Sabia que os frutos secos ajudam a perder peso?

5 de agosto de 2018
O consumo de frutos secos nutre nosso corpo. Entre suas muitas propriedades e benefícios, os frutos secos ajudam a perder peso reduzindo a fome e representando uma quantidade mínima de calorias.

Embora sejam um pequeno alimento, eles estão cheios de propriedades benéficas para o organismo.

A principal característica é, precisamente, que eles consistem em menos de 50% de água. No entanto, isso não impede que eles estejam cheios de vitaminas e minerais que melhorem o funcionamento do nosso corpo.

Entre os seus componentes, encontramos:

  • Vitamina B
  • Ácido fólico
  • Potássio
  • Ferro
  • Fibra
  • Cobre
  • Zinco
  • Vitamina E
  • Cálcio
  • Fósforo

Existem dois tipos de frutos secos:

  • Com casca, por exemplo, pistache.
  • Frutas secas, como uvas e ameixas

Como os frutos secos ajudam a perder peso?

Mulher que perdeu medidas graças ao consumo de frutos secos

  • Para os momentos do dia entre as refeições em que procuramos um lanche ou um petisco, uma excelente alternativa são os frutos secos uma vez que, quando os comemos, satisfazemos a fome e reduzimos a ingestão de carboidratos e calorias .
  • Como eles contêm muita fibra, eles evitam e aliviam a constipação, além de facilitar o processo digestivo, eliminando todos os desperdícios nocivos para o corpo.
  • Eles também nos ajudam a cuidar dos nossos ossos. Por causa do alto teor de cálcio, mantêm uma boa saúde e força dos ossos, além de prevenir doenças como osteoporose.
  • Eles nos dão uma aparência mais jovem e saudável graças à quantidade de antioxidantes que eles contêm. Assim, conseguimos atrasar o processo de envelhecimento e o aparecimento de rugas.

Devemos ter certeza de comer frutos secos sem sal ou fritos ou assados. Caso contrário, eles perderão parte de suas propriedades e ganharemos peso.

Além disso, se eles são muito salgados, aumentaremos a retenção de líquido e poderemos sobrecarregar os rins.

Em seguida, vamos listar seis frutos secos que, graças às suas propriedades, nos ajudam a manter o bom funcionamento do nosso corpo e a perder peso. Descubra como os frutos secos ajudam a perder peso!

Veja também: Descubra como fazer manteigas de oleaginosas deliciosas

Nozes

Nozes são frutos secos que ajudam a perder peso e a manter a saúde cardiovascular

As nozes são uma variedade de frutos secos que vem da nogueira, a sua polpa é branca, coberta por uma casca dura, redonda e grossa de cor de café.

Seu consumo diminui o nível de gordura que tende a se acumular no abdômen. Além de reduzir o apetite, a quantidade de carboidratos que eles fornecem é mínima.

Pistachos

Os pistachos, ou pistácios, são uma fruta roxa com polpa verde, eles são cobertos por uma casca dura, partida ao meio, e relativamente fáceis de abrir.

Quando comemos pistachos, estes são metabolizados completamente em nosso corpo, o que resulta em uma baixa ingestão de calorias. Por isso esses frutos secos ajudam a perder peso.

Além disso, eles são muito benéficos para melhorar a visão e ter dentes saudáveis ​​e fortes.

Amêndoas

Amêndoas são frutos secos que ajudam a perder peso

As amêndoas são uma fruta de polpa branca cercada por uma fina pele marrom, que cresce na amendoeira.

Elas contêm gorduras saudáveis ​​que reduzem a fome e nos ajudam a cuidar do nosso peso. Além disso, elas melhoram a digestão e são benéficas na prevenção de níveis elevados de colesterol e problemas cardíacos.

Sementes de girassol

Este é um fruto cuja polpa branca é cercada por uma casca preta com listras brancas e que é obtida a partir da flor de girassol.

Como com a maioria das nozes, as sementes de girassol possuem altas doses de vitaminas e gorduras boas que purificam e desintoxicam nosso corpo.

Nas quantidades certas, este fruto seco nos dá muitos ômega 3, 6 e 9 que melhoram o funcionamento do nosso corpo e estimulam a perda de gordura.

Ameixa seca

Ameixas são frutos secos que ajudam a perder peso

É uma fruta desidratada com aparência escura e enrugada. Apesar da aparência, é doce com muitos nutrientes.

Graças às suas propriedades, ameixa melhora o metabolismo e desintoxica nosso organismo. Ela elimina problemas de constipação e acumulação de gordura.

Recomendamos que você leia: Ameixas contra a perda de massa óssea

Tâmaras

A partir da palmeira, as tâmaras são uma fruta de forma oval cuja cor varia entre vermelho e amarelo. O consumo de tâmaras representa uma dose nutritiva de fibra.

Esses frutos secos não só nos ajudam a satisfazer a fome e controlar o nosso peso: também melhoram a nossa atividade cerebral.

Além disso, eles trabalham como um remédio natural para tratar problemas de alergia e anemia.

Evite o consumo excessivo de nozes

Tal como acontece com outros tipos de alimentos, é importante evitar o excesso e saber que quantidade de frutos secos é aconselhável ingerir .

Portanto, é essencial consultar um especialista em nutrição para nos orientar. Cada corpo é diferente, por isso é necessário saber qual a quantidade de frutos secos adequadas para cada pessoa.

Ao comprar frutos secos devemos ter certeza de que eles já estão maduros e a cor da casca é normal. Caso contrário, eles podem conter fungos ou bolor (no caso de parecerem esverdeados por fora).

Entre os riscos mais comuns que existem devido à ingestão exagerada de frutos secos estão:

  • Toxicidade quando os frutos verdes são consumidos
  • Reações alérgicas
  • Diarreia
  • Cálculos renais
Recomendados para você