As ameixas contra a perda de massa óssea
Nesse artigo, explicaremos a você outra maneira de entender o problema da falta de cálcio e propomos um alimento que vai surpreender por seus grandes benefícios para os ossos: as ameixas.
A verdade do cálcio e as ameixas
Quando falamos de problemas ósseos, como acontece, por exemplo, com a osteoporose, estamos acostumados a escutar elogios quanto aos benefícios do cálcio.
É certo que esse mineral é fundamental, mas saibam que também há outros importantes para a sua assimilação.
Por isso não é saudável começar a consumir alimentos com cálcio adicionado, mas sim tentar ter uma alimentação equilibrada e escolher aqueles alimentos que contribuem com o cálcio e os outros nutrientes que precisamos. As ameixas são um deles.
A acidificação
Você já deve ter ouvido falar do pH alcalino ou ácido no nosso organismo, e como em geral estamos acostumados a estar mais acidificados devido à má alimentação (principalmente pelos açúcares, frituras e farinhas refinadas), maus hábitos (tabaco ou álcool), emoções negativas, estresse ou contaminação.
Pois bem, essa acidez excessiva faz com que nosso corpo ‘roube’ o cálcio dos nossos ossos e o elimine através da urina para tentar compensar o pH.
É aqui onde as ameixas mostram seu primeiro benefício: elas são altamente alcalinizantes.
Outros nutrientes
Além disso, as ameixas também são ricas em potássio, magnésio, boro, manganês, cobre e ferro, e também em vitaminas A e K; todos nutrientes imprescindíveis para a nossa saúde óssea.
Curiosamente, elas não contêm cálcio, mas várias pesquisas demonstraram que o consumo diário de ameixas pode diminuir o risco de sofrermos doenças ósseas.
As ameixas, tanto as frescas como as secas, também são excelentes para combater a constipação e são muito nutritivas, por isso é ideal consumi-las de manhã ao acordar.
Como ingeri-las?
A maneira mais saudável de consumi-las consiste em colocá-las de molho, em meio copo de água, de noite. No dia seguinte, de manhã em jejum, devemos beber a água e também comermos a fruta.
Leia também: Como as ameixas secas ajudam nosso corpo?
A quantidade ideal é entre 3 e 5 ameixas por dia.
Se não quisermos ingeri-las sozinhas, podemos batê-las com outras frutas maduras ou bebidas vegetais. Também podemos incluí-las em sobremesas, como bolos ou tortas, já que elas vão contribuir com umidade e doçura. Assim evitamos acrescentar tanto açúcar.
Complete a dieta
Finalmente propomos a vocês outros alimentos também benéficos para os seus ossos graças ao seu conteúdo em vitaminas e minerais, principalmente em cálcio, e muito mais assimiláveis do que os lácteos ou os produtos com cálcio adicionado:
- Gergelim: contém mais cálcio que o leite e é muito mais assimilável. Podemos ingerir o gergelim cru moído ou na forma de gomásio (moído e torrado com sal), azeite de primeira prensagem a frio e cru, ou o tahine (massa de sésamo). O tahine também pode ser batido com água, limão, canela e mel para termos nossa própria bebida de sésamo.
- Maca peruana: contém muito cálcio e ferro e, além disso, é um excelente regulador hormonal. Deve ser tomado com cuidado pelas pessoas com hipertensão não controlada e pelas que têm alta sensibilidade do sistema imunológico.
- Cenoura cozida: muito mais rica em cálcio do que crua.
- Rabo-de-cavalo: muito rica em silício. Podemos tomar duas ou três xícaras por dia.
- Água de mar: um suplemento natural e muito equilibrado que podemos encontrar em herbanários e lojas de produtos naturais. Recomendamos tomar uma colher de sopa antes de cada comida.
Vitamina para os ossos
Prove essa deliciosa receita para fortalecer seus ossos:
- Triture uma colher de sopa de sementes de gergelim com um copo de água durante pelo menos um minuto, com a ajuda de uma batedeira.
- Peneire o leite de gergelim e separe a fibra (que pode ser usada em outras receitas).
- Bata de novo a bebida de gergelim com três ameixas deixadas previamente de molho.
- Acrescente um pouco de canela em pó.
Você já tem sua vitamina: deliciosa para tomar no café da manhã ou no lanche e para surpreender toda a família com uma receita muito saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gabas, A. L., Telis-Romero, J., & Menegalli, F. C. (2003). Cinética de degradação do ácido ascórbico em ameixas liofilizadas. Ciência e Tecnologia de Alimentos. https://doi.org/10.1590/S0101-20612003000400013