Conselhos efetivos e fáceis para combater a caspa

· 30 de março de 2015
A combinação de abacate e alecrim pode ajudar a eliminar as bactérias que causam o surgimento da caspa, além de proporcionar uma hidratação adicional aos cabelos.

Caspa: existe algo mais incômodo e antiestético? É uma pequena tortura que tira a beleza do cabelo, que enche os ombros com aqueles rastros brancos, que chamam a atenção e causam constrangimento. Veja alguns conselhos para combater a caspa.

Ninguém gosta da caspa, pois não é algo bonito e nem saudável. Então, o que é possível fazer para eliminá-la? Primeiro, lembre-se de que, em certos casos, o uso de muitos produtos químicos no couro cabeludo, ao invés de ajudar, pode piorar.

O mais indicado é seguir um tratamento natural e o menos agressivo possível. Você pode seguir o conselho de seu dermatologista, mas aqui estão algumas dicas simples e bem acessíveis. Vamos dar uma olhada?

1. Remédio para combater a caspa com aloe vera e limão

conselhos para combater a caspa.

Este remédio simples é, sem dúvidas, um dos mais eficazes. Porém, lembre-se de que para que a caspa desapareça por completo do couro cabeludo, o tratamento deve ser recorrente. Veja como o aloe vera e o limão podem ajudar:

  • O aloe vera dispõe de propriedades antibacterianas e antifúngicas, ideais para eliminar o problema da caspa. Para usá-lo, pegue uma colher do gel de aloe vera, ou seja, a pasta translúcida do interior da babosa. Uma quantidade de 20 gramas de suco é suficiente.
  • Uma vez pronto, comece a fazer uma massagem com o cabelo seco. Tente chegar ao couro cabeludo. Deixe todo o cabelo umedecido com o gel.
  • Deixe agir por 15 minutos.
  • Lave o cabelo normalmente com um xampu suave.
  • Enxágue. Deixe um suco de um limão já preparado para fazer uma nova massagem. Ele regula a aparição da caspa e trata muito bem a pele do couro cabeludo. Depois de massagear, enxágue os cabelos com água morna. Nunca use água quente, senão você pode danificar os fios.

Descubra: 6 razões por trás da dor no couro cabeludo

2. Remédio para combater a caspa com abacate e infusão de alecrim

decolorar-el-cabello

Você tem abacate em casa? Se tiver, então agora só falta conseguir dois raminhos de alecrim para elaborar um remédio bem eficaz contra a caspa. O abacate é considerado um grande hidratante, rico em óleos essenciais para tratar o couro cabeludo.

Ao combiná-lo com o alecrim, você terá o tratamento ideal para eliminar bactérias, desinflamar e regular a reprodução do fungo chamado de Malassezia, que induz a produção excessiva de caspa. Veja abaixo o modo de preparo:

  • Tire meio abacate da casca e coloque-o em uma tigela. Amasse com uma colher até obter uma pasta bem fina.
  • Faça a infusão de alecrim. Ferva 200 ml de água e adicione dois ramos de alecrim. Ao atingir o ponto de ebulição, deixe descansar e depois misture com o creme de abacate.
  • Tente fazer um creme mais ou menos homogêneo.
  • Aplique o creme sobre o cabelo seco. Faça uma massagem de 15 minutos para que o tratamento atue sobre o couro cabeludo.
  • Enxágue os fios com água morna e lave o cabelo normalmente, com um xampu suave ou condicionador apropriado.

3. Remédio para combater a caspa com bicarbonato de sódio

lavar o cabelo

Você já conhece os múltiplos benefícios do bicarbonato de sódio. Esse produto é indispensável em casa e é útil para uma infinidade de coisas, inclusive para regular a aparição da caspa.

Recomendamos a leitura: Truque com Aspirinas para combater a caspa

Neste caso, este tratamento à base de bicarbonato de sódio deve ser realizado apenas uma vez por semana, pois resseca um pouco o cabelo.

  • Comece jogando água morna no cabelo.
  • Em seguida, adicione uma colher de bicarbonato (20 gramas) em um copo de água. Mexa bem e despeje aos poucos no cabelo.
  • Massageie, permitindo que o bicarbonato penetre bem no couro cabeludo. Muito fácil!
  • Enxágue os fios normalmente e lave com um condicionador. Com um tratamento constante, você dirá adeus à caspa em um mês.

4. Remédio para combater a caspa com vinagre branco e infusão de menta

menta

Um remédio agradável, simples e eficaz. A menta é outra planta medicinal perfeita para combater bactérias, fungos ou qualquer impureza que possa existir na pele ou, neste caso, no couro cabeludo. 

Ao combiná-la com o vinagre branco, você conseguirá eliminar a caspa em pouco tempo.

  • Primeiro, dilua uma colher de vinagre branco (20 ml) em um copo de água.
  • Leve a solução ao fogo e jogue cinco folhinhas de menta. Faça a infusão e deixe descansar por um tempo.
  • Assim que o líquido estiver morno, aplique sobre o cabelo úmido fazendo uma massagem, assim como nas opções anteriores.
  • Quando o cabelo tiver absorvido bem a solução, lave-o normalmente. Simples, não?

Você pode escolher o remédio que quiser para eliminar a caspa. O ideal é lavar o cabelo em dias intercalados, aplicando o tratamento que mais gostar e que for mais simples. 

Lembre-se de que, acima de tudo, o importante é manter a frequência.