Terapias naturais para ajudar com o diabetes tipo 2

· 9 de dezembro de 2013
Leia mais sobre o diabetes tipo 2 e alguns tratamentos caseiros. Não perca!

O diabetes tipo 2 é uma doença que afeta a forma como o corpo usa a glicose; o pâncreas produz insulina, mas ele não funciona como deveria, e isso faz com que os níveis de açúcar subam muito.

No entanto, com dicas simples e alguns suplementos alimentares naturais, muitas pessoas conseguiram ir regulando os níveis de glicose naturalmente.

Alimentos recomendados para combater o diabetes tipo 2

  • A estévia é o primeiro alimento que devemos considerar. Esta planta de origem paraguaia tem demonstrado excelentes resultados não só como um adoçante natural sem calorias, mas por suas muitas propriedades. A primeira é a de regular os níveis de glicose. Podemos tomar três infusões diárias ou diretamente em comprimidos. É fundamental que seja um extrato puro, escuro, e não um adoçante refinado que você remove as propriedades.

Stevênia ajuda a controlar a diabetes

  • canela melhora os níveis de glicose e lipídios. Podemos tomar em comprimido ou consumir habitualmente nas refeições, chá, cozidos com bebida vegetal…
  • Levedura de cerveja: contém cromo, regulador de nível açúcar.

Leia também: Levedura de cerveja, na saúde e na beleza

  • Agrião fresco: também contêm cromo.
  • Ervilha fresca, que atua como uma insulina vegetal.
  • A bebida vegetal de avelã é deliciosa e contém fibra solúvel que regula a absorção de açúcares.
  • aveia regula os níveis de açúcar no sangue.
  • Saladas de alho, cebola e cenoura.
  • São indispensáveis os carboidratos de grãos integral. Podemos comer arroz integral três vezes por semana.
  • A fibra solúvel (existente em alimentos como aveia, cevada, frutas, verduras ou legumes) atrasa a digestão e a absorção dos hidratos de carbono, reduzindo o aumento da glicose no sangue que ocorre após a ingestão e a resposta de insulina. Isso pode ajudar as pessoas com diabetes a ter um melhor controle glicêmico.
  • Água de coco natural, com ação hipoglicemiante.
  • Cogumelos Reishi, maitake e shiitake; reguladores dos níveis de glicose e com muitas mais vantagens para o nosso corpo.

Conheça: 5 remédios herbais para normalizar sua glicose no sangue

Cogumelos dieta para diabetes

Outras dicas para combater a diabetes tipo 2

Leve em conta que as questões emocionais que podem influenciar nosso estado geral de saúde, e que também determinam o estado de nossa diabetes.

De acordo com a autora Louise Hay, por trás da diabetes existem sentimentos de nostalgia de coisas que podiam ter sido, de uma grande necessidade de controlar ou de esconder uma tristeza profunda.

Desequilíbrios com a glicose representam uma falta de doçura em nossas vidas.

Em relação às questões emocionais, podem ajudar os Florais de Bach, a homeopatia e outras terapias naturais.

Para tratar qualquer doença de forma natural, é sempre importante ter em mente o estado de nosso intestino, o qual pode se tornar uma fonte de toxinas.

Se tivermos prisão de ventre, devemos beber muita água, comer verduras, legumes, frutas e oleaginosas, sementes de linhaça, etc.

Banhos de sol (exposição gradual ao sol, em horas de menor radiação, particularmente no verão) e exercício diário nos ajudarão a precisar de menos insulina.

Aprender a fazer a respiração diafragmática também é uma boa terapia para controlar o excesso de açúcar no sangue.