11 maneiras de alterar o pH ácido do corpo

· 3 de março de 2015
Você sabia que o bicarbonato de sódio é uma opção excelente para alcalinizar o corpo? Assim como a água com limão, podemos tomá-lo todos os dias para ajudar o nosso organismo.

O equilíbrio do pH em nosso corpo é a chave para desfrutar de uma boa saúde. Isto nos permite identificar se o nosso corpo está em estado saudável de alcalinidade ou se os níveis de acidez estão muito elevados e nos põe em perigo. Neste artigo, falaremos sobre 11 maneiras de alterar o pH ácido do corpo.

Ao falar de pH, estamos nos referimos ao potencial de hidrogênio, que é uma medida da concentração de íons de hidrogênio no corpo. Para entender com mais clareza, devemos levar em conta que os níveis de acidez se medem em uma escala de 1 a 14, sendo 1 o mais ácido, 7 o neutro e 14 o mais alcalino.

O nível ideal para desfrutar de uma boa saúde vai de 7,3 a 7,45; no entanto, agentes presentes na contaminação, maus hábitos alimentares e inclusive o estresse podem elevar os níveis de acidez no corpo e alterar o pH.

Quando o pH se altera, o sangue reage e, como consequência, “rouba” os nutrientes necessários para o correto funcionamento dos órgãos vitais. Por sua vez, a pessoa afetada pode sentir frequentes sensações de cansaço, dores de cabeça, problemas digestivo, desmineralização das unhas e do cabelo, entre outros.

Por que é importante equilibrar o pH do corpo?

Quando nosso corpo está um pouco alcalino, ou seja, com o pH do sangue acima de 7, ele fica protegido contra várias doenças. No entanto, quando tem um nível de acidez elevado, nosso corpo fica doente e mais propenso a sofrer problemas crônicos como diabetes, obesidade, enxaqueca, catarata, câncer, artrite, alergias, osteoporose, entre outras.

Descubra: 4 remédios caseiros para balancear o ph vaginal

Alimentação e pH

água de limão e menta

Tudo o que comemos e bebemos influencia em nosso pH para o bem ou para o mal. Alguns alimentos aumentam os níveis de acidez em nosso corpo, enquanto outros ajudam a alcalinizar.

Geralmente, os alimentos de origem animal como a carne e os produtos lácteos fazem com que os níveis de acidez se elevem. Em contrapartida, alimentos de origem vegetal como as frutas e verduras têm propriedades que nos ajudam a alcalinizar.

Visto que necessitamos de um equilíbrio do nosso pH, o ideal é consumir de forma equilibrada ambos os tipos de alimentos. Na medida do possível, devemos evitar os alimentos que nos acidifica, como, por exemplo, os fast foods e os alimentos processados.

Como podemos alterar o pH ácido do nosso corpo?

alterar o pH ácido

Além de controlar a alimentação, também devemos saber que fatores ambientais podem influenciar na instabilidade do pH.

Por esta razão, se possível, evite os produtos de limpeza e de higiene altamente tóxicos e opte por alternativas naturais. Sendo assim, é bom levar em conta algumas recomendações-chaves para combater o excesso de acidez e conseguir alterar o pH ácido do corpo.

  • Inclua o consumo de vegetais de folhas verdes e consuma uma vitamina verde por dia.
  • Adote o bom hábito de tomar um copo de água morna com limão em jejum todos os dias (o ácido cítrico é um ótimo alcalinizante, apesar de ser ácido).
  • Consuma frutas e verduras; dê preferência às verduras de folhas verdes e cruas.
  • Evite o consumo de alimentos processados e frituras.
  • Evite o consumo de alimentos refinados como o açúcar e a farinha.
  • Consuma água de alta qualidade, preferivelmente água purificada.
  • Opte por limpar sua casa com produtos naturais como o bicarbonato de sódio, limão e vinagre.
  • Muito cuidado ao escolher os produtos químicos para a beleza e o cuidado da pele, já que estes, às vezes, são tóxicos. Na medida do possível, devemos procurar usar produtos naturais quando se trata de cuidar do cabelo, da pele, dos dentes, etc.
  • Consuma alimentos de origem vegetal e inclua pequenas porções de alimentos de origem animal, porém verifique se o animal foi alimentado com pasto.
  • Comece a incluir na sua dieta alimentos como o suco de clorofila, cevada, algas, pimenta-caiena e spirulina.
  • Prepare diariamente um copo de água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio e beba.

Leia também: 5 formas de regular o pH do seu corpo com bicarbonato de sódio

Não espere mais para mudar sua alimentação e estilo de vida e alterar o pH ácido do seu corpo!

Como você pode ver, é muito fácil eliminar os ácidos do corpo e encontrar o equilíbrio de nosso pH; basta modificar nosso estilo de vida e alimentação para alcalinizar nosso corpo e desfrutar de uma boa saúde.