Como combater a queda de cabelo com suco de limão?

23 de dezembro de 2019
Segundo a sabedoria popular, vários tratamentos caseiros podem ser preparados para fortalecer e embelezar os cabelos. Vamos falar sobre alguns que têm como principal objetivo frear a queda.

Devido à constante exposição ao sol, à contaminação, a uma má alimentação aos produtos químicos…, o cabelo pode se deteriorar. Cada vez são mais comuns os danos capilares e o desenvolvimento de transtornos como a queda de cabelo excessiva.

Segundo a sabedoria popular, existem alguns remédios de origem natural cujas propriedades favorecem o tratamento capilar, devolvendo força e vitalidade ao cabelo. Um desses remédios é o suco ou sumo de limão.

Por que o limão ajuda a combater a queda de cabelo?

O limão é uma das frutas cítricas mais utilizadas no mundo todo. É uma fonte significativa de vitamina C, ácido fólico, vitamina B e alguns minerais.

Afirma-se que é muito bom para o cabelo, pois, além de regular o pH natural do couro cabeludo, também elimina as células mortas e contribui para reduzir a queda dos fios.

Sua aplicação regular previne transtornos comuns como a caspa e o enfraquecimento dos folículos pilosos. De forma adicional, ele também proporciona brilho e controla o frizz, o que, sem dúvida, é uma grande ajuda para que possamos ter o cabelo que desejamos.

Xampu natural de ovo e limão

Xampu de ovo e limão para a queda de cabelo

Este xampu natural combina as propriedades do limão com as proteínas e demais nutrientes do ovo para fortalecer o cabelo da raiz até as pontas.

Ingredientes

  • 1 limão
  • 1 ovo

Preparo

  • Bata o ovo com a ajuda de um garfo e incorpore pouco a pouco o suco de um limão.

Modo de aplicação

  • Sobre o cabelo úmido, aplique o xampu com suaves massagens, assegurando-se de colocá-lo em contato com todas as áreas do cabelo.
  • Deixe agir durante 30 a 40 minutos e enxágue com bastante água.

Suco de limão fresco

Suco de limão para tratar o cabelo

Sem a necessidade de misturá-lo com outros ingredientes, o suco de limão fresco ajuda a tratar a caspa, a queda de cabelo e outros problemas capilares que fazem com que os fios fiquem opacos e sem vida.

No entanto, é conveniente usá-lo sempre à noite, já que o contato com o sol pode clarear (um pouco) o cabelo.

Ingredientes

  • 2 limões frescos

Modo de aplicação

  • Extraia o suco dos dois limões frescos e aplique-o sobre o couro cabeludo.
  • Deixe agir durante 30 minutos e enxágue.

Descubra: 5 usos do óleo essencial de limão em casa

Tratamento com suco de limão e água de coco

Água de coco para o cabelo

Os minerais presentes na água de coco são um ótimo complemento para potencializar os efeitos do limão contra a queda de cabelo.

Recomendamos a leitura: Isto é o que acontece com seu corpo quando você bebe água de coco

Ingredientes

  • 1/2 copo de água de coco (125 ml)
  • 1/2 limão

Preparo

  • Esprema o suco de meio limão e misture-o com a água de coco

Modo de aplicação

  • Aplique sobre o cabelo e couro cabeludo e deixe agir durante 30 minutos.
  • Lave a cabeça com o seu xampu de uso habitual.

Tratamento de aloe vera e suco de limão

O suco de limão com aloe vera é um tratamento capilar muito popular graças às suas fortes propriedades antifúngicas e hidratantes atribuídas aos seus ingredientes, os quais também ajudam a reduzir a presença dos fungos que causam a caspa.

Sua aplicação constante nutre os folículos pilosos e pode promover o crescimento saudável do cabelo sem causar efeitos negativos.

Ingredientes

Preparo

  • Misture bem o suco de limão com o gel de aloe vera até obter um creme homogêneo.

Modo de aplicação

  • Espalhe o produto por todo o couro cabeludo e cabelo e cubra com um touca plástica.
  • Deixe agir durante 20 ou 30 minutos e enxágue.

Nota final

Embora a sabedoria popular recomende o suco de limão como ingrediente para vários tratamentos capilares, os especialistas em dermatologia apontam que essa substância não é recomendada, pois pode secar excessivamente o cabelo e maltratá-lo ainda mais. Também pode irritar o couro cabeludo e agravar ainda mais problemas como a caspa.