Conheça as propriedades da canela

A canela possui uma série de propriedades no mínimo interessantes. Então confira o artigo e não deixe de descobrir algumas delas.
Conheça as propriedades da canela
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Como sabemos, a canela é uma especiaria muito utilizada na cozinha. Isso porque ela dá sabor e aroma a muitas das sobremesas que comemos diariamente.

Entretanto dar sabor e aroma não são suas únicas funções. Entretanto, a mesma possui uma imensa quantidade de propriedades no mínimo interessantes.

Assim como muitos outros elementos naturais como, por exemplo, plantas e frutas, essa especiaria conta com benefícios importantes à nossa saúde. Por isso é usada de maneira medicinal. Te convidamos a ler esse artigo e saber um pouco mais a respeito.

Origem da canela

a origem da canela é muito interessante

Em documentos chineses do ano de 2800 a.C já falavam da Cinnamomum Zeylanicum. Esta é uma palavra de origem grega que significa madeira doce e Zeylanicum provém do nome onde se cultivava, Ceilão.

Na Itália recebeu o nome de Canella, que significa “pequeno tubo”, referindo-se à forma que toma quando está seca.

Na atualidade é cultivada em Sri Lanka, China, Índia e alguns países da américa do sul. Dessa forma seu uso se estendeu por todo o mundo.

Usos medicinais

Desde épocas remotas a canela é usada medicinalmente, já era utilizada em tratamentos para problemas respiratórios e para a gripe; também foi utilizada para conservar carnes, pois suas propriedades não deixam que fungos e bactérias se proliferem.

Problemas circulatórios

A canela é um potente anticoagulante e circulatório sanguíneo. O consumo frequente dessa especiaria ajuda à boa circulação do sangue, já que evita que as plaquetas de sangue se acumulem.

Por ter essa propriedade é muito útil consumi-la durante o período menstrual, evitando as dores que aparecem nesse período.

Além do mais, a boa circulação do sangue permite igualmente boa oxigenação das células, logo, nosso organismo funciona melhor. Muitas pessoas consomem canela como infusão para tratamento de perda de peso.

A canela é antiplaquetária, antiesclerótica e também antitrombótica, o que a torna útil para evitar varizes.

Diabetes tipo II

Mediante algumas pesquisas científicas que se realizaram sobre os benefícios que a canela proporciona aos pacientes com diabetes tipo 2, pode-se comprovar que os resultados são muito bons quando se consome a especiaria.

Entre os componentes que a canela possui o chamado de cinnamtannin é de extrema importância porque ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue. Se consome em jejum e após as refeições. Para incluir em um tratamento contra diabetes é aconselhável consumir meia colher de chá duas vezes ao dia, em pó, infusão ou cápsulas de óleo de canela.

Outras maneiras de utiliza-la

É recomendado o consumo de canela se apresentamos problemas com infecções ou fungos.

Desde séculos, como já comentado, é utilizada em tratamentos contra resfriados ou gripes e congestionamentos, por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Também é útil no equilíbrio da temperatura corporal, ou seja, pode reduzir a febre.

Além disso, auxilia no sistema digestivo, já que tomar uma xícara de chá de canela abre o apetite, detém diarreia e vômito; nosso sistema digestivo é favoravelmente estimulado.

É também um potente afrodisíaco. Além disso, estuda-se seu possível benefício como estimulante sobre o sistema nervoso central de idosos.

Imagem oferecida por ElColorComunicación.

Pode interessar a você...
8 razões pelas quais você deve incluir a canela na dieta
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
8 razões pelas quais você deve incluir a canela na dieta

Quer conhecer alguns motivos para incluir a canela na dieta? Reunimos os principais benefícios que esta especiaria oferece neste artigo!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.