Vício em açúcar. Como deixá-lo?

9 de março de 2019
Você sabia que dormir uma quantidade adequada de horas é fundamental para superar o vício por doces? Se não dormirmos o suficiente, nem a dieta nem os exercícios serão de grande ajuda.

Você tem vício em açúcar? Não se preocupe, esse é um problema com muitas soluções, e algumas delas apresentaremos agora. Se você as seguir, certamente em pouco tempo você conseguirá se livrar desse vício tão prejudicial.

Nunca substitua o vício em açúcar por adoçantes

Um estudo da revista Diabetes Care mostrou que os adoçantes artificiais podem mudar a maneira do corpo metabolizar o açúcar.

Em 2008, um estudo em animais demonstrou que ratos tratados com adoçantes artificiais ingeriram mais calorias durante o dia. Como resultado, ganharam mais peso.

Além disso, substituir o açúcar por outro tipo de adoçante não resolverá o vício em si.

Praticar exercícios e adicionar leite à alimentação

Comer muito açúcar ativa os mecanismos de recompensa do cérebro, ou seja, aqueles responsáveis pelas sensações que experimentamos, dessa forma, o vício em açúcar a longo prazo nos produz bem-estar, e se consumido em excesso, torna-se um vício muito difícil de abandonar.

Por isso, o consumo de proteína de soro (uma proteína principal encontrada no leite) pode combater o vício em açúcar ao aumentar a produção de serotonina.

Outros estudos demonstraram uma associação entre o exercício físico e o aumento da serotonina, por isso, além de nos ajudar a perder peso, o exercício regular pode diminuir os níveis de açúcar e nos ajudar a combater esse vício.

Evite produtos completamente livres de gordura

Sim, é isso mesmo. Alimentos livres de gordura geralmente contêm muito açúcar. Exemplos clássicos são o mel, o xarope de milho de alta frutose, etc.

Mais ainda os biscoitos e bolos sem gordura que costumam conter mais de 20 g de açúcar.

Recomendamos que leia também: Gorduras ou carboidratos? Descubra a chave do sucesso

mel

Melhore os hábitos de sono

Noites mal dormidas estão relacionadas com a vontade de consumir alimentos açucarados durante o dia.

Em poucas palavras, mesmo que a dieta e o exercício nos ajudem a nos afastarmos dos doces, nada será eficaz se não estivermos dormindo o suficiente.

Dormir bem alivia a ansiedade por doces

Mantenha os “petiscos” por perto

Uma tática que funciona muito é ter sempre petiscos saudáveis por perto. Pode ser uma mistura de frutos secos ou frutas, mas o fato é que isso nos ajudará muito a diminuir vício em açúcar.

Logo, você pode levar uma maçã na bolsa ou ter sempre um iogurte natural à mão.

Frutas que acalmam o vício por doces

Mascar chiclete

Parece estranho, mas um estudo em 2009 comprovou que indivíduos que mascaram chiclete a cada hora, e por pelo menos três horas no período da tarde, reduziram o desejo por alimentos doces.

Ainda que o estudo tenha usado uma única variedade de chiclete com adoçantes artificiais, os resultados foram positivos para reduzir o vício em açúcar.

Não deixe de ler: O que acontece em seu corpo ao mascar chiclete?

O chiclete alivia o vício por doces

Imagens oferecidas por: Zylenia, macalit, RelaxingMusic e geoffduncan.

Carmo, M. B. do, Toral, N., Silva, M. V. da, & Slater, B. (2006). Consumo de doces, refrigerantes e bebidas com adição de açúcar entre adolescentes da rede pública de ensino de Piracicaba, São Paulo. Revista Brasileira de Epidemiologia. https://doi.org/10.1590/S1415-790X2006000100015