Diabetes tipo 2: o que é e quais são suas causas?

18 de março de 2019
Com as recomendações de nosso médico, um tratamento adequado e um estilo de vida mais saudável, poderemos controlar a diabetes tipo 2 e aprender a viver com ela.

A diabetes do tipo 2 é uma das doenças mais comuns. Afeta a milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das que se disseminam com mais rapidez.

Apesar de não ser contagiosa, é considerada a epidemia do século XXI. Pode ter como consequências a invalidez e, no pior dos casos, se não for controlada adequadamente, a própria morte.

Provavelmente, você conhece alguém que sofre desta doença. Por isso, vale a pena deixar bem claro que existem vários tipos de diabetes:

  • Diabetes tipo 1: também é conhecida como diabetes juvenil. É uma doença congênita.
  • Diabetes tipo 2: este tipo de diabetes se manifesta na maioria dos casos devido a um estilo de vida inadequado. Como resultado de uma má alimentação, seja por falta de tempo ou por simplesmente ser mais fácil e econômico.

O que é diabetes tipo 2?

O que é diabetes tipo 2?

Há alguns anos, essa doença só afligia pessoas adultas e era conhecida como “diabetes do adulto”. Ela ocorre pela resistência que a insulina apresenta no momento de metabolizar o açúcar sanguíneo. Também pela redução da produção da mesma pelo pâncreas.

A soma destes fatores faz com que a quantidade de açúcar no sangue aumente consideravelmente, o que é denominado como hiperglicemia.

Tal situação, a longo prazo, causa danos consideráveis a diferentes órgãos do corpo, como os rins e o coração. Também pode provocar cegueira e problemas na cura e cicatrização de feridas.

Ainda não há uma cura para a diabetes. No entanto, com um tratamento adequado, seguindo as orientações médicas e uma mudança brusca no estilo de vida (principalmente na alimentação), os portadores de diabetes tipo 2 podem aprender a controlar e conviver com esta doença, visto que lhe acompanhará pelo resto de seus dias.

Não deixe de ler: Quais são os 8 sintomas iniciais da diabetes?

Quais são as causas da diabetes tipo 2?

Quais são as causas da diabetes tipo 2?

A diabetes tipo 2, na maioria dos casos, surge em decorrência de uma má alimentação ou pela falta de exercícios.

Mais de 90% daqueles que sofrem dessa doença apresentam sobrepeso. Por isso, é bem notório que pessoas que sofram de obesidade e apresentem gordura concentrada, principalmente na região do estômago, estejam muito propensas a apresentarem este tipo de diabetes em algum momento de suas vidas.

Além do sobrepeso, não praticar atividade física para queimar calorias em excesso aumenta os riscos de diabetes tipo 2 consideravelmente. Além disso, existe o risco genético de adquiri-la. Isto é, se alguém de sua família tiver a doença, é melhor ter mais cuidado; há uma predisposição para desenvolvê-la.

As pessoas que regularmente ingerem alimentos ricos em carboidratos e açúcares e que consomem poucas frutas e vegetais, apresentam as condições ideais para se adquirir a doença.

Atualmente, comer mal é mais fácil para a maioria das pessoas, por vários fatores, dentre eles a falta de tempo, sendo muito mais fácil e barato comprar o chamado fast food (comidas industrializadas),

Além disso, é possível encontrar este tipo de comida em qualquer lugar e a qualquer hora, a preços super baixos que chamam a atenção e, sem pensar na saúde, as pessoas acabam por consumi-la.

Leia também: 5 plantas medicinais que ajudam a controlar a diabetes

Previna a diabetes

Previna a diabetes

Com um pequeno esforço, é possível proporcionar a você mesmo uma alimentação mais saudável. Com toda certeza, será possível evitar sofrer desta enfermidade.

É preciso se cuidar e ter a consciência do que representa para a própria saúde sofrer desta doença, além de suas suas graves consequências. Por exemplo, a perda progressiva da memória, problema nos rins, amputação de membros devido a má circulação, e diversos outros problemas.

Caso contrário, a epidemia não se deterá e o número de pessoas doentes será cada dia maior, o que é realmente muito preocupante.

Esperamos que conhecendo as principais causas desta doença e as graves consequências que provoca, você se anime a colocar em prática hábitos mais saudáveis de vida que te mantenham longe da diabetes tipo 2.

Além disso, será uma excelente ideia compartilhar estes conhecimentos com familiares e amigos que possam ou não estar em situação de risco.

  • Stumvoll M, Goldstein BJ, van Haeften TW. Type 2 diabetes: principles of pathogenesis and therapy. Lancet 2005; 365: 1333-46.
  • Pereira Despaigne OL. Diabesidad: Una epidemia del siglo XXI. MEDISAN. 2012 [citado 20 mar  2015]; 16(2):295-309. Disponible en:  http://scielo.sld.cu/pdf/san/v16n2/san18212.pdf
  • Espinosa Sánchez A, Rodríguez Porto AL, Sánchez León M.  Diabetes Mellitus Tipo 2: Enfoque De Su Riesgo Cardiovascular. Rev 16 de Abril. 2014[citado 20 mar 2015]; 53(255): 101-115. Disponible en: http://www.rev16deabril.sld.cu/index.php/16_04/article/view/58/pdf_23