável: Chás

Por outro lado, o chá preto é um ótimo substituto para o café. Assim, se você quiser eliminar as doses de café, pode recorrer a esse líquido. Apenas um copo contém 50 mg de cafeína, enquanto o café contribui com 100 a 190 mg por xícara.

3. Leite

Esta bebida tem seus detratores e seus respectivos defensores. Agora, aparentemente, ajuda a queimar gorduras. Nesse sentido, o American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo que confirma essa versão.

Pesquisas indicam que pessoas que consomem três porções diárias de laticínios podem reduzir 1 quilograma de gordura corporal. Por outro lado, pessoas que não o fazem mantêm sua condição física.

4. Cerveja preta

A cerveja preta é uma das melhores bebidas em uma dieta saudável. Suas propriedades são muitas. Este líquido é uma grande fonte de antioxidantes, necessários para combater as inflamações musculares produzidas durante o exercício, promovendo uma rápida recuperação.

Composta por 93% de água, a cerveja preta também fornece uma quantidade significativa de ferro, um mineral que ajuda a transportar oxigênio para todas as partes do corpo.

Por isso, é essencial para as células. Quanto mais oxigênio você tiver, melhor poderá responder ao seu treinamento. Beber uma cerveja de vez em quando não vai lhe fazer mal.

5. Limonada

Certamente, esta bebida é ideal para fortalecer o sistema imunológico. É rica em vitamina C e atua como um desintoxicante, e irá refrescá-lo quando precisar. Você pode prepará-la com limões frescos, adoçante, e água.

Bebidas mais recomendadas em uma dieta saudável: Limonada

Recomendamos que você leia: As propriedades do limão e os remédios que você pode fazer com ele

6. Batidos detox

Sem dúvida alguma, é sempre necessário purificar seu corpo. Os batidos detox irão ajudá-lo a eliminar as toxinas produzidas por produtos comerciais repletos de gorduras saturadas e açúcar refinado. Use vegetais, e combine-os com frutas frescas. Você pode adicionar frutos secos, nozes, sementes, e proteína em pó.

7. Café

O café é uma bebida que ajuda a controlar a diabetes. Uma xícara de café sem açúcar, leite integral, ou creme pode fornecer magnésio e cromo, dois minerais que ajudam o organismo a usar a insulina, o hormônio que participa do controle do açúcar no sangue.

Em conclusão, você já viu que as bebidas em uma dieta saudável podem variar. Cada um cumpre uma função específica, e o ajudará a manter seu estado físico e mental. Você só tem que evitar aquelas que lhe fazem mal, como é o caso dos refrigerantes. Em qualquer caso, lembre-se de consultar um especialista. Ele lhe dirá exatamente o que seu corpo precisa.