Por que devemos parar de comer junk food?

O consumo regular de junk food não apenas leva a um ganho de peso, mas também pode afetar nossa saúde cardiovascular e causar complicações mais graves.

Vivemos em uma época em que tudo acontece em grande velocidade. O ritmo e o estilo de vida da sociedade moderna nos fazem conviver com o estresse e a pressa. Tudo parece ser urgente e, inclusive, nós comemos sem a tranquilidade com que deveríamos. Além disso, é muito comum consumir alimentos de baixa qualidade. Neste artigo, falaremos sobre por que devemos parar de comer junk food.

Este tipo de alimento já está estabelecido em nossa rotina. Esse mau hábito implica grandes riscos para a nossa saúde a curto e longo prazo, como distúrbios cardiovasculares, excesso de peso, fadiga e depressão.

O que é junk food?

Junk food

O Junk food é caracterizado por ser processado, muito apetitoso e visualmente chamativo, de baixa qualidade, barato e pobre em nutrientes. Além disso, sempre tem grandes campanhas publicitárias voltadas para setores vulneráveis ​​da população. Seu objetivo é, acima de tudo, atrair adolescentes e crianças.

Definimos como junk food todos os produtos processados ​​que são compostos de:

  • Altos níveis de gorduras e óleos vegetais refinados.
  • Aditivos alimentares: corantes artificiais, realçadores de sabor, conservantes, etc.
  • Açúcares.
  • Condimentos.
  • Excesso de sal refinado.

Todas essas substâncias são prejudiciais à saúde e, além disso, criam dependência, pois estimulam o apetite e a sede. Esse efeito faz com que, quanto mais junk food nós comemos, mais desejos tenhamos para continuar comendo.

Isso nos faz entrar em um círculo vicioso que só conseguimos abandonar se eliminarmos completamente esses alimentos da nossa dieta.

Leia também: O obscuro segredo da indústria alimentar

Por que devemos parar de comer junk food?

1. Aumenta o colesterol

Acúmulo de colesterol

A alimentação influencia muito o aumento ou diminuição do colesterol no sangue.

As gorduras hidrogenadas que ingerimos com o junk food são metabolizadas no corpo e passam para o sangue, onde causam um aumento do colesterol ruim (LDL). Portanto, não são apenas os alimentos de origem animal que aumentam o colesterol.

Dessa forma, o risco de doença cardiovascular aumenta, uma vez que o pico de açúcar no sangue danifica os vasos sanguíneos e os inflama. Além disso, o colesterol ruim (LDL) adere às paredes das artérias e impede o fluxo de sangue para o coração.

Isso aumenta as chances de ter um ataque cardíaco se o bloqueio for muito grande.

2. Causa obesidade

Existem várias causas para o aumento da obesidade na população mundial, incluindo a mudança nos hábitos alimentares. Com o aparecimento do junk food, há uma tendência a consumir alimentos hipercalóricos, com excesso de gorduras e açúcares e uma falta total de nutrientes, como vitaminas e minerais.

Tudo isso fez com que a população aumentasse de forma alarmante as taxas de obesidade e doenças derivadas.

Isso acontece, sobretudo, nos países ocidentais, onde esse tipo de produto é mais consumido. Além disso, as crianças têm esse tipo de comida facilmente disponível.

3. Seu abuso pode causar depressão e fadiga crônica nos jovens

Alimentos industrializados

Uma dieta saudável é essencial para regular as alterações hormonais na adolescência. O abuso de junk food e sua deficiência nutricional podem nos predispor diretamente a sofrer de depressão e estados de apatia ou desânimo.

Por não fornecer as proteínas e vitaminas de que o corpo precisa para o seu bom funcionamento, o consumo contínuo de junk food também pode causar fadiga crônica. Os níveis de energia são tão precários que qualquer atividade ou esforço acaba sendo muito difícil de realizar.

4. Causa problemas digestivos

O Junk food, em geral, costuma ser elaborado através de processos com alta temperatura, principalmente a fritura. O óleo que ingerimos desses alimentos fritos fica nas paredes do estômago.

Isso causa um aumento na produção de ácido, o que irrita o estômago e cria um refluxo gástrico.

Como quase não contém fibras e é rico em gorduras saturadas, esse tipo de comida dificulta os processos digestivo e hepático e, consequentemente, aumenta o risco de hemorroidas e constipação. Além disso, também pode causar:

O abuso de junk food provoca, em muito pouco tempo, efeitos nocivos para o nosso corpo, semelhantes aos do abuso de álcool e outros hábitos tóxicos. Por este motivo, recomendamos que a partir de hoje você opte por uma dieta mais natural e saudável.

Recomendados para você